Ora bem, correndo o risco de fazer figura de tótó (mas ainda bem que criaram um tópico para isto!), será que, para praticar surfcasting na costa vicentina, posso utilizar amostras (isco artificial, não sei se estou a utilizar o termo correctamente)?
Pesquisei e parece que dá para pescar robalo. E não é coisa de mulheres não querer usar isco vivo (se bem que as amostras com as corezinhas todas é muito mais giro!! ), mas quando vou para aqueles lados gosto de acampar e torna-se difícil conservar minhoca, por exemplo. E já li algures que é possível pescar robalo com amostra. Mas gostaria de saber a vossa opinião e algumas dicas. Tal como referi na apresentação estou a começar a investigar o assunto e todas as informações são preciosas!
Já agora aproveito para vos felicitar por este forum! É muito reconfortante ver a vossa partilha de conhecimento. Quando pensamos que vivemos numa sociedade competitiva e egoísta, é um alívio saber que há excepções!
Boas pescarias (e respectivas patuscadas) a todos e obrigada!
A pesca com amostras chama-se Spinning ou Buldo.
O Spinning de mar é realizado com uma cana que pode variar entre os 2,70mt e os 3.60mt e que tem normalmente uma acção entre 10/60 gr, claro que isto varia consoante as marcas e os tamanhos das canas, é uma pesca que podes realizar o ano todo e que te permite pescar sem ter que te preocupares com a aquisição de iscos, claro que esta pesca só te irá permitir apanhar peixe predador( robalo, baila, serras, cavalas, corvinas etc...). As amostras utilizadas normalmente são amostras rigidas ( jerkbaits, pencils, passeantes, etc) ou então castingjigs ( zagaias idênticas ás do jigging mas com gramagens inferiores).
O Buldo por sua vez é uma pesca em que irás precisar de uma cana entre os 3.80 e os 4.20 e que tem normalmente uma acção entre as 50/120gr, pois irás utilizar uma bóia( a chamada bóia de agua) ou então uma chumbada( de preferência espalmada) para efectuares o corrico, as amostras a utilizar neste caso são os famosos, pingalins, raglous, chico fininho, entre outros. As éspecies que poderás apanhar são as mesmas que na modalidade de spinning.
Em relação á localização para a realização destas modalidades, toda a costa vicentina é ideal para as por em pratica.
Muita atenção que isto é uma pesca que requer algum conhecimento na leitura do mar, pois nem todos os sitios são aconselháveis para quem se está a iniciar.
Espero ter ajudado, e estarei cá se necessitares de mais alguma informação.
Última edição por PJPescador em segunda jun 20, 2011 1:44 pm, editado 3 vezes no total.
Olá,
A técnica de pesca a que te estás a referir será o spinning ou corrico, que são tecnicas que utilizam amostras em vez de isco vivo. è um pouco diferente do surfcasting. No surfcasting são utilizados com iscos vivos , chumbadas pesadas para alcançar grandes lançamentos, e as canas normalmente rondam os 4,5m. Já no Spinning as canas rondam entre os 2,7m e os 3,3m. São canas mais ligeiras e os carretos menores. Quanto ao material de corrico não sei adiantar grande coisa. Eu também costumo ir para essas zonas e estou a adquirir aos poucos equipamento para spinning exactamente pela mesma razão. dificuldade de preservar isco. Certamente mais gente irá ajudar.
Ola Cristina, os companheiros daqui do forum ja te explicaram quase tudo. Resta-me dizer-te que poderas praticar surcasting com iscos que nao sao tao deterioraveis com as minhocas. A sardinha, o choco, a lula, o caranguejo entre muitos outros aguentam muito tempo em bom estado desde que convenientemente conservados. Tambem o casulo ou o ganso ou o coreano se estiverem numa arca daquelas que levas para a praia se aguentam na boa dois ou tres dias no minimo.
Por isso se o que quiseres fazer e surcasting, nao tens problemas, mas se quiseres praticar o spinning o meu companheiro de algumas fainas Pedro ja te disse algumas coisas importantes e disso ele sabe muito mais do que eu.
Aqui também se arranjam bons conselheiros na aquisição de material, basta dares o plafond que podes gastar que alguém te orienta (como me orientaram a mim tb) nas decisões de material a comprar!
Bem eu vou meter uma questão um bocadinho diferente.
Estás a falar em iscos artificiais, ou seja, não naturais, e estás a falar em surfcasting. Por isso assumi outra coisa (se calhar estou errado), mas não estás a falar em vinil, tipo aqueles iscos que parecem quase as "gomas" dos putos. Se é o caso, esses iscos até funcionam, não cheguei ainda a nenhuma conclusão (para já acho que os naturais funcionam melhor), mas já tive bons toques com vinis a pescar ao fundo. Se estás as falar destes podes perfeitamente tentar usar, se estás a falar dos que os outros utilizadores já referiram (amostras de spining) já é um bocado difícil teres capturas.