A revolta

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A revolta"
na nova versão do site.

luis amaral
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

A revolta

Mensagem por luis amaral »

Ola amigos, hoje nao venho aqui falar de pesca. Peço desde ja desculpas se alguns de voces acharem que nao e este o local ideal para exprimir-mos sentimentos, mas em algum sitio temos de soltar as nossas frustaçoes, as nossas angustias, a nossa raiva, e por vezes tambem, porque nao as nossas alegrias.
Ha algum tempo que aqui nao venho, e isso tem uma razao plausivel, tenho andado atarefado com os meus sentimentos, sem saber o que pensar e o que fazer.
Na ultima sexta feira , tive a pior noticia, desde que me conheço, enquanto membro da classe trabalhadora. O que esperava ja ha algum tempo, foi nesse dia consumado.
Estou no desemprego...com todas as consequencias que dai adveem.
Trabalho desde 1983, sao portanto 28 anos de trabalho ininterrupto em varios sitios diferentes. Os ultimos 4 anos foram um corropio, estive neste periodo empregado em 3 empresas totalmente dispares, quer em termos de dimensao, quer no tipo de produto.
Durante os primeiros 24 anos da minha vida profissional habituei-me a ser um artista, um artesao que com todo o tempo do mundo podia e ia aos poucos transformando um pedaço de metal disforme, em outra coisa. Era e ainda e um oficio maravilhoso, criativo e belo. Estou a falar da ouriversaria, principalmente a portuguesa, riquissima e em extinçao massiva. De facto chegar a joalheiro de primeira nao e facil, e eu com a ajuda de grandes mestres artesaos la cheguei.
Mas nao ha bela sem senao e os nossos politicos que deviam governar para todos, fazem-no apenas para alguns, a materia prima quadriplicou, o povo quando lhe falta para comer nao investe em luxos e a coisa veio por ai abaixo. Eu arranquei para França com uma licença sem vencimento, onde passados 15 dias me consegui empregar numa das fabricas da Renault a montar motores. Mas nao sou homem de estar longe da familia e dos amigos e assim que terminou o contrato regressei ao ponto de partida. Entretanto em regime pos laboral fiz o 12 ano, terei 2 cursos na area do gas e consegui trabalho num empreiteiro que trabalhava com uma grande empresa nacional. Na sexta feira foi-me comunicado que a casa mae pretende cumprir com as restriçoes da TROIKA e quem paga sao sempre os mesmos.
Desculpem a historia da minha vida, mas isto e para vos dizer que obviamente a rendiçao nao e uma opçao. E mais um grito de revolta contra esta gente que nos governa, ou nos desgoverna, e que ignoram quem trabalha e quem luta diariamente, para encher o :but2: a gente que nada faz. Nao sei se vou aguentar esta pressao que hoje ja começei a sentir quando a minha esposa saiu para trabalhar e eu a ver, mas vou lutar com todas as armas, vou fazer o que houver, e nao vou porque nao quero e nao posso deitar a toalha ao chao.
O sol quando nasce e para todos e eu quero a minha parte...
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: A revolta

Mensagem por FILIPEPC »

Amigo, tu tens imensa arte, imenso jeito para trabalhos quer manuais, quer arranjos de qualquer coisa. Vais de certeza arranjar trabalho.
Da minha parte sabes o que tens, sou sempre teu amigo, a vida nem sempre é soalheira, mas não deves, nem podes desanimar. Isso é o que espero de ti. ´
O resto vai de certeza aparecer, não sei em que termos ou formas( falo do montante do ordenado).
Até a situação estar melhor quando eu puder vamos dar umas pescarias que fazem bem a alma, para revigorares. Um forte, mesmo forte abraço.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Este local "O Sítio do Pescador" é um canto, onde acima de tudo amigos e conhecidos trocam ideias, sobre pesca, mas não só, por isso existe este local onde postaste este assunto e muito bem, porque apoiar, quanto mais não seja com uma palavra amiga é sempre bom ouvir ou ler.

Todos nós damos o nosso grito de "revolta", acontecendo isso muitas vezes nas nossas mensagens postadas, pelo menos entre linhas, quer seja para aliviar o stress, para descrever algo de anormal, por motivo de saúde e também, quiçá, por situação análoga.

