Pesca ao fundo

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca ao fundo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Francis Carm
Mensagens: 59
Registado: segunda ago 17, 2009 11:01 am

Pesca ao fundo

Mensagem por Francis Carm »

Boa tarde amigos de pesca em água interiores.
Este fim de semana vou até ao Alqueva, e como seria de esperar, vou levar a cana de spinning para apanhar uns achigãs. Como também tenho algumas canas de surfcasting, gostaria de experimentar a pesca ao fundo em barragem (algo nunca experimentado por mim), pergunto então quais são os métodos mais eficazes para o fundo (iscos/montagens), pesca essa direccionada especialmente para os Lúcios e Lúcio-perca (têm-se apanhado por lá), e já agora também para os barbos e carpas.
Agradeço toda a ajuda que apareça entretanto.
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por fabio fonseca »

BOAS.... AO FUNDO ao lucio so com peixe vivo que eu conheca,quanto aos barbos e carpas com milho ou batata pre cozida de maneira que nao se desfaca ou ate fritA. E TENS O ASTICOT CLARO. ja agora tens tirado achigas agora? é que eu tambem faco spinning mas como esta frio e tal eles andam menos muito menos ativos certo???
Avatar do Utilizador
Francis Carm
Mensagens: 59
Registado: segunda ago 17, 2009 11:01 am

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por Francis Carm »

Também ouvi dizer que se pode iscar com sardinha e garantem bons resultados ... acho que vou experimentar.
Quando ao spinning ... há 2 semanas deu resultado com crankbaits no Alqueva, e para além de achigãs deu para apanhar 2 lúcios perca e deixar escapar um peixe que fez cantar bem o carreto, e partiu a linha (multifilamento) :119: (não sei que peixe seria, mas aponto para um lúcio de bom porte).
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por fabio fonseca »

pois acredito normalmente no inverno sai poucos mas enormes. quem me dera poder ir ao alqueva mas inflizmente estou muito longe. com sardinha nunca ouvi mas é provavel visto que comem peixe basta tentares. boa pescaria
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por joaosousa »

Ora vamos lá ver se posso ser útil.
Para pesca ao fundo, talvez o milho doce seja boa opção, pois é um isco de aceitação relativamente rápida. Aconselho o Bonduelle, pois é mais duro, mais amarelo e mais doce que os restantes :) É o mais caro normalmente, mas acho que a diferença compensa.
Isto como é óbvio, estou a falar de carpas e barbos.
Não sei qual o objectivo a nível de tamanho de peixes nem sei sequer o que o Alqueva tem em maior quantidade, se é peixe pequeno, se é peixe grande.

Para o lúcio e lucioperca, uma montagem simples com um chumbo de maneira a fixar minimamente a montagem e um peixe pequeno (góbio, ablette), morto ou vivo preso por um anzol, costuma resultar. Estes peixes pequenos podem e devem ser pescados no local, com asticot, à boia, e costumam sair muito bem.
O problema é se a barragem tem muitos achigãs, lucios e lucioperca, provavelmente existem poucos peixes de pequeno porte.

Podes experimentar sardinha, mas caso hajam lagostins na barragem, podem ser facilmente atraídos pelo cheiro dela!
O lagostim também é um isco a considerar, caso haja em boa quantidade. Podem ser utilizados os mais pequenos como isco.

E claro, há sempre uns vinis, uns cranks, uns passeantes, uns poppers que podem dar azo a boas capturas, quer de achigãs, lucios ou luciosperca!

Espero ter ajudado, apesar de não conhecer a barragem em questão. Esta era a abordagem que teria para uma pescaria numa barragem nova para mim ;) :fixe:
Avatar do Utilizador
Francis Carm
Mensagens: 59
Registado: segunda ago 17, 2009 11:01 am

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por Francis Carm »

joaosousa Escreveu:Ora vamos lá ver se posso ser útil.
Para pesca ao fundo, talvez o milho doce seja boa opção, pois é um isco de aceitação relativamente rápida. Aconselho o Bonduelle, pois é mais duro, mais amarelo e mais doce que os restantes :) É o mais caro normalmente, mas acho que a diferença compensa.
Isto como é óbvio, estou a falar de carpas e barbos.
Não sei qual o objectivo a nível de tamanho de peixes nem sei sequer o que o Alqueva tem em maior quantidade, se é peixe pequeno, se é peixe grande.

Para o lúcio e lucioperca, uma montagem simples com um chumbo de maneira a fixar minimamente a montagem e um peixe pequeno (góbio, ablette), morto ou vivo preso por um anzol, costuma resultar. Estes peixes pequenos podem e devem ser pescados no local, com asticot, à boia, e costumam sair muito bem.
O problema é se a barragem tem muitos achigãs, lucios e lucioperca, provavelmente existem poucos peixes de pequeno porte.

Podes experimentar sardinha, mas caso hajam lagostins na barragem, podem ser facilmente atraídos pelo cheiro dela!
O lagostim também é um isco a considerar, caso haja em boa quantidade. Podem ser utilizados os mais pequenos como isco.

E claro, há sempre uns vinis, uns cranks, uns passeantes, uns poppers que podem dar azo a boas capturas, quer de achigãs, lucios ou luciosperca!

Espero ter ajudado, apesar de não conhecer a barragem em questão. Esta era a abordagem que teria para uma pescaria numa barragem nova para mim ;) :fixe:
Por acaso não pensei na questão dos lagostins, e vai ser algo a ter em consideração, visto que abundam na zona.
Relativamente às carpas e barbos, um fio de estralho fluocarbono de 0,20 chega? Qual o Tamanho de anzol?
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por joaosousa »

0,20 chega, mas atenção às carpas grandes que podem por lá andar :D No entanto 0,20 com um anzol 10-12 e um ou dois milhos iscados, deve dar para enganar umas carpas que por lá andem!
Agora se andar por lá peixe grande, eu subia em tudo, quer no diâmetro, quer do anzol! Eu para carpas uso um 0,36 fluorcoated e um anzol 5 próprio para carpfishing.
Avatar do Utilizador
Francis Carm
Mensagens: 59
Registado: segunda ago 17, 2009 11:01 am

Re: Pesca ao fundo

Mensagem por Francis Carm »

Muito obrigado pela ajuda!
Vou testar já amanhã se o tempo ajudar =)
Responder