Surfcasting (linhas e montagens)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting (linhas e montagens)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por RuiMatias »

Olá a todos.
Tenho algumas dúvidas em relação a uma situação especifica no surfcasting.
Confesso que talvez por inexperiencia tenha começado a pescar com linhas muito grossas e que gradualmente tenho vindo a reduzir de diametros. Mas isto não se aplica a surfcasting. Porquê? Porque se meto chumbadas de 150-200g cada vez que lanço a linha rompe. Em relação a fio tenho comprado fios de boa qualidade e etc... Exemplo. Se ponho uma linha 0.30mono a fazer lançamentos com chumbadas pesadas... lanço meia dúzia de vezes e já era.
Alguem me pode ajudar? Vocês usam algum tipo de acessorio na chumbada para não massacrar tanto o fio no lançamento?


Abraço
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Rider »

Boa tarde Rui,

Pode estar a fazer algo de errado no lançamento,( largar o fio tarde de mais, por ex:), não tens ficado com cortes nos dedos??
Para ultrapassares essa situação, usa um shock leader ( chicote ) mais grosso de aproximadamente 12/15 metros. Ou compra o fio conico, já há venda em 15mts. Assim já poder usar e abusar do lançamento, e com sorte apanhar um peixe de porte sem problemas, a trabalhar bem com o carreto.
Eu neste momento estou a usar 0.26 e 0.28 no carreto e Shock leader de 0.26 a 0.57.
No entanto tb pesco directo com 0.30/0.35, e sem problemas, e em zona de alguma pedra. Com 150/160..até 180gr.
Experimenta o chicote.
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por tiagopacheco »

Da minha experiência com chumbadas a partir de 150g e um lançamento longo... Os fios de 0.30 Partem... 0.30 Directo claro está... E o 0.35 para se aguentar tem de ser bom e novo.

0.30 e fios para baixo só com chicote ...

Conheço um rapaz aqui que lança muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo mesmo por cima da cabeça, até 0.40 e 0.45 ´s directos parte de vez em quando com uma Surf Swing
Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por RuiMatias »

Por vezes fico com cortes.
Isto tambem se deve ao facto de me ter sido oferecida uma daiwa de 4.5m de 1900 e trocó-passo que é rija mas rija.
Até é dificil lançar sem quase deslocar o ombro.
Entretanto como não me dei bem com esta cana tenho usado uma mais pequena que não tem a dimensão exigiviel para surfcasting, mas não me massacra tanto.
O facto de querer reduzir o tamanho da linha é tambem para ganhar no lançamento.

Esse shock leader para unir à linha do carreto usa-se por exemplo o albright? Não vai criar demasiado atrito nos passadores o nó?

Abraço e obrigado pelas dicas
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por jsengxx »

Para surfcasting usar sempre um chicote.
Eu se não usas chicote perdia o material todo seja ele chumbo de 100 ate 180 gr!
Também e uma cestão de segurança! Pode ferir alguém se assertar com o chumbo.
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por jsengxx »

Rui matias,

Que Daiwa e essa? Tenho uma com 16 anos que adoro.
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por tiagopacheco »

Mete 0.25 , Arranja chicotes cónicos daqueles que vão de 0.23 a 0.57 por exemplo e dá um no entre os dois fios...e pronto.
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por jsengxx »

RuiMatias Escreveu:Por vezes fico com cortes.
Isto tambem se deve ao facto de me ter sido oferecida uma daiwa de 4.5m de 1900 e trocó-passo que é rija mas rija.
Até é dificil lançar sem quase deslocar o ombro.
Entretanto como não me dei bem com esta cana tenho usado uma mais pequena que não tem a dimensão exigiviel para surfcasting, mas não me massacra tanto.
O facto de querer reduzir o tamanho da linha é tambem para ganhar no lançamento.

Esse shock leader para unir à linha do carreto usa-se por exemplo o albright? Não vai criar demasiado atrito nos passadores o nó?

Abraço e obrigado pelas dicas

Ola Rui,

Gostava de saber que modelo e da daiwa?
Eu tenho aqui uma okuma solaris que também deve ter uns 15 anos, 4.20m e para mim e muito parabolica. Eu adoro canas rígidas. Se tiveres interesse em trocar e só dizer.

Se poderes manda algumas fotos da cana.

Cumprimentos,
João Soares
Responder