Como pescar à chumbadinha?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como pescar à chumbadinha?"
na nova versão do site.

krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Como pescar à chumbadinha?

Mensagem por krazy_dude »

FILIPEPC Escreveu:Uma pergunta que não foi feita é qual é o conceito da pesca à chumbadinha? É que é uma técnica que muda conforme a localidade e a pessoa. Para mim teria que ser feita com uma cana entre os 4 a 5 metros, de preferência nada bambalhona, e com chumbadas que podiam ir das 5 às 30 ou 40 gr.
Para outros é só mesmo uma pesca com chumbadas muito leves de poucas gramas.
Acima de tudo é uma pesca que devemos têr a cana na mão sim, mas o conceito não é totalmente certo.
Ola Filipe,

E o que dizes se for para pescar no rio (correntes menos fortes comparado com o mar) uma chumbadinha esferica com furo central d lado a lado de 15gr?

Quero começar a practicar devagar.. expandir as minhas formas de pesca que até aqui só foram ao fundo e à boia...

A cana que tenho é de 2,70cm bipartida... não sei, como dizes varia de local para local e de pessoa para pessoa... eu quero experimentar com esta.. se gostar do tipo de pesca e se vir que é melhor ou mais adequado outra cana maior eu mudo. é só pelo prazer da experiencia :music: para não ser sempre a mesma pesca :)

E o que os amigos dizem? é pesca para bons resultados? (como em tudo as condiçoes tem que estar favoraveis, as da agua, as nossas, e as do peixe :P ) ou seja pode ser uma pesca viciante? :D

Abraço e Boas pescarias
Biri
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Mensagem por Biri »

Boas

è um método que geralmente dá bons resultados se o mar estiver um pouco mexido, sem exagerar, pois pretende-se que o isco ande livremente pelo funod com a corrente, se for demasiada ou enrola tudo ou então pode "enrochar" que é muito habitual.

Eu costumo optar por chumbadas tipo olivete desde as 10g até às 50g e com a mesma livre a bater no anzol, normalmente um nº 1 ou 2. não há problema em pôr a chumbadinha a bater no isco. Costumo também colocar iscadas generosas (bem compostas) e normalmente atadas com fio de silicone fino.

Eu pesco sempre com canas um pouco mais compridas para não ter o problema de o anzol bater nas rochas ao pé dos pés e prender, mas sempre com bom poder de elevação, pois como já foi dito é normal apanhar peixes de bom porte e como por vezes se pesca um pouco afastado da água é necessário levantar os peixes em peso (no caso de não haver um cesto).
eu costumo pescar com uma linha madre de 0,30 e com um estralho de 0,21 com mares calmos e 0,26 com mares mais mexidos, mas quanto menor o diametro do fio melhor será o comportamento do mesmo.

um abraço
:boia: :boia:
krazy_dude
Utilizador Regular

Biri Escreveu:Boas

è um método que geralmente dá bons resultados se o mar estiver um pouco mexido, sem exagerar, pois pretende-se que o isco ande livremente pelo funod com a corrente, se for demasiada ou enrola tudo ou então pode "enrochar" que é muito habitual.

Eu costumo optar por chumbadas tipo olivete desde as 10g até às 50g e com a mesma livre a bater no anzol, normalmente um nº 1 ou 2. não há problema em pôr a chumbadinha a bater no isco. Costumo também colocar iscadas generosas (bem compostas) e normalmente atadas com fio de silicone fino.

Eu pesco sempre com canas um pouco mais compridas para não ter o problema de o anzol bater nas rochas ao pé dos pés e prender, mas sempre com bom poder de elevação, pois como já foi dito é normal apanhar peixes de bom porte e como por vezes se pesca um pouco afastado da água é necessário levantar os peixes em peso (no caso de não haver um cesto).
eu costumo pescar com uma linha madre de 0,30 e com um estralho de 0,21 com mares calmos e 0,26 com mares mais mexidos, mas quanto menor o diametro do fio melhor será o comportamento do mesmo.

um abraço
:boia: :boia:
Olá biri, obrigado por dar a sua opiniao :D

Quando se refere a chumbadas tipo olivete .. o formato desse tipo de chumbadas é as que são parecidas digamos com um charuto?

Sim com a referencia que o amigo luis me respondeu... ao nó albright (vou ter que treinar a fazer :P ) vou usar uma linha 0,20mm que aguenta 5,7kg +-, está razoavel para começar não?

Ha e se vir que tenho dificuldades com a de cana de 2,70 uso uma de 3,50 metros... tou a ficar com um bichinho a crescer por este tipo de pesca :hahaha:

Obrigado amigos!

Um abraço e boas pescarias :fishcool:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boa Noite. Repara, em pontões onde se pratica a chumbadinha pescar com canas muito curtas dificulta imenso.
Se vais pescar em zonas de fácil acesso a conversa é outra e já serve uma cana curta. Tudo depende do local.
As chumbadas de oliva são uma boa opção, as gramagens devem variar consoante o local.
krazy_dude
Utilizador Regular

FILIPEPC Escreveu:Boa Noite. Repara, em pontões onde se pratica a chumbadinha pescar com canas muito curtas dificulta imenso.
Se vais pescar em zonas de fácil acesso a conversa é outra e já serve uma cana curta. Tudo depende do local.
As chumbadas de oliva são uma boa opção, as gramagens devem variar consoante o local.

Boa noite Filipe,

Esse exemplo foi muito bom e não tinha mesmo pensado nisso... vai ser sempre uma coisa a ter em conta dependendo para o local que vá escolher a cana que mais se adequa

Obrigado por me alertares :fixe:

Abraço e boas Pescarias :fishcool:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Já está quase tudo dito, deixo só mais uns links para leitura:

http://www.pescador.com.pt/spot.php?id=1218

http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=33

:fixe:
krazy_dude
Utilizador Regular

Paulo, em grande! :D muito obrigado por colocares esses links... já vou ler estes topicos todos... muito bom mm! :fixe:

Grand abraço
Responder