“É preciso amar a pesca para levantar tão cedo com este frio”, acho que é sempre isto que penso quando me levanto nestas madrugadas de Inverno… o café ao fim de alguns minutos vai fazendo efeito, tomando posse dos nossos corpos, e ficamos focados apenas numa coisa… nos robalos!
Chegámos à Lagoa por volta das 6.30 da manhã ainda de noite, montámos as canas, escolhemos as amostras e toca de atacar o mar…

Ainda de noite, mas já com o raiar o dia no horizonte, o Pedro escolhe a amada dele para este local, uma Max Rap Flake Purple Ghost, que tantas bailas captura... Eu cá vou de Ghost Ayu, sempre que vejo as águas claras e esverdiadas… Bem, o dia finalmente nasce, e as águas claras, totalmente lusas faziam adivinhar uma seca daquelas… Mas como o spinning é uma pesca dinâmica, lá fomos insistindo até que o Pedro captura uma baila de quilo e lá o pessoal animou um pouco… Mais uns lançamentos e pimba outra mas mais pequena prontamente devolvida… Eu mantinha-me consistente no meu desempenho: Nada, eh eh eh!

Mais uns minutos e vejo o Filipe João a trabalhar um peixe que me parecia maior, ao sair da água outra Baila com umas 700 gramas… E foram ali uns quinze minutos com mais alguns ataques de bailas pequenas que não ficaram…

Já devia o sol estar bem alto, pois o mar parecia um espelho, quando resolvemos andar… e ir fazendo uns lançamentos… Para apanhar peixe não serviu, mas que estava a servir de treino, lá isso estava, já me doíam mais as pernas do que nas aulas de cycling do ginásio…
Mais uns quantos lançamentos e eu sempre consistente, ou seja, nada… Bem o resto fica para verem no vídeo…
Já me dizia o meu avô em pequeno: Se vem do mar, conta como peixe eh eh eh!
Material:
Canas: Shimano Speedmaster 3 mt; Shimano Diaflash 3 mt; Daiwa Emblem Z 3 mt
Carretes: Vega TA 4000; Shimano Symetre 4000 FJ; Daiwa Certate HC 4000.
Amostras que capturaram peixe: Rapala flake ghost Purple; Daiwa saltiga green shinner.
No final de libertarmos esse grande exemplar, arrumámos a tralha e rumámos ao carro. Estava feito, valeu a pena, vale sempre…
Ah claro eu nada...