Manutenção Canas e Carretos DIY

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção Canas e Carretos DIY"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Um tópico espectacular e obrigado por esta partilha.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por joaonumberone »

Obrigado pelas fotos.
Eu limpo as canas com um pano bem húmido e depois seco, deve dar quase na mesma.
Nos passadores depois de bem limpos chuto WD40 e seco ligeiramente, mas tenho de comprar um produto mais adequado, embora aquilo tire a porcaria que fica na cana.
Carretos nem mexo, só limpo bem limpinho por fora e a bobine é na mesma como tens aí e mais uma vez WD40 no final que ganha uma pelicula que protege alguma coisa. Agora com as fotos vou começar a mexer no SuperUltegra se sobrarem ou faltarem peças vou aí para meteres tudo no sitio :join:

Nota: Eu estou meio desconfiado que não foste tu que fizeste isso, como é que podes ter 20 minutos de folga se estás sempre à pesca :huuum:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por tiagopacheco »

Tou nada sempre a pesca aliás o mar nem tem dado :s sábado e ontem queria lá ir a consolação e nem fui :s Era para ter ido a Nazare experimentar ontem , mas cortou-se tudo e já não fui!

E agora nem sei quando o mar vai dar que o Guru assusta :s
Avatar do Utilizador
CNeto
Mensagens: 14
Registado: terça jun 17, 2008 6:01 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por CNeto »

Boas grande tutorial sim senhor, também costumo fazer o mesmo tratamento nas canas só que em vez do tal produto qe o Tiago disse qe aplicava depois de seco
eu nao tenho, mas uso sempre por cada pescaria um oléo fininho que é o mesmo que utilizo para o carreto e por enquanto ta td impecável, concordo com o Filipepc,
percam sempre um bocado a tratar do material porque o que vos pode durar 2/3 anos se não for tratado pode apenas durar-vos meses.

Cumprimentos,
Carlos Menezes
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por tiagopacheco »

CNeto Escreveu:Boas grande tutorial sim senhor, também costumo fazer o mesmo tratamento nas canas só que em vez do tal produto qe o Tiago disse qe aplicava depois de seco
eu nao tenho, mas uso sempre por cada pescaria um oléo fininho que é o mesmo que utilizo para o carreto e por enquanto ta td impecável, concordo com o Filipepc,
percam sempre um bocado a tratar do material porque o que vos pode durar 2/3 anos se não for tratado pode apenas durar-vos meses.

Cumprimentos,
Carlos Menezes
Tenho o meu Ultegra 10 000 XSA já a 3 anos, parece um relógio , e era daqueles "problemáticos" segundo o pessoal ... A unica coisa que levou foi o rolamento Extra aquando novo, e um Rodizio novo completo porque me "apeteceu" porque o outro ainda estava bom ... Tem é sido aberto e lubrificado muitas vezes :) A minha Alpha Tackles também com o mesmo tempo com a excepção de alguma tinta ter saltado fruto dos muitos muitos dias que pescou ... Os passadores não são Fuji, mas não têm um pingo de ferrugem!
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por Zurc »

Boas Tiago.

Excelente tópico.
Obrigado pela informção partilhada.
Mais tarde hei-de experimentar abrir o meu e depois conto como correu.

Abraços
Avatar do Utilizador
CNeto
Mensagens: 14
Registado: terça jun 17, 2008 6:01 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por CNeto »

tiagopacheco Escreveu:Tenho o meu Ultegra 10 000 XSA já a 3 anos, parece um relógio , e era daqueles "problemáticos" segundo o pessoal ... A unica coisa que levou foi o rolamento Extra aquando novo, e um Rodizio novo completo porque me "apeteceu" porque o outro ainda estava bom ... Tem é sido aberto e lubrificado muitas vezes :) A minha Alpha Tackles também com o mesmo tempo com a excepção de alguma tinta ter saltado fruto dos muitos muitos dias que pescou ... Os passadores não são Fuji, mas não têm um pingo de ferrugem!

Sim isso é como eu estava a dizer tudo deriva do cuidado que temos com o nosso material seja ele de grande qualidade ou de menor, mas por muito caro que seja e de qualidade,
se não for cuidado acaba por lhe acontecer o mesmo de qualidade inferior.

Cumprimentos,
Carlos Menezes
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção Canas e Carretos DIY

Mensagem por tiagopacheco »

CNeto Escreveu:
tiagopacheco Escreveu:Tenho o meu Ultegra 10 000 XSA já a 3 anos, parece um relógio , e era daqueles "problemáticos" segundo o pessoal ... A unica coisa que levou foi o rolamento Extra aquando novo, e um Rodizio novo completo porque me "apeteceu" porque o outro ainda estava bom ... Tem é sido aberto e lubrificado muitas vezes :) A minha Alpha Tackles também com o mesmo tempo com a excepção de alguma tinta ter saltado fruto dos muitos muitos dias que pescou ... Os passadores não são Fuji, mas não têm um pingo de ferrugem!

Sim isso é como eu estava a dizer tudo deriva do cuidado que temos com o nosso material seja ele de grande qualidade ou de menor, mas por muito caro que seja e de qualidade,
se não for cuidado acaba por lhe acontecer o mesmo de qualidade inferior.

Cumprimentos,
Carlos Menezes
Sim não é por ser caro que dura para sempre... Mesmo agora vi o exemplo dum Saltiga Surf... Nunca era oleado no rodízio, nem lavado... Resultado asa de cesto nova, rodizio na sucata..... 100 e tal euros ...
Responder