fazer toneiras

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"fazer toneiras"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

sim os picos sao afiados antes ... afias,cortas afias cortas pois torna mais facil sim o unico inox rijo que conheco é esse de soldar... tenho de ver se arranjo...
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

soares o meu pai aranjou um arame de 0,8mm rijo mas mesmo rijo ... de aço nao sei como se comporta com a agua salgada é fio corda de piano usado tambem para fazer as amostras comprei 100gr por 2€ mas existe na decatlon http://www.decathlon.pt/PT/corda-de-piano-47236712/
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por ffgsoares »

Ok companheiro, obrigado pela dica, vou ver se têm por cá, já tenho ouvido falar da corda de piano, mas não sei se é inóx ou aço carbónico.

Há que testar pois é útil para vários assessórios que usamos.

Boas pescarias :tecla:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

ffgsoares Escreveu:Ok companheiro, obrigado pela dica, vou ver se têm por cá, já tenho ouvido falar da corda de piano, mas não sei se é inóx ou aço carbónico.

Há que testar pois é útil para vários assessórios que usamos.

Boas pescarias :tecla:
bem isto inox não é
depende para que fim se pretende por exemplo para um urf acho que até oxidar secalhar já o perdeste numa pedra ou num mau lancamento.... :fishcool:
quanto ás toneiras agora falta-me arranjarum cubo de aluminio para fazer um furo conico para molde para derreter o estanho ...
devagar isto vai levando caminho pois se fosse tud no mesmo dia não tinha piada...
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

tenho andado a testar e ainda nao cheguei a uma ideia que funcione na perfeicao para fazer a parte dos picos agradecia ajuda se alguem tiver uma ideia será bem vinda....
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por ffgsoares »

Isso está difícil, é mesmo uma operação complicada, não há dúvida.

Estive a ver umas toneiras e elas tinham os picos todos soldados a um pequeno arame ( 4/5 mm de espessura) em baixo, não era no chumbo.

Também é uma ideia boa e talvez mais prática.

Boas pescarias :tecla:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

´pois parece que vou esquecer essa teoria dos picos com o estanho ja desmanchei duas toneiras de compra :chora: para ver como sao feitas e nem imagino a tecnica..... ja testei usando o cone feito num bloco de aluminio e dificilmente os picos ficam perfeitao fica sempre alguns soltos :122: :122:
mas já surgiu outra ideia a qual amanha se tiver tempo vou testar ....
bom era encontrar á venda isto a preco acessivel http://www.google.pt/imgres?q=recambio+ ... =107&ty=66

mas ja tenho uma ideia a sair :moca: ja nao ficam é com aquele estilo é mais assim : ao fazer o corpo meto logo na ponta uma duzia de arames ao comprido depois encho o corpo ficando algo semelhante a um pinsel (corpo=cabo,arames=rama) com por exemplo 5 cm de arame metade no corpo e metade fora,, depois meto um aro e dobro os arames para cima amanha testo secalhar vou ter é de fazer um molde a encher lateralmente.....http://www.pescamaribel.com/sites/pesca ... %20746.jpg


amanha dou noticias..
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

a ultima ideia que tive funciona na "perfeicao" :fixe: agora é afinar as coisas e apostar em moldes e materiais como deve ser .... já saiu a primeira peça logo coloco uma serie de fotos do procedimento ao inicio pode parecer trabalhoso mas se for para fazer varias fazendo por fazes torna-se rapido.. por agora deixo esta para verem com acabamento em bruto quanto ao acabamento tenho de ver se aposto em mangas retracteis, tinta em pó, vernizes(chinocas grande variedade de cores e brilhantes :fixe: )
toneira em bruto.jpg
Responder