Fanecas 2011
Fanecas 2011
Olá,
Espécie que gosto de pescar é a faneca.
Durante anos sempre ouvia falar aqui no SdP que se capturavam boas fanecas.
Sempre atento sonhava apanhar também um exemplar desta espécie.
Tentava mas sem sucesso. Capturava, peixes-aranha, cabozes, etc. Mas fanecas nem vê-las.
Para complementar lia aqui no SdP que vários pescadores tinham na arca frigorífica fanecas com abundância.
Finalmente no dia 13 de Agosto de 2009, cerca das 21h consegui capturar um pequeno exemplar de faneca.
Desde esta data até ao momento capturei cerca de 1 dezena de fanecas, o que me causa bastante satisfação.
De acordo com a análise de dados efectuada com o programa Xalavar, conclui que a faneca é espécie com actividade nocturna e que se aproxima da nossa costa (Portugal_Atlântica), nos meses do Verão e início do Outono.
Pergunto se a minha conclusão é acertada?
Boas pescarias
Espécie que gosto de pescar é a faneca.
Durante anos sempre ouvia falar aqui no SdP que se capturavam boas fanecas.
Sempre atento sonhava apanhar também um exemplar desta espécie.
Tentava mas sem sucesso. Capturava, peixes-aranha, cabozes, etc. Mas fanecas nem vê-las.
Para complementar lia aqui no SdP que vários pescadores tinham na arca frigorífica fanecas com abundância.
Finalmente no dia 13 de Agosto de 2009, cerca das 21h consegui capturar um pequeno exemplar de faneca.
Desde esta data até ao momento capturei cerca de 1 dezena de fanecas, o que me causa bastante satisfação.
De acordo com a análise de dados efectuada com o programa Xalavar, conclui que a faneca é espécie com actividade nocturna e que se aproxima da nossa costa (Portugal_Atlântica), nos meses do Verão e início do Outono.
Pergunto se a minha conclusão é acertada?
Boas pescarias
Re: Fanecas 2011
Boas pessoal das pescas.
É verdade pelo nenos por aqui também, zona de Santa Cruz perto de zonas de pedra e durante a noite apanham-se algumas fanecas, mas agora as noites estão a dar uns bons sargos e douradas nas zonas de areia junto á pedra, mas em geral por todo o areal estão a sair douradas e das boas.
Hoje o tempo está esquisito, semi encoberto, vento sueste meio embrulhado, muito calor.
Bom domingo e boas pescas
É verdade pelo nenos por aqui também, zona de Santa Cruz perto de zonas de pedra e durante a noite apanham-se algumas fanecas, mas agora as noites estão a dar uns bons sargos e douradas nas zonas de areia junto á pedra, mas em geral por todo o areal estão a sair douradas e das boas.
Hoje o tempo está esquisito, semi encoberto, vento sueste meio embrulhado, muito calor.
Bom domingo e boas pescas
Sim, pode-se dizer que as conclusões são mais ou menos certas. É certo que há uns anos se apanhavam em maiores quantidades mas as pescas de arrasto (e tipos de arrasto) tem dizimado a espécie, já que é um peixe que se desloca e vive pelos fundos. E para quem não sabe, a Faneca é prima do nosso adorado Bacalhau. 
Gosto dos 2, quando apanhares Ruibaco manda por correio
.
Olá,
A minha campanha Fanecas 2011, que iniciei este Junho, parece que está a falhar o objectivo.
No sábado, 25 Junho 2011 fiz primeira tentativa sem sucesso.
As condições parece-me que eram pouco favoráveis. Ondulação quase inexistente. O vento muito fraquinho.
Resultados:
Para começar tive de pedir ajuda para desencaixar um elemento da cana. Agradeço a dois pescadores lúdicos de Porto de Mós, que me ajudaram.
A minha face foi muito mordida pelas melgas e mosquitos. Ficou inchada e com borbulhas grandes.
Capturei um exemplar de outra espécie diferente da faneca, que media 61cm.
Conclusão:
Devo tentar capturar fanecas quando a ondulação fôr mais favorável e o vento suficiente para afastar as melgas.
Boas pescarias
A minha campanha Fanecas 2011, que iniciei este Junho, parece que está a falhar o objectivo.
No sábado, 25 Junho 2011 fiz primeira tentativa sem sucesso.
As condições parece-me que eram pouco favoráveis. Ondulação quase inexistente. O vento muito fraquinho.
Resultados:
Para começar tive de pedir ajuda para desencaixar um elemento da cana. Agradeço a dois pescadores lúdicos de Porto de Mós, que me ajudaram.
A minha face foi muito mordida pelas melgas e mosquitos. Ficou inchada e com borbulhas grandes.
Capturei um exemplar de outra espécie diferente da faneca, que media 61cm.
Conclusão:
Devo tentar capturar fanecas quando a ondulação fôr mais favorável e o vento suficiente para afastar as melgas.
Boas pescarias
- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
Existe um repelente de insectos bastante eficaz e quase inodoro, agora é que não me recordo do nome, depois digo aqui, mas é fatal, não há mosquito que se aproxime 
Se a memória não me falha, o nome do produto é TaBard e vem em stick. Coisa para 6 ou 7 euros. Anda dentro da mochila.drpauloalmeida Escreveu:Existe um repelente de insectos bastante eficaz e quase inodoro, agora é que não me recordo do nome, depois digo aqui, mas é fatal, não há mosquito que se aproxime
- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
Ramiro Escreveu:Se a memória não me falha, o nome do produto é TaBard e vem em stick. Coisa para 6 ou 7 euros. Anda dentro da mochila.drpauloalmeida Escreveu:Existe um repelente de insectos bastante eficaz e quase inodoro, agora é que não me recordo do nome, depois digo aqui, mas é fatal, não há mosquito que se aproxime
exaclity
Recomendo vivamente. Devo dizer que era muito céptico até experimentar de um amigo quando eles andavam piores que vampiros