Escolha de fio - Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de fio - Surfcasting"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Pois, provavelmente esse verde será melhor, não comento porque não conheço e porque gostos não se discutem, né? :wink:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Tudo bém Mestre, não há problema a variedade é tanta que à gostos para tudo. A oferta é tanta que por vêzes nem sabemos o que melhor usar, mas quase sempre pendemos para um lado. E o que é dito aqui muitas vêzes, o que para um é bom para outro não serve.

Um Abraço

Jusqu'à demain !
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Caro Amigo

Não desfazendo de maneira nenhuma nas opiniões acima, vou pura e simplesmente falar da minha experiência com fios para carreto, já usei fios muito bons e até caros, mas como a minha pesca é praticamente em fundos de areia, resolvi experimentar a conselho de vários companheiros de pesca que pescam quase todas as semanas comigo no Meco fios mais baratos mas com muito boa resistência ao esforço provocado por sucessivos lançamentos pois têm muito pouco estendimento creio eu que são pouco siliconados e não encaracolam.
Portanto estes fios compram-se em lojas que fornecem os profissionais a preços que não têm nada a ver com os outros e resolvem muito bem a função para que são direccionados.
Pesco no carreto com 0,35 e com uma ponteira com mais ou menos 10 metros de 0,50, com chumbos que variam entre as 120 e as 180g .
Já nos estrálhos a história é outra, aí sim realmente procuro fios de boa qualidade e resistência pois na nossa praia às vezes as surpresas são ”grandes
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Pois é... os fios são como as cerejas. :wink: :lol:

Só mais uma "piquena" achega. Existem fundos de areia, que são mais ou menos abrasivos aos fios. As areias mais grossas desgastam mais os fios das madres, o que deve também condicionar a nossa escolha (em termos de preços). Tudo vai depender de onde pescamos com mais frequência.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Idem ibidem como o frias.

No Verão quando quero mais uns metros vou até ao 0,30.

No Inverno costumo utilizar 0,40.

Estes são para encher, só têm que aguentar o lançamento.

Na baixada costumo usar o Asso Ultra (0,45 ou 0,50).

Nos estralhos depende, mas aqui sim, a qualidade é muito importante.
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Companheiro Ramiro

Quando isso me acontece, e noto que o fio já não está em condições devido à abrasão provocada pelas areias e até pelas repetidas passagem pelos passadores, vou à bobine que tem prá aí 5000 ou 6000 metros e encho outra vez o carreto se calhar já nem o consigo gastar todo, tenho lá malta que já tem bobines à 3 ou 4 anos.

Já agora convem guardar estes fios que demoram muito tempo a consumir em local seco e fechados em sacos de plástico preto.

P.S. Que ricos doces regionais...
karva

Mensagem por karva »

frias Escreveu:Companheiro Ramiro

Quando isso me acontece, e noto que o fio já não está em condições devido à abrasão provocada pelas areias e até pelas repetidas passagem pelos passadores, vou à bobine que tem prá aí 5000 ou 6000 metros e encho outra vez o carreto se calhar já nem o consigo gastar todo, tenho lá malta que já tem bobines à 3 ou 4 anos.

Já agora convem guardar estes fios que demoram muito tempo a consumir em local seco e fechados em sacos de plástico preto.
Amigo frias, quando á cerca de 10 fiz uma paragem na pesca o fio que eu utilizava era esse que se comprava nessas lojas de material para os pró. Comprava em bobines mais pequenas de 1000 ou 2000 mts. Agora que voltei á "faina" deparei com uma enorme quantidade de marcas, nomes e caracteristicas que fiquei sem saber o que fazer, daí ter colocado esta questão.
Já agora diga-me qual a marca ou marcas ou alguma referência que me ajude a comprar um fio desses que tenha qualidade. Senão sujeito-me a levar para casa aquilo que o vendendor quiser.
Isto de chegar a uma loja sem ser conhecido e pedir um fio bom é muito diferente de pedir uma bobine do fio tal. :wink:

Cumpts.
karva
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Master Frias, ainda bem que gostaste dos "doces". :wink: :lol:

Voltando aos fios, concordo com tudo o que foi dito.
A minha convicção de utilizar fios melhores resume-se apenas a linhas finas. Dadas as características da maior parte das praias aqui da zona, chego a pescar com 0,20mm na madre e chicote cónico (0,26 a 0,57mm) com 15mts. E isto porque essas linhas mais acessíveis não me oferecessem a mesma segurança no nó.
Mas é só a minha opinião e não contesto as opções de outros.

Karva, nas lojas de pesca podes encontrar várias marcas com bobines XXL de fio, a preços interessantes. Mustad, Shakespear, Carson, Shimano (Blue Wing) e outros de marca "branca"(estes normalmente são usados pelos prof's da comercial). É questão de veres, apalpares, fazer um testezito ao nó e memória. No fim é só escolher. :wink:
Responder