Compra de 2ª cana de surfcasting

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Compra de 2ª cana de surfcasting"
na nova versão do site.

nunor2
Registado: sexta set 18, 2009 3:06 pm

Compra de 2ª cana de surfcasting

Mensagem por nunor2 »

Olá a todos.

Há um ano atrás comprei a a minha primeira cana de sufrcasting uma "Italcana" telescopica de 4.20 que me tem servido na perfeição como cana de iniciação.
uso-a na praia, em pontões, enfim, onde acabo por ir pescar. Noto-lhe no entanto alguns pontos menos bons :

-uma ponteira, parece-me, demasiado suave, em comparação com canas similares de outros pescadores.
-No lançamento parece-me demasiado parabolica, o que me facilitou a aprendizagem no lançamento, mas parece-me agora que esse efeito diminui o alcance.
-Como a cana é telescopica por mais cuidado que tenha com ela, há sempre um grão de areia que entra e que vai desgastando as junções.
-Quando me calha um peixe maior, digamos com mais de um quilo se o tento elevar, a cana verga demasiado e tenho alguma dificuldade em tira-lo.

Portanto procuro uma cana com as seguintes caracteristicas:

- de 3 partes para evitar o desgaste.
- com uma ponteira mais rigida.
- com uma acção menos parabolica, que me permita lançamentos mais distantes ( Eu sei que depende tambem da tecnica )
- que me permita elevar um peixe com 2 KG.
- Não muito pesada.
- Com um preço até 150 €

Agradeço desde já a quem me possa recomendar alguns modelo

Saudações e muito mar a todos :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Compra de 2ª cana de surfcasting

Mensagem por FILIPEPC »

Boa noite, é dificil dizer-lhe uma em concreto, pois as que tenho são um pouco mais caras.
A utilização de acção de ponteira em zonas de pedra nem sempre é fácil se essa acção de ponteira fôr hibrida ou injertada.
A cana é para ser mesmo acção de ponteira ou semi parabólica?
Quer que marque mbem os toques, ou prefere que seja mais robusta.
De resto gostei do raciocinio que faz ao seu material.
nunor2

Mensagem por nunor2 »

Olá Filipe, obrigado pela sua resposta.

Analisando o que entretanto tenho lido pelo forum, e pela sua resposta percebi que para uma utilização com fundo mais ou menos rochoso, é melhor que
a cana seja mais parabolica, e que se pretender detectar mais toques precisarei de uma acção de ponteira.
Normalmente eu pesco na zona de Sagres mas na praia ( Cordoama, Castelejo, etc ). Nestas praias, que na maior parte das vezes só consigo pescar com a maré cheia, o fundo é misto. O que me faria escolher uma cana mais parabolica, para combater as prisões habituais.
Por outro lado, como estas praias têm um fundo muito plano, é necessario mesmo com a maré cheia fazer lançamentos longos.
Levando em conta estes factores e o orçamento 150 €, e visto que já tenho uma cana parabolica a cana que tenho em mente seria uma cana robusta que pudesse fazer lançamentos mais longos que com a actual. :hummm:

Obrigado pela colaboração :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boa tarde. Dependendo também dos pesos que vai utilizar posso lhe dizer que tenho estado com umas irridium( a dar umas pedradas :join: ), e são fortes, algumas baratas e até não lançam mal. Dentro da mesma empresa( evia) tem depois as vercelli, aqui julgo que so um modelo (acção de ponteira) se arranja nesse orçamento.
Passando para a Shimano nesses valores julgo que nada se arranja( dentro das gamas boas), possoo-lhe dizer que a Vega lançou uma cana muito robusta (120-300) a hellion toda azul lindissima. Não é acção de ponteira( ao tocar-lhe vi logo isso, mas parece-me bem forte e não muito parabólica, julgo que será semi parabólica), mas só para a semana devo ir lançar com ela.
O problema é sempre conseguir nas gamas mais baixas arranjar uma cana que lance muito, seja robusta e consiga marcar bem o peixe.
Não tenho assim nenhuma.
Opçoes: Fujika( mas já ronda os 200 traz duas ponteiras); as irridium( uma silver qualquer coisa); Vercelli( atenção às gramagens, tenho brincado com 2 modelos e somente a gama alta permite chumbadas fortes. Mas para chumbadas de 120 gramas, é muito boa); Sendo uma cana algo parabólica a trabalhas as steel power são canas muito boas e com excelentes componentes.
Não tenho usado as canas da prosargos, mas sempre foram muito robustas e certinhas Tenho uma ocean power há 10 anos e está um mimo.
A minha escolha no seu caso seria sempre antes de mais em escolher a característica mais importante das que enumera e ordenar, depois ism escolher, ou seja ( ou que lance bem, ou que seja robusta, ou que marque bem os peixes, e ter também noção das gramagens que necesita). Abraço.
nunor2

Mensagem por nunor2 »

Boa noite,

Obrigado pelos concelhos informados, acho que vou esperar mais algum tempo para conseguir um pé de meia que me permita passar para os 200 €.
Essa fujika com duas ponteiras, soa-me bem, não conheço a marca mas vou investigar, tambem nao conheço as irridium, mais para investigar.
Da Vega tenho uma que uso de barco, não tenho queixas, vou também informar-me sobre a Hellion.

Entretanto, inesperadamente o sapatinho trouxe-me uma Nexave TE 7GT 535 XXHC com uma acção de 80 - 150g. Parece-me uma cana de pesca à boia, mas com uma acção de 80-150, não deveria uma cana de boia ter uma acção mais baixa? Embora nunca tenha pescado á boia,( normalmente pesco ao fundo, chumbadinha, spinnig, apeado e de barco), com uma acção de 80-150 penso que será uma cana de pião. Sem querer abusar da boa vontade, saberá informar-me em que tipo de pesca esta cana poderá ter maior potencial?

Abraço. :D
juveleo
Registado: quinta dez 16, 2010 5:01 pm

Mensagem por juveleo »

Boas amigo comprei a cerca de duas semanas a fujika da nbs banax axo a kana exelente mesmo tem um preco de 220 euros mas posso lhe dizer k vale o valor sem kualker duvida mas se pret nao gastar muito dinheiro tem sempre a possiblidade de comprar a barros tinaium k é uma exelente kana ou entao a vega milleniu esse é super barata e garanto lhe k é super resistente ja tirou corvinas de 30 kg para cima
nunor2

Mensagem por nunor2 »

Bom dia a todos,
São já duas opiniões favoraveis á fujika, e o que tenho visto pela net é do meu agrado.
Mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade para ajudar.

Abraço
Responder