Na minha singela opinião, podes e deves postar este assunto e outros que julgues por conveniente, que de algum possam aliviar a tua "raiva", "mau estar", etc, relativa à situação em que te encontras e da parte que me toca, terei sempre uma palavra de incentivo.

Por tudo o que disse, só posso desejar-te sorte para o futuro emprego, que vais encontrar rápido, continua a pensar desse modo, sempre positivo e nunca deites a toalha ao chão, como está na tua citação,
luis amaral Escreveu:mas vou lutar com todas as armas, vou fazer o que houver, e nao vou porque nao quero e nao posso deitar a toalha ao chao.
, porque isso é dar azo a um provérbio bem conhecido "A esperança é a última a morrer", muita força.

Abraço.

Braga.
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Amigo Luis, o teu desabafo comoveu-me... essa historia é triste e alegre, triste por tudo isso, alegre por apesar de não salientares e sublinhares, nota-se uma trementa força nesse seu ser como pessoa lutadora, essas passagens etc que mencionas-te... sem querer (de forma alguma!) ofender eu vejo em si numa comparação inocente de malicia, vejo em si um rato como segundo ser, não pelas partes negativas que se conhecem dos ratos, mas sim por ter lido já não sei onde... que este ser é o ser mais forte no que toca a mudanças sejam elas extremas, radicais, eles sobrevivem, eles lutam e por mais dificuldades e mais certa seja a sua condenação, eles dão a volta seja de que forma for, eles sobrevivem... peço desculpa por esta comparação mas acho que se nota que quero simplesmente dar um reforço positivo, pode ser uma comparaçao absurda, mas é com a melhor das intenções. sempre!
Eu revejo-me em si em muitas coisas, nos textos que já tive a sorte de ler, e neste tambem me revejo em algumas partes...
Eu tambem infelizmente não ando com muita sorte, cai-o e quando me levanto estou de novo a cair, já não trabalho à 5 anos e alguns meses, problemas de saude que não teimam em desaparecer, Faleceu o meu avô, o meu heroi e a pessoa à qual me moldei como homem. a minha mãe tambem partiu à dois anos... vivo com o meu pai e o meu irmao mais novo, apoios monetarios o estado não mos dá, tinha o rendimento minimo e cortaram-me, dão apoios a quem passa o dia nos cafés, e a fazer compras... e a quem tem outras formas (ilicitas) de tirar um bom rendimento... tenho um problema no ouvido interno, que me da um tremendo desiquilibrio, vertigens/tonturas... tenho crise de ansiedade muitas vezes... muitos dias nem sozinho consigo sair à rua por causa disso, ou andar na rua... tenho que ir acompanhado... eu que sempre fui uma pessoa independente, trabalhador, conduzi-a o meu twingozinho... nunca fui feliz mas era alegre... amigos agora são escassos, quando estava na mó de cima, e que era sempre uma festa onde eu estivesse... estava sempre rodeado de "amigos"... lições e liçoes que aprendi à custa das minhas quedas tb. E vejo-me nesta teia, em que ha dias e muitos, que não vejo como heide sair dela...
Estou a falar de mim apenas porque acho que mereces. Em teres as bolas de desabafares assim mesmo que por escrito... portanto este meu desabafo acho que era o minimo que podia tambem fazer, e dizer que não estas sozinho...
Aproveita o convite do Filipe, vai pescar com ele nos dias em que não haja nada para fazer por enquanto, desabafa com os amigos, chora, berra mas não engulas tudo só para ti. não te prendas á solidão, não te feches em casa nos dias em que não estejas à procura de emprego ou a tratar de assuntos, tenta estar entretido com alguma coisa, não fiques muito tempo parado.. falo parado a remoer estas coisas... porque senão é remoer remoer remoer... e o teu caminho não é pra baixo, é pra cima e pra frente!
Alguma vez alguem me disse esta frase: "Os problemas só existem para aproximar os amigos" portanto aproxima-te deles, e da familia, não ha vergonha em procurar ajuda, ha merito em saber que a precisamos e a pedimos!
Não ha vergonha por estares desempregado, e sentires isso quando ves a tua esposa sair porta fora para ir trabalhar... não ha nenhuma, pois sempre trabalhas-te e não foi a "mandriares" que chegaste a desempenhar os papeis que desempenhaste, em que é preciso muita habilidade manual, mas tambem mental, psicologica e porque não espiritual. (pelo que li) Sempre lutaste e não vai ser agora que vais parar, a luta continua, reflete um pouco nestas coisas que te aconteceram, retira o bom e o mau e analisa... mas analisa somente o suficiente.... se te deixares vencer, só podes deixar-te "vencer" pelo bem e o bom das coisas que retiraste
desta jornada, as coisas más ficam só como liçoes.. nada mais... não podes deixar que sejam mais que isso!
Dizem que ha males que vem por bem... e quem sabe se este não é um deles! :wink:
Acredito que sim!
Peço desculpa pelo meu desabafo Luis, por ter falado de mim neste tópico, mas o teu desabafo comoveu-me e achei que o devia partilhar tambem contigo, pois sinto mesmo que o mereces!
Digo-te já que tens aqui um amigo, mesmo que amigo "virtual", eu estou contigo... qualquer coisa é so dizeres, que seja só para desabafar, que seja para qualquer coisa estou aqui!
Força, muita força... vais ver que esta fase é só uma transiçao para algo melhor... e que seja já em breve é o que eu te desejo!
Grande abraço e mais uma vez muito obrigado por escreveres... seja o bom ou o mal... eu (e muitos espero) estou aqui para ler, sentir e tentar incentivar, pois os amigos, ou simplesmente as pessoas de bem, estão presentes nos bons e maus momentos. Obrigado amigo e FORÇA
Grande abraço.
Gandalf
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Mensagem por Gandalf »

