Melhores características barco pesca desportiva no mar

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhores características barco pesca desportiva no mar"
na nova versão do site.

Joao Carlos Sampaio
Mensagens: 28
Registado: sábado jul 09, 2011 10:06 am

Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por Joao Carlos Sampaio »

O meu pai pediu para eu colocar a seguinte pergunta:

Quais são as características ideais de um barco para pesca desportiva no mar, tamanho ideal, largura máxima, altura total, motor, marcas etc.

Conhecem um local na internet aonde posso ver e conhecer melhor as características dos barcos.

Boas :boia:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por FILIPEPC »

Não te sei ajudar, mas já movi o tópico para outra secção onde pode ser que te ajudem. Abraço.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas...Isso é uma pergnta vaga de mais para ser respondida...que tipo de pesca é para fazer? Fundeado, corrico, em estuarios, na rebentaçao, alto mar... Qual a disponiblidade financeira... Podes precisar dum barco de 5 m ou podes precisar de um barco de 10m, podes precisar de muito potencia ou pouca, etc etc etc etc etc....
Joao Carlos Sampaio
Mensagens: 28
Registado: sábado jul 09, 2011 10:06 am

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por Joao Carlos Sampaio »

Boa noite e obrigado por responder.

Sou o pai do João Carlos Sampaio

O gosto de andar de barco e pescar já vem de algum tempo tenho um semi-regido da marca Valiant 4.7 com motor de 18 HP 2 tempos.

Neste verão o João Carlos (meu filho) e eu fomos algumas vezes de barco com um amigo fazer pesca alto mar penso que 5 a 8 milhas ao fundo e foi muito viciante.

Por esta razão é que quero trocar o nosso semi-regido por uma embarcação mais seguro para fazer a seguinte pesca:

Barco entre os 5 a 7 metros
motor de 60 HP 4 tempos
Cabinado ou não
Largura o suficiente para estar fundeado e não balançar muito
Poder ser usado também em rio como por exemplo Rio Minho
Lotação entre 6 e 7 pessoas
tipo de pesca ao fundo e corrico
Valores talvez 8 mil euros mais o meu barco

Tentei ver vários sites e não descubro um local aonde posso tirar estas duvidas todas, por isso e através do meu filho (que é a principal razão de tentar comprar novo barco) peço a vossa ajuda.

Preciso mesmo da vossa ajuda, não tenho muita experiência das outras embarcações como por exemplo de fibra

Um grande abraço

Carlos Sampaio
Avatar do Utilizador
pesca no prato
Mensagens: 475
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por pesca no prato »

Ora deixa lá ver se eu consigo dar uma ajuda, dentro dos valores que apresenta deve ser difícil chegar a um cabinado com pelo menos 5 , pelo que tenho visto na net só um caso ou outro de barcos que vi à venda no norte do País. Agora com esse valor pode comprar um casco Fiframar que são bons, tem bom pontal e provavelmente dentro das medidas até 5 ou 5 metros é dos que tem a boca maior, ou seja, largo como deseja. Penso que tem pela frente um grande trabalho de pesquisa para ver se consegue um com negócio. Bem procurado e com motor a 2 tempos pode encontrar coisas engraçadas.

Deve sempre ter em atenção as distâncias dos portos de abrigo, a classe 5 não pode ir tão longe quanto deseja. Nesta matéria e antes de comprar, dê uma olhadela na legislação da náutica de recreio para ter uma ideia do que lhe estou a querer alertar e não posso deixar de dizer que tem de ponderar bem se se quer afastar da costa, devemos ter bom casco e motor.

Espero que possa fazer uma boa compra e que em breve coloque aqui as suas pescarias para o pessoal apreciar, já com o novo barco.

Fique bem

Nuno Fernandes
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por pedrolourenco79 »

ORa aí está alguma da informaçao mais detalhada... Como já referido com motor a 4 tempos por esses valores.... depende muito do estado do motor... ainda há pouco tempo me deram preço para um 40 cv novos e rondava os 8000 aerios "apenas". Pode começar por dar vista de olhos em www.olx.pt e terá alguma ideia de preços do que se vai vendendo por aí usado. Tentar semrpe experimentar o barco e de preferencia tentar que um bom mecanico dê uma vista de olhos ao motor. nessa zona o mar é um pouco traiçoeiro e todo o cuidado é pouco, por outro lado apesar de nao ser daí sei que os pesqueiros sao a distancias bem simpaticas da costa. A minha preferencia vai sempre em termos de conforto e um cabinado de 5.50 a 6m seria o que tentava procurar...

Boa sorte... :fixe:
Joao Carlos Sampaio
Mensagens: 28
Registado: sábado jul 09, 2011 10:06 am

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por Joao Carlos Sampaio »

Obrigado pelas respostas.

A estabilidade do barco no mar (pesca ao fundo por exemplo) tem haver com a lagura do mesmo e casco mais fundo ou plano?

Fico aguardar mais opniões para ajudar a tomar algumas decisões

Obrigado
Avatar do Utilizador
pesca no prato
Mensagens: 475
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Re: Melhores características barco pesca desportiva no mar

Mensagem por pesca no prato »

O abanar do barco só tem a ver com a ondulação ou vaga, no fundo todos abanam. Certo que existem cascos que tem de ser compensados com robaletes pelo seu formato ser casca de ovo, como o meu. Os planos abanam menos mas tem menos direcção. Existem diversos tipos de cascos que podes analizar e na net tens explicações ilustradas de forma a perceberes melhor o que te estou a dizer. O cascos mais recentes já são muito mais equilibrados por forma a ter o menor atrito possivel dentro do maximo de estabilidade. A unica certeza é mesmo de que com mar grande todos abanam, não sendo menos verdade que quanto maior for a boca da embarcação melhor a estabilidade. Dá uma olhadela nos cascos da Fibramar e depois vê outros que já ajuda a perceber. Só estou a Falar na Fibramar porque geralmente os cascos são largos e altos não para te influênciar, ok?
Responder