Boas pessoal
Qual a melhor lua para pescar no mar
Cumprimentos
João mendonca
Luas
- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
Re: Luas
Resumidamente, e avaliando só a influência da Lua.
http://www.pescador.online.pt/pesqueiro.php?id=22
http://www.pescador.online.pt/pesqueiro.php?id=22
jfmbm Escreveu:Boas pessoal
Cumprimentos
João mendonca
Sempre me disseram que a lua cheia era má para a pesca, mas nesta Super Lua Cheia de Março passado safei-me da grade...pelos vistos isto das luas e pescarias ainda não é um ciência exacta!
Não se tratam de certezas, mas de melhores ou piores probabilidades.carekapt Escreveu:...pelos vistos isto das luas e pescarias ainda não é um ciência exacta!
Como pesco de noite, tal como o Filipe também prefiro o quartel de Minguante para Nova. Mas tenho algumas boas pescarias feitas com Lua Cheia. Lembro-me de uma, que a Lua era tal que nem precisávamos de acender qualquer luz... parecia quase dia. Éramos 3 e fizémos uma bela teca de Sargo (surfcasting) durante a última hora da vazante. Com a reponta, o peixe cavou. Talvez a intuição que tenho em que a Cheia resulta pior seja porque tendencialmente vou (vamos) menos à pesca e como tal as capturas são menos. Como vamos repetindo cá pela casa, são muitos os factores a influenciar a pesca, mas as marés de Lua possuem uma maior amplitude de maré portanto movimentando mais as águas (em comparação às marés de quarto) e isto decerto afecta o comportamento do peixe.
Para mim essa é uma das belezas da pesca. O não ser uma ciência (desporto) exacta. Pelo menos aqui podemos dar "tangas" à vontade, que são sempre verdade e não vem o FMI por causa disso.carekapt Escreveu:jfmbm Escreveu:Boas pessoal
Cumprimentos
João mendonca
Sempre me disseram que a lua cheia era má para a pesca, mas nesta Super Lua Cheia de Março passado safei-me da grade...pelos vistos isto das luas e pescarias ainda não é um ciência exacta!
Agora mais a sério. Acho que todos já disseram o principal, resta a saber e a meu ver. Há espécies que normalmente apanham-se mais com lua e outras sem lua, por isso e mais uma vez, convém saber a que vamos e para onde vamos.
Pegando só no post do Ramiro, lembro-me de várias vezes de estarmos a pescar em noites de lua (às douradas) e apanharmos, mas mal ela (a lua) começava a passar as arribas deixávamos de ter toques. Lá está o conhecer o pesqueiro.
Isto são os tais pormenores que fazem a diferença e também por tabela a beleza da pesca.
Mas para os conhecer há que apanhar muitas grades no mesmo sítio, porque é com isto (grades e olho vivo) que conhecemos o pesqueiros (claro se tivermos alguém que nos faça a "papinha" fica mais fácil.), o problema depois é quando vamos para outro sítio.
Sendo assim e mais uma vez, aprendam a ler os pesqueiros. É o mais importante.
PS: Claro que a actividade do peixe conta (http://www.pescador.com.pt/mares.php?id ... &offb=-0.1) , mas isso são outros "100". Mas só para dar uma ideia, tenho amigos que apanharam grandes peixes em alturas de fraca actividade, não fizeram grandes pescarias, mas apanharam grandes peixes, é diferente, não sei se me fiz entender.
-
levi simao
- Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm
bem essa questao é mais velha que a pesca
mas deixo aquiesta tabela dizem os antigos que nunca falha se falhar é porque algumacoisa aconteceu
num dia mau se apanhares peixe é porque tivest sorte
num dia bom se nao apanhares é porque tava vento ou es um nabo mas a tabela nao falha hehehehe
eu nunca m regulo por ela e nao te aconcelho sempre que poderes vai pescar todos os dia podem ser diam de pesca....
mas deixo aquiesta tabela dizem os antigos que nunca falha se falhar é porque algumacoisa aconteceu
num dia bom se nao apanhares é porque tava vento ou es um nabo mas a tabela nao falha hehehehe
eu nunca m regulo por ela e nao te aconcelho sempre que poderes vai pescar todos os dia podem ser diam de pesca....
Esta tabela é resultado de muita, muita, muita observação e principalmente tem valor para o período diurno. E se observarem com atenção e compararem com as marés, o seu horário e as suas alturas (amplitudes) conseguirão discernir relacionamento com a movimentação do peixe.levi simao Escreveu:bem essa questao é mais velha que a pesca![]()
![]()
![]()
![]()
Como já foi mais que dito, nunca se tratam de certezas... apenas melhores probabilidades.
De resto, é como disse o amigo Levi Simão: Pescar? Sim, sempre que possível!