Escolha de fio - Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de fio - Surfcasting"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Amigo Karva

O fio que nós utilizamos e não somos poucos já estão a pescar com esse fio 5 amigos e com bons resultados, é comprada numa loja quase em frente à Praça da Ribeira (traseiras) em Lisboa creio que é o número 24 a loja é muito antiga e vende tudo o que é apetrechos marítimos para profissionais e o fio é vendido em bobines grandes e ao peso, cada bobine custou-me á volta de 20 euros.

Mais alguma coisa disponha, à e não perca tempo ao pôr isto aqui de certeza que o stock vai acabar, é ou não é este o sit mais visto de Portugal :lol:

Atenção ao sábado estão fechados


Amigo Ramiro

Gostei até mesmo sem provar é que os olhos tambem comem... hehehe


Quanto aos fios acho que as distâncias a que tens que pôr a mesa aos nossos amigos peixes não tem nada a ver com as que eu tenho que chegar, pois as minhas praias em geral são sempre mais fundas e por isso o atrás da onda para mim é sempre mais perto, por isso concordo perfeitamente que tens que ter fios mais finos para chegares mais longe e para além disso com qualidade suficiente para não haver surpresas desagradáveis.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Prepara mas é o cestinho para as bichanas. :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Tenho que arranjar lá um cantinho escondido por causa do meu cão boxer e da patroa que não gostam de gatos... :lol: :wink:
Gato

Mensagem por Gato »

Eu faço +/- isso tb...

As medidas que uso são 0.30 no carreto e 0.45 no chicote,da bobine é asso e no chicote hiro,os tensos,um bom fluor carbono,geralmente 0.30,mas posso alterar consoante as caracteristicas e condiçoes

Mesmo com o material de corrico,mais propriamente o boiao (40/60 gr),para conseguir alcançar lançamentos mais longos,uso 0.22 na bobine e 0.35 no chicote...sai um bom "torpedo"...

cumprs
karva

Mensagem por karva »

Muito bem pessoal muito obrigado pela vossa ajuda, já tenho matéria para pensar.

Amigo frias eu conheço essa loja também, mas não deve esgotar :lol: é que lá perto há outra do mesmo género e mais duas não pró.

Mais uma vez obrigado a todos
karva
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Fios e mais Fios....

Pois eu cá como pesco em situações mais ou menos variadas, e de verão é quando tenho mais tempo pra passar á beira mar, gosto de ter umas bobines com fios finos :!: ...estes têm de ser de boa qualidade, como disse o Ramiro, resistencia do nó (uso shock cónico ou Fireline ) e tb a muitas horas ao Sol!!
Fio de eleição: -FALCON MATCH (pastoso como nenhum outro e resistente.. tiram-se mais uns metros no lançamento)alternativa barata e look gay :oops: FALCON titanium (então em bobines de 1000m! )

Para grosso (0.30 ou mais) não sou muito esquisito... TRILENE da BERCLEY, ASSO DISCOVERY ( tou a experimentar o novo IRIDIUM da prosargos e "so far so good"

Ainda sobre a duração dos fios: - depois de uma\s jornadas de pesca o que fazem ás bobines?? :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Sim... o flex colocou aqui uma variável importante.

O Sol, os raios UV tem tendência a deteriorar os fios, por isso se é para pescar de dia convém ter um maior cuidado com a qualidade e respectiva manutenção do fio.

Como eu normalmente no verão só pesco à noite, nem me lembrei desse pormenor :twisted: .

Nunca se esqueçam que normalmente na pesca ao fundo utilizamos três fios distintos:

1 – Fio do carreto (importante para o lançamento) – Como e utilizado na recuperação quando o peixe ainda está longe, normalmente em conjunto com a cana e embraiagem consegue amortecer bem as investidas, mesmo com diâmetros baixos.

2 – Fio da baixada (importante para aguentar o choque do lançamento e importante quando se vai recuperar o peixe) – vai ter de aguentar a luta quando o peixe está mais perto, sensivelmente os últimos 15 metros. Aqui como a distancia é mais curta a cana não consegue amortecer tanto as investidas do peixe.

3 – Fio do estralho (importante para aguentar as investidas do peixe e importante para o peixe não desconfiar da iscada)
Avatar do Utilizador
valtercosta72
Mensagens: 685
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Mensagem por valtercosta72 »

Eu utilizo 0,35 e 0,30. Mas este ano como só ando na fase da pesca de barco ainda não fui uma vez fazer uma noitada.
Uso esses fios consoante a praia para que vou.
Responder