Amigo Luis,

Força e não desanime.
As coisas podem não estar bem, mas temos que olhar para a frente.
Eu já estive 3 anos desempregado, e nunca desisti.
O Luis vai conseguir arranjar emprego.
Nunca desista.
Muito boa sorte é o meu sincero desejo.
Um abraço,
Edgar
kalvas
Utilizador Regular
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Mensagem por kalvas »

Viva
Amigo Luís,lamento a situação actual.
Decerto não é agradável para ninguém mas quando bate á nossa porta é sempre pior.
Não sou de avaliar ninguém,porque julgo que só com tempo se pode fazer tal coisa,mas pelos valores que já aqui li que partilha não existe melhor base para para sair vencedor desta situação,é o que sinceramente espero.
Como também já li e decerto recordará, o caminho faz-se andando, e vontade já vi que há.
Resta-me pouco mais que desejar que a nuvem que paira por cima de si desapareça, para que possas ter a tua parte do sol que bem mereces.
Não desanime e boa sorte.
Qualquer coisa disponha.

Um abraço,
Daniel

PS- Nelson,melhor sorte para ti também,um abraço.
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Boas.

O fantasma do desemprego não me assombra directamente, mas um elemento da minha família próximo...pior que não ter 'trabalho' é ter de financiar o trabalho por conta própria para patrões que depois se revelam desonestos e mentirosos na hora do pagamento...sei também que infelizmente aqui em Portugal a partir de uma certa idade os trabalhadores são considerados 'velhos' para trabalhar, o mais engraçado é que lá fora muitas vezes são contratados por ordenados mais altos de quem é novo, porque representam a sabedoria e experiência acumulada que os putos como eu não possuem...mas isso é lá fora, e por pior que Portugal esteja, esta é a nossa casa, o nosso lar...e custa abandona-lo :|

Ao Luís e ao Nelson, faço desde já a minha vénia por aqueles que não desistem, pelo espírito combativo e pela força de vontade que algumas pessoas como vocês têm...e melhores dias virão, a vossa parte do 'sol' chegará...uma vez por ano dou um salto a Fátima, da próxima vez deixo lá 2 velas com o vosso nome...mal não deve fazer, acho que toda a ajuda é bem vinda!

Abraço,
carekaPT
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Obrigado Daniel e Nuno (carekaPT), melhores dias virão... é só o que se pode esperar...
Grande abraço e tudo de bom.
Responder