fazer toneiras

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"fazer toneiras"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

malta ando a pesquisar já tenho a ideia do molde para as fazer terá que ser em duas fase (corpo e ponta) agora os materiais preciso de

arame de inox 0,8 ou 1mm para os picos
manga retractil azul colorida de cerca de 1cm
ou tinta daquela termoplastificante ou da aquela liquida que se cobre as chumbadas...

agora será que á alguem que me saiba dizer onde arranjar estes materiais, precos estimados ou lojas online

agradeco respostas . :fixe:



(aviso que na seccao bricolage dispoem de um ficheiro de calculo para chumbadas facam download comentem) :tecla:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por ffgsoares »

Boas Levi Simão.

Companheiro, o arame inox e a manga termoretrátil encontras no AKI, pelo menos aqui na minha zona tem esses dois materiais, em várias medidas, pelo menos a manga, o arame penso que é de 1mm.

Quanto á tinta é que não tenho informação precisa mas, já vi algures nuns vídeos aqui pela net onde ensinam a pintar chumbadas e assessórios de pesca quer com tinta quer com o pó, que é polvilhado em quente.

Boas bricolages :tecla:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

tenho estado a estudar o modo de fazer o molde a toneira que pretendia éra esta... para mim a ideal
http://www.lojatudopesca.com/popup_image.php?pID=3364

estas são feitas em duas fases o corpo e só depois a coroa... mas a parte da coroa tá a dar que pensar...
entao surgiu a ideia de comprar as coroas (tem um problema é que as compradas em inos caso a toneira preda em algo no fundo esquece pois os picos não dobram como o arame de inox partindo o fio)

as coroas sao algo do genero http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q= ... dcbf68b6df no catalogo da dtd tem mas ja perguntei aqui na loja de pesca e não dispoem .

alguem já viu este artigo é venda :hummm: :hummm: ...loja online
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por Panca »

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

Panca Escreveu:Vê se isto te serve http://www.pescatienda.com/jibioneras.htm :fixe:
o que pretendia éra mesmo só as coroas de picos mas apos umas tentativas com pasta de moldar axo que cheguei a uma solucao

para o corpo é simples um molde de dua peças tal como o usado para as chumbadas torpedo
Sem título 2.jpg
Sem título 2.jpg (9.5 KiB) Visto 1157 vezes
e depois do corpo feito noutro molde este inventado apouco...
um cubo com um furo conico com estrias na medida do arame em que coloco o corpo no centro passo um pouco de pasta (massa consistente,algo pastoso) nas estrias para que os picos fiquem fixos e é so despejar um pouco de chumbo
Sem título.jpg
depois quanto ao acabamento as originais vem com manga retratil mas apos ver a tecnica da tinta em pó acho que é uma boa ideia


(é que na loja esta bricadeira custa 3euros e em cada jornada aqui na ria devido as redes e covos velhos, cordas etc... dois camaradas perdemos sempre umas 3 ou 4)
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

fugindo á questão isto da bricolage ainda vai arruinar a economia das lojas de artigos :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: pelas pesquisas que faco encontrei isto ... já imagino uns raglous á maneira robalos tenham cuidado hahaha
Ó Soares já este apesar de ser injectado devido a não ser liquido tem a vantagem de o molde não precisar ser tão resistente a altas temperaturas e isto nao esplode com humidade :diabo:




levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

ora por esta é que nao esperava.... :hummm: :hummm: ja tinha percebido que os picos nao eram colocados quando o corpo da toneira é feito mas depois.... pois a cor revelava ser uma "dupla fundicao" testei o molde para os picos feito com pasta de moldar (é só para estudo) e nao resultou pois nao consegui o acabamento esterior em condiçoes os picos alguns ficam soltos outros mal cobertos :122: ... entao como um click reparo noutra toneira já usada que a zona de fusao dos picos tem outro tom de cinza entao surge a ideia :hummm: :hummm: será estanho nãaa
pego no ferro de soldar e voilá... é mesmo assim que lhe toco dereteu logo afinal assim torna tudo mais facil e so colocar os picos em posicao no molde tal como está com uns pingos de solda e depois encher estanho para cima e fogo com o macarico e fica perfect e depois é dar uma limadela para os retoques tal como cas de compra...
toneira_choco_cromada 2.jpg
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: fazer toneiras

Mensagem por levi simao »

ora enquanto vou investigando o material para fazer os moldes pensei em fazer om prototipo para ver como seria...
peguei num gesso que aqui tinha em casa ja velho e mãos á obra foi fazer um molde, num esferovite enterrei dois corpos de toneira meti numa caixa comprada no chimes (1€) e gesso para dentro assim que ficou riginho toca a fazer a outra metade mas esqueci-me do pormenor de fazer os furos para acertar o encaixe mas nao faz mal isto é so um prototipo... :moca: :moca:
molde feito abri uns rasgos para sair ar e ainda humido(não facam isso :nono: :nono: ) chumbo para dentro houve umas bolhinhas :hummm: :hummm: mas nada de mal .. deixo aqui umas imagens claro que nao ficaram muito perfeitas pois num mau molde a peca nunca fica boa hahaha.
mas deu para ter uma ideia .. agora tenho de comprar o inox para os picos e meter num cone e estanho para dentro ...

1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg

5.jpg
Responder