Marés - ninguém as pára

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Marés - ninguém as pára"
na nova versão do site.

fmsm
Registado: sábado jul 25, 2009 7:40 pm

Marés - ninguém as pára

Mensagem por fmsm »

Boas amigos,

Venho por umas pequenas questões relacionadas com a pesca durante a enchente e vazante.
Costumo pescar na Ria de Aveiro, e segundo li pelo forum, as rias são conhecidas pelas suas fortes correntes.. Ainda hoje foi o caso, foi pescar 3 horas antes da baixa-mar, resultado foram muito material perdido, algumas chatices (com aqueles amigos que se esquecem que a maré corre e lançam de lado, e como são mais velhos aproveitam-se disso para reclamar :huuum: ), e no fim nenhum peixe.

Apesar disso, eu gosto de pescar durante estas alturas, pela lógica deverá haver maior movimento do peixe debaixo de água.. :hummm:

Como evitar que a chumbeira corra todas as outras linhas e acabe por trazer alguma connosco? Lançar para longe ou perto durante a vazante?

Cumprimentos a todos :beer:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Marés - ninguém as pára

Mensagem por zezinho »

Boas.
Acho que isso é daquelas questões difíceis.
Olha que tipo de chumbeira usas? O pesqueiro tem pedras?
Boas pescarias :fixe:
fmsm

Mensagem por fmsm »

Eu acho que é daquelas questões que devem ser discutidas com pessoas mais experientes que eu, e sim difíceis amigo ..

Eu uso triangulares, mas as que tem os bordos.. sempre ouvi dizer que eram melhor para fundos algo rochosos, como é o local em que pesco..
Mas eu penso que nestas tais marés a chumbeira nem sequer está quieta, o que é o pior :grrr:

Cumprimentos
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas fmsm.

Se o fundo onde pescas tem rocha não me parece boa ideia usar chumbadas triangulares, essas são mais adequadas para fundos de areia e quando corre, carregamos para chumbadas de 160/180g ou até mais, eu não passo de 180g, :join: gostos,... normalmente a chumbada fixa, ou corre bem menos, no entanto se o mar corre e a areia também se movimenta, ou seja acompanha a corrente aí é difícil fixar a chumbada, talvez pescando no sentido longitudinal e não atravessado, ou seja lançar em direcção á saída das águas.
É a minha mera opinião, ok, talvez alguém mais experiente que costume pescar nessas embocaduras de rios te possa ajudar.
Bom fim de semana e boas pescas :tecla:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Sim para pedra é não é uma chumbada aconselhável, mas as boas para sítios com corrente normalmente são más para sítios com pedras. Por isso é ela por ela.
...talvez pescando no sentido longitudinal e não atravessado, ou seja lançar em direcção á saída das águas...
É uma opção mas também mais não estou a ver talvez seja preciso conhecer o terreno para determinar os melhores sítios.
E faço minhas as palavras do companheiro ffgsoares :hahaha:
É a minha mera opinião, ok, talvez alguém mais experiente que costume pescar nessas embocaduras de rios te possa ajudar.
Boas pescarias :fixe:
Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Mensagem por Abade »

Amigo fmsm eu também pesco na ria de Aveiro normalmente no ferryboat (forte da Barra) ou no triângulo, ou por vezes mesmo na Barra naquele pontão pequeno da meia laranja... Normalmente uso chumbeiras prisma em estrela de 120 a 140 gramas, quanto a maneiras da chumbeira não correr, nesses sítios é praticamente impossível então o que tens a fazer é usar chumbeiras pesadas e lançar em sentido contrário da corrente para que depois a corrente te vá trazendo a chumbeira até á tua direcção e se tiveres sorte apanhe um cabeço onde fique encostada e já não corra...
Boas pescarias :fishcool:
fmsm

Mensagem por fmsm »

Amigo Abade, já que falou que pesca no ferryboat, que material aconselha para lá? Levar muito chumbo não é, mas que isca é que anda a usar? É que queria ir experimentar um dia desta semana, que as marés vão ser boas de manhã, mas das últimas vezes que fui pra lá pescar, correu-me muito mal, perde-se muita coisa naquele fosso, quase garantido!
Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Mensagem por Abade »

De facto é um sítio que só após muitas pescarias é que se vai perdendo menos material, de resto é sempre a prender chumbo no fundo...
Mas em compensação sai muito bom peixe naqueles dias bons... Para lá costumo usar linha madre 0.40 que aguenta 12 quilos, não vale a pena comprar para lá uma linha muito boa=muito cara pois fica lá muitos metros de linha no fundo, uso chumbeiras prismas estrela mínimo 120 e depois daí para cima depende da corrente. O anzol e a linha do estralho penso que é um bocado á escolha de cada um, quanto á cana e carreto, convém ser uma cana de no mínimo 4m e um carreto que aguente mais ou menos com porrada, :hahaha:
Boas pescarias :fishcool:
Responder