Que cana me aconcelham comprar com um orcamento de 140 € ?! Para pesca em praia/molhes e ria?
No máximo com 4.50m , acção máxima: 100-250 gr , com boa percepção de picadas e com a capacidade de fazer longos lançamentos. O carreto para o conjunto é o Super Ultrega 10000 xsa e estou a pensar comprar uma bobine de teflon para usar 0.20-0.45mm (boa qualidade) e na outra bobine tenho 0.35 ( boa qualidade para as douradas nos molhes de S. Jacinto) directo.
Tens preferencia pelo tipo de cana? Tipo de acção? Ponteira mais sensivel ou mais rija? Normal ou hibrida?
Que chumbadas vais usar? Pedes que seja 100-250 por algum motivo especial?
Tenho preferencia por canas 3 partes mas nao tenho qualquer problema com telescopicas... Ponteira rigida com sensibilidade a toques , normal (porque quero fazer lancamentos longos) , chumbadas de 80/100/120/130/150 e quando o mar esta a correr demais 170gr , mas isto acontece raramente... Digo 100-250gr porque acho que é o mais versatil, posso fazer surfcasting , como pesca ao fundo nos molhes e na ria...
Nós vamos entrar em campos muito tecnicos, mas tens que perceber uma coisa, nenhuma cana pode trabalhar bem com todas essas gramagens. Não existe.
Uma cana para trabalhar bem com 150 e mesmo 170 gramas, não pode trabalhar bem com 80 gramas, nem 90 nem com 100.
Obviamente que isso é diferente de não aguentar... Eu hoje em dia já consigo perceber, fruto de algum desenvolvimento na tecnica, que é diferente aguentar de trabalhar bem naquelas gramagens.
Uma cana de acção rigida nunca te marca tão bem os toques quanto uma cana mais sensivel, mas se queres que trabalhe bem com 150 e até aguente 170 nunca poderá ser uma cana de ponteiras muito sensiveis. Terás que escolher canas mais rijas.O orçamento é obviamente sempre o problema, mas olha aquela da Vega a Helion aguenta bem esses pesos. É uma cana interssante para os valores que custa.
Isto dando volta a todas as marcas que eu conheço minimanente. Da Shimano não tens nada, da Daiwa nada, da Banax nada que eu goste nesses valores, Não sou fã das Canas da Hiro de 3 partes, não chega para as da Barros que eu conheço. A vega já tem algumas com esses preços. Depois tens a Tica que não creio que possa aguentar muito gramagens tão altas, mas gosto dentro dos valores que apresentas da Themis surf, apenas não acho que possa atingir essas gramagens. Isto estou te a falar de marcas que consegues arranjar facilmente.
Não sei alguma das novas da Yuki custa esses valores nas que aguentam gramagens de 150 a 170.
Aconcelho te a veres mesmo as tuas necessidades, e quais são as chumbadas que mais usas... Fica pelo menos com a ideia da Helion.