Resistência da Cana

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Resistência da Cana"
na nova versão do site.

Costa-a-costa
Registado: segunda mai 30, 2011 6:42 pm

Resistência da Cana

Mensagem por Costa-a-costa »

Boas a toda a comunidade, :olaaa:

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na seguinte questão:

É um caso meramente hipotético: imagine-se uma cana com potência 40-60g e um fio por absurdo de 0.60 para 50Kg.

Como é que eu posso saber se a cana aguenta para tirar um exemplar de por exemplo 40Kg?

:hummm: Há alguma formulação que permita calcular isto? Ao fim-ao-cabo o que pretendo saber é até onde é expectável que uma cana com determinada potência indicada pelo fabricante possa trabalhar na recolha sem o risco de partir.

Obrigado

E continuação de grandes pescarias - estou a adorar isto :fixe:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Resistência da Cana

Mensagem por zezinho »

Boas.
Eu não percebo muito do assunto (quase nada) mas acho que existe muitas variáveis como por exemplo que tipo de cana é? onde vais pescar?ex: praia faz muito menos força que num pontão ou rocha por exemplo que tens de levantar o peixe em peso ai a conversa já é outra entre muitas outras coisas por isso não me parece que consigas saber.
Esta é a minha opinião ade haver algum mais indicado para te responder.
Boas pescarias :fixe:
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Acho que tens de ver o poder de elevação da cana (expresso em Kg)...porque uma coisa é trabalhar o peixe, outra é iça-lo para fora de agua recorrendo apenas à cana e linha...tenho uma cana com acção 5-15grs com um poder de elevação de 2.3kgs (se a memoria não me falha)...pelo menos é uma das indicações impressas na cana...penso que se trate do poder de elevação até partir! Mas haverá quem possa corroborar a minha afirmação(ou não).

cumps,
carekaPT
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Costa-a-costa Escreveu:Boas a toda a comunidade, :olaaa:

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na seguinte questão:

É um caso meramente hipotético: imagine-se uma cana com potência 40-60g e um fio por absurdo de 0.60 para 50Kg.

Como é que eu posso saber se a cana aguenta para tirar um exemplar de por exemplo 40Kg?

:hummm: Há alguma formulação que permita calcular isto? Ao fim-ao-cabo o que pretendo saber é até onde é expectável que uma cana com determinada potência indicada pelo fabricante possa trabalhar na recolha sem o risco de partir.

Obrigado

E continuação de grandes pescarias - estou a adorar isto :fixe:

Boas.
Se não estou em erro, aqui vai:

A acção da cana 40>60g significa a gramagem que a mesma suporta em termos de chumbada aquando do lançamento.

O poder de elevação nada tem a ver com isso.
Como já te disseram, deveré estar mencionado na cana o poder de elevação que a mesma tem.

Falo por mim:

Tenho uma cana com acção de 20>100g e elevação de 4Kg
(estes valores estão mencionados na cana)

Abraço
JMR
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boa tarde. Julgo que vai aqui alguma confusão. O c.w. ser 40-60 é apenas o peso com que a cana trabalha. Nada mais.
Nenhuma cana está preparada para elevar 40 kg, nem perto disso. O valor que uma linha aguente apenas tem de referencia o valor que esta pode aguentar aquando da luta com um grande exemplar. Depois é um misto de trabalho entre todos, inclusivé o pescador que fazem com que se tire um exemplar de grande porte. Nada tem que ver com a dúvida do companheiro.
Uma cana de 1 metro pode tirar um peixe de 40 kg, mas não e levanta certamente.
Costa-a-costa
Registado: segunda mai 30, 2011 6:42 pm

Mensagem por Costa-a-costa »

Meus Caros Amigos, :D
Com a contribuição de todos fiquei mais esclarecido!
Não me referia de facto ao levantar o peso de 40Kg, mas sim de trabalha-lo, entre todos deram indicações que me pareçem muito uteis!

A todos os meus mais sinceros agradecimentos! :fixe:
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Costa-a-costa Escreveu:Meus Caros Amigos, :D
Com a contribuição de todos fiquei mais esclarecido!
Não me referia de facto ao levantar o peso de 40Kg, mas sim de trabalha-lo, entre todos deram indicações que me pareçem muito uteis!

A todos os meus mais sinceros agradecimentos! :fixe:
:fixe:
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

De não esquecer que ao trabalhar o peixe se for grande temos de trabalhar com o drag do carreto embora para muitos isto é normalissimo mas para esta malta é bom lembrar que o drag do carreto tem que estar aberto de maneira q que a linha não parta :fixe:
Responder