pratico dois tipos de pesca assim mais frequentemente, embarcada e fundo no rio tejo.
na embracada ja tive um carreto de 5:2 , de 4:7 e agora 3:8 , cheguei a conclusão que no meu caso aquilo que mais jeito me da ao longo de um dia de pesca é a defesa dos braços, erão dores que ate ao outro dia me doia, e chegava ao fim da manhã e ja andava a apoiar a cana na cintura quando era para içar a pesca.
portanto chegeia a conclusão que eu precisava era de um carreto com mais força, chega mais devagar cá acima mas tambem se vier com peixe tambem não se pode apertar muito com o animal senão vem a beiça e o peixe fica la em baixo, em qualquer carreto tem que se ter o drag um bocadinho aberto .
no fundo no tejo tambem ando quase igual, relativamente a opiniao, bem bem era ter um carreto que recupera-se linha mais rapido para não prender no fundo. mas acorrente forte o lixo, se for um carreto com pouca força o peso as vezes é muito e da cabo dos carretos em 3 tempos, e eu acho mais comfurtavel pescar com um carreto com mais força. queres recuperar mais depressa enrrola mais rapido, por outro lado se estas a pescar a peixe grande tambem precisas de um carreto com força portanto um carreto com o ratio baixo acho mais indicado.
isto mesmo dentro do mesmo tipo de pesca por exemplo fundo depende onde se pesca pois se eu for pescar para a praia ja é outra coisa .