Várias questões

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Várias questões"
na nova versão do site.

Jose Antonio Martins
Registado: quarta out 26, 2011 8:00 am

Várias questões

Mensagem por Jose Antonio Martins »

Olá a todos,
Como falei na minha apresentação sou novo nestas coisas da pesca. As vezes que pesquei foi sempre em água doce, nomeadamente achigã.
Como disse um amigo, desfiou-me para o surfcasting e ando extremamente empolgado, no entanto não sei que material comprar e ao dirigir-me a várias lojas apercebo-me que querem é vender, compreendo é o negócio. Mas ao mesmo tempo tou com medo de levar a "banhada" e comprar material demasiado caro para umas horas por mês. Assim gostaria que alguém me respondesse à pergunta: o que comprar, desde tamanho da cana, o tipo de carreto, o tipo de fio, isco, etc. tudo o que me conseguirem ajudar.

Como se não bastasse esse mesmo amigo ligou-me hoje a convidar-me para ir pescar numa embarcação, aqui não fiquei empolgado, fiquei empolgadíssimo. mas deparo-me com o mesmo problema que o do surf casting, daí e sem querer aborrecer mais peço também ajuda nos mesmo aspectos que referi anteriormente.

Desde já obrigado pela atenção e pela ajuda.

JAM
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Várias questões

Mensagem por Panca »

Boas, para os mestres :join: te poderem ajudar era bom que disse-ses em que tipo de praias estar a pensar pescar se tem fundo rochoso ou areia, e outro factor tambem importante é os €uros, em quanto estas a pensar gastar. :fixe:
Zurc
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Mensagem por Zurc »

Boas companheiro José.

Ora bem, entendo as tuas duvidas.
Quanto ao surfcasting algumas questões podem ser já resolvidas outras nem por isso.
O tamanho da cana mais usado em Portugal continua a ser o 4,5m embora já apareça muita gente a usar o 4.25m. Quanto à acção da cana o mais versátil será 100-250gr. As canas para pesca de praia convém ser de 3 partes pois aguentam melhor os lançamentos.
O carreto convém ter alguma força e uma capacidade de linha que é em média 250-300m de fio 0.40. Com isto não quero dizer que a medida do fio deva ser 0.40, podes sempre usar uma linha mais fina e usar um chicote/ponteira 0.45 para aguentar os lançamentos das chumbadas. Chumbadas estas que variam de formato e peso, que vai desde 80gr, surfcasting ligeiro e 160gr com mares com muita corrente.
Modelos e marcas há muitos, dependendo do teu orçamento logo vez o que podes fazer.
Quanto à embarcada não te posso aconselhar muito a unica coisa é que algum material pode ser usado nas mesmas pescas, linha, anzóis, chumbadas, até mesmo o carreto dependendo do modelo.

Dá uma vista de olhas na secção de material que talvez te ajude.
Outra coisa se puseres questões de material directamente nessa secção as respostas por norma são sempre mais rápidas.

Espero ter ajudado.
E qualquer duvida já sabes, o pessoal daqui está sempre disposto a ajudar.

Abraço
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Panca Escreveu:Boas, para os mestres :join: te poderem ajudar era bom que disse-ses em que tipo de praias estar a pensar pescar se tem fundo rochoso ou areia, e outro factor também importante é o preço que estas a pensar gastar. :fixe:
Era mesmo isso que ia dizer :fixe:
E já agora dependente do orçamento no caso do careto que já li em alguns sítios alguns podem fazer embarcada a cana não deve poder.
Por isso já estamos a falar de um conjunto e meio ou dois certo? :hummm: se-calhar já vai precisar de 2 orçamentos?
Boas pescarias :fixe:
Jose Antonio Martins
Registado: quarta out 26, 2011 8:00 am

Mensagem por Jose Antonio Martins »

Panca Escreveu:Boas, para os mestres :join: te poderem ajudar era bom que disse-ses em que tipo de praias estar a pensar pescar se tem fundo rochoso ou areia, e outro factor tambem importante é os €uros, em quanto estas a pensar gastar. :fixe:
as praias que o pessoal costuma ir ao surfcaasting é Sesimbra, Setubal, Peniche Nazaré e também estuário do Tejo.
O convite para a pesca embarcada que me fizeram é para Peniche.
Quanto ao orçamento não queria gastar mais de 200€, dado que derivado à distância que estou do mar não é coisa que se possa fazer todoas as semanas.
Já agora, aconselham o material de pesca da Decathlon?

JAM
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Já agora, aconselham o material de pesca da Decathlon?
Deixo aqui um tópico onde isso já foi discutido entre muitos outros
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 2&start=16
Se der uma volta pela secção de material tendo em conta esse orçamento pode ver algumas alternativas e opiniões em quando espera por resposta:
Como este em conjuntos entre muitos outros
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =69&t=8949
Boas pescarias :fixe:
Responder