tabela de tamanhos minimos

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tabela de tamanhos minimos"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

...e a partir hoje nem assim...
PedrasSalgadas

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Assim como assim, fui dar uma volta por uns sites "Espanholes" de surfcasting, para consultar a tabela das medidas mínimas que se aplicam por lá, até porque tinha visto num desses foruns, umas fotos duns robalotes, aí meia dúzia, o maior não tinha 36 cm. Fiquei na dúvida qt à pescaria, mas de bico calado.

Num desses foruns, encontrei para Espanha três tabelas em vigor, cantábrico, mediterrânico e arquipélago das Canárias. A tabela em vigor para Portugal é quase idêntica à do mar cantábrico, por ex. do robalo 36cm. No mediterrâneo a medida mínima para a captura do robalo é de :shock: 23cm e nas canárias 22cm. :shock: :?

Nas canárias a captura do sargo só acima dos 22cm =D> , pena que seja só por lá. No mediterrâneo são 15 cm, tal como por cá.
A dourada está como por cá, uns míseros 19cm. No mediterrâneo são 20cm de mínimo.

O pargo 18cm (dezoito) para o mediterrâneo e canárias. 33cm para o cantábrico. Vá lá, podia ser um ex para nós.

Lá como cá, as medidas mínimas não sobem, mas o robalo 23 e 22 cm, minha nossa. Fartou-se de se reproduzir. De certeza. #-o
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por Ramiro »

PedrasSalgadas Escreveu:Fartou-se de se reproduzir.
Pois, pois... no máximo fartou-se de "contar barrotes". :roll:
karva

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por karva »

Mas vais pescar para Espanha?
PedrasSalgadas

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por PedrasSalgadas »

karva Escreveu:Mas vais pescar para Espanha?
Nem é o caso, mas não seria pela tabela dos tamanhos mínimos. Numa Europa a ñ sei qts, em VRSAntónio o robalo tem como medida mínima 36 cm, por isto, mais aquilo, mais aquele outro, etc. e tal. Em Huelva, a mesma espécie tem como medida mínima 23 cm. Tem aqui alguma razão que não bate a cara com a careta.
Nuns países o defeso existe, noutros é música. Nuns o limite de capturas são X quilos, noutros são N exemplares.
Enfim.

23 cm para o robalo. :shock: :shock: :shock: Ok, ainda fico à espera que me apresentem a razão técnica e científica para este valor no mediterrâneo. Ah, não vale usar aquelas razões, que a malta pesca só para se divertir, que apanha pouco peixe, que réu béu béu ....

Maná maná
karva

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por karva »

PedrasSalgadas Escreveu:
karva Escreveu:Mas vais pescar para Espanha?
Nem é o caso, mas não seria pela tabela dos tamanhos mínimos. Numa Europa a ñ sei qts, em VRSAntónio o robalo tem como medida mínima 36 cm, por isto, mais aquilo, mais aquele outro, etc. e tal. Em Huelva, a mesma espécie tem como medida mínima 23 cm. Tem aqui alguma razão que não bate a cara com a careta.
Nuns países o defeso existe, noutros é música. Nuns o limite de capturas são X quilos, noutros são N exemplares.
Enfim.

23 cm para o robalo. :shock: :shock: :shock: Ok, ainda fico à espera que me apresentem a razão técnica e científica para este valor no mediterrâneo. Ah, não vale usar aquelas razões, que a malta pesca só para se divertir, que apanha pouco peixe, que réu béu béu ....

Maná maná
Humm, mas estás a falar da mesma espécie? as taxas de crescimento, maturidade, reprodução, etc. são diferentes de local para local e estão condicionadas peals condições de habitat, qualidade e quantidade de comida, poluição, temperatura das águas, salinidade, etc,, etc.,
O Mediterrâneo é diferente do Atlântico. Mesmo no Atlãntico , por exemplo, há grandes diferenças entre a mesma espécie. Um Robalo na Costa de Inglaterra leva muito mais tempo a atingir os mesmos valores (que referi acima ) que os da nossa costa e isto só devido á temperatura das águas.
PedrasSalgadas

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por PedrasSalgadas »

karva Escreveu:Humm, mas estás a falar da mesma espécie?
Acho que sim ... sei lá, já não digo nada.

Vê aqui

http://www.pescamediterraneo2.com/secti ... le-15.html
karva

Re: tabela de tamanhos minimos

Mensagem por karva »

PedrasSalgadas Escreveu:
karva Escreveu:Humm, mas estás a falar da mesma espécie?
Acho que sim ... sei lá, já não digo nada.

Vê aqui

http://www.pescamediterraneo2.com/secti ... le-15.html
Sim a espécie é a mesma, mas a ficha técnica do Robalo está muito pobre e com as características da espécie da zona. Repara que eles até dizem que a comida preferida dele é o peixe agulha e que habita entre os 0 e os 15 metros de profundidade. Ora há capturas de Robalos registadas até aos 60 metros, tendo já sido observado a cerca de 100 metros.
Outra questão que eles falam é que petence á familia dos Serranideos ora o Robalo Legitimo (Dicentrarchus Labrax) pertence á familia dos Moronideos.

A maturidade sexual de um Robalo macho é atingida no Mediterrâneo aos 2 anos e no Atlântico aos 6.

Nada disto é linear cada caso tem as características próprias do local onde habitam. Não quero com isto dizer que as medidas minimas que existem estão correctas, mas as diferenças têm forçosamente de existir.
Responder