Carpas com ovas??

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carpas com ovas??"
na nova versão do site.

GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por GuilhermeCravo »

bem isto está morto desde de 2011, mas tenho que deixar aqui a minha situaçao... trouxe 2 carpas para casa em fevereiro, e uma delas vinha cheia de ovas. Quando amanhei jurei para nunca mais..
Ja disse ao meu colega... peixe de rio, trazer para casa só mesmo a truta, e só trago porque a minha sogra adora truta, de resto é apanhar e deitar de volta para a agua.

Abraço e desculpem mexer em topicos ja muiiiittoooo antigos.. mas quando me da na cabeça e nao tenho nada pa fazer meto-me a investigar o forum ehehehehhe. (nao nao sou da PJ)
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por jose elvas »

GuilhermeCravo Escreveu:bem isto está morto desde de 2011, mas tenho que deixar aqui a minha situaçao... trouxe 2 carpas para casa em fevereiro, e uma delas vinha cheia de ovas. Quando amanhei jurei para nunca mais..
Ja disse ao meu colega... peixe de rio, trazer para casa só mesmo a truta, e só trago porque a minha sogra adora truta, de resto é apanhar e deitar de volta para a agua.

Abraço e desculpem mexer em topicos ja muiiiittoooo antigos.. mas quando me da na cabeça e nao tenho nada pa fazer meto-me a investigar o forum ehehehehhe. (nao nao sou da PJ)
É normal que carpas capturadas em Fevereiro já estejam ovadas, quando assim podes usar as ovas numa salada que fica muito bom! No entanto aplaudo a tua decisão de passar a devolver as mesmas á água, e, se me permites o "descaramento", dir-te-ia mesmo que para consumo retenhas principalmente as Lucio-percas, não só são excelentes para comer como ainda por cima sempre ajudas a controlar a autêntica praga em que as mesmas se estão a tornar... :fixe:
GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por GuilhermeCravo »

pois, o pessoal diz que existe luciospercas aos pontapés, mas até agora nunca apanhei nenhum, nem o pessoal com quem costumo ir... isto na barragem da aguieira, secalhar tem medo de nós e nao metem a cabeçinha de fora.. ehehehe.
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por kalvas »

Então e essa carpa foi á boia ou ao fundo-feeder?
Para a captura do Lúcio-perca talvez só com amostras.
xxl
Mensagens: 138
Registado: sexta jan 20, 2012 7:28 am

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por xxl »

vivas,aqui no rio ave pesco com feeder (tenho que treinar).Só um ano é que vi o grande espectáculo da desova das carpas,junto a um caneiro eram centenas delas uns metros mais abaixo as abletes eram aos milhoes ( não contei mas andava lá perto :119: ) talvez as abletes sejam mais prejudiciais que os lucio-perca,vi uma altura uma reportagem espanhola que na barragem perto de cordova que era a meca do achiga andavam a retirar as abletes pois comiam as ovas e os alevins,introduziram as abletes para alimentar os achigas e aconteceu que em poucos anos os achigas atingissem pesos maiores mas puseram em causa a sua reprodução uma vez que as abletes reproduzem-se a uma velocidade enorme,reparo que aqui no rio ave a actividade delas é continua não têm periodos de menor actividade saem sempre aos montes com frio, com calor, com chuva,não conheco mais nenhuma especie assim.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:Então e essa carpa foi á boia ou ao fundo-feeder?
Para a captura do Lúcio-perca talvez só com amostras.
Também se podem pescar ao fundo com isco vivo (de preferência Alburnos)! É até uma das técnicas mais produtivas para as grandes Lucio-percas no Inverno... :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por kalvas »

jose elvas Escreveu:
kalvas Escreveu:Então e essa carpa foi á boia ou ao fundo-feeder?
Para a captura do Lúcio-perca talvez só com amostras.
Também se podem pescar ao fundo com isco vivo (de preferência Alburnos)! É até uma das técnicas mais produtivas para as grandes Lucio-percas no Inverno... :fixe:
Desconhecia.E até estava convencido que com isco vivo(abletes) era feito ao fundo.
Mais uma vez,estou a aprender.
Um abraço.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Carpas com ovas??

Mensagem por jose elvas »

kalvas Escreveu:
jose elvas Escreveu:
kalvas Escreveu:Então e essa carpa foi á boia ou ao fundo-feeder?
Para a captura do Lúcio-perca talvez só com amostras.
Também se podem pescar ao fundo com isco vivo (de preferência Alburnos)! É até uma das técnicas mais produtivas para as grandes Lucio-percas no Inverno... :fixe:
Desconhecia.E até estava convencido que com isco vivo(abletes) era feito ao fundo.
Mais uma vez,estou a aprender.
Um abraço.
Eu com isco vivo costumo usar 2 técnicas, com bóia de correr cravando um anzol no lombo do Alburno, dando-lhe assim mais liberdade de movimentos, e ao fundo usando um olivete e cravando 2 anzóis no Alburno, 1 no lombo e outro na cauda! Seja qual for a técnica que se use convém apenas usar montagens corridas que permitam o isco mover-se e que não criem resistência ao ataque das Lucio-percas até que as mesmas embuchem, pois se se usar uma montagem fixa, como por exemplo uma chumbada de pera, reparei que se têm muitos toques mas que o peixe não ferra pois deve desconfiar da resistência que o chumbo acaba por provocar e depois cospe o isco...
Responder