Surfcasting (linhas e montagens)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting (linhas e montagens)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por JoaoL »

isso por causa da pedra quando as chumbadas ficam presas se tiver o elastico sempre tens mais hipotese de a tirar da pedra e não a perderes
Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por RuiMatias »

jsengxx Escreveu:
RuiMatias Escreveu:


Ola Rui,

Gostava de saber que modelo e da daiwa?
Eu tenho aqui uma okuma solaris que também deve ter uns 15 anos, 4.20m e para mim e muito parabolica. Eu adoro canas rígidas. Se tiveres interesse em trocar e só dizer.

Se poderes manda algumas fotos da cana.

Cumprimentos,
João Soares
João, neste momento não tenho a cana comigo. Este fim de semana vou a setúbal e ponho fotos da cana.
Em relação à troca acho que é possível. Vou só experimentar mais uma ou outra vez... também pode ser falta de jeito meu.

Abraço

Ok Rui Matias,

Não sabes o modelo Daiwa .................... etc.. acção da cana etc...?
De pois diz qualquer coisa.

Imagem

Imagem

Peço desculpa pela demora mas não consegui antes.
Abraço
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por ruiformi »

Boas!
Aproveito o tópico para tentar esclarecer a seguinte dúvida:

Tenho vindo a pescar (de há muito pouco tempo para cá) com uma linha 0,36mm no carreto onde depois adiciono um fluor de 0,40mm nas montagens. Sem chicotes.
Não tenho tido problemas de perda de material na altura do lançamento. O problema não é esse.

O que sinto é que os lançamentos saem bastante curtos. Não estou a querer culpar o material, nem pouco mais ou menos, eu sei que a grande culpada é a falta de jeito.
Mas tenho lido que o uso de chicotes cónicos / linha do carreto mais fina fazem ganhar mais uns metros.
Além disso, não há grande sensibilidade quando se ferra um peixe :no2:
É só rebocar e pronto... 'tá em terra. Não dá grande pica!
(Note-se que o maior exemplar que apanhei tinha 8,900kg. Isso menos 8,200kg. Sim, é isso, tinha 700g) :hahaha:

Pergunta 1:
Sendo que a maioria dos cónicos usados (pelo que tenho lido) têm a extremidade mais fina de 0,2x mm, é um erro ir juntar cónicos ao meu actual 0,36mm, certo? Ficaria tipo.. descontinuado: 0,36 / 0,2x / 0,5x

Pergunta 2:
Será errado fazer montagens directas no chicote cónico? Ou até faz todo o sentido, e evita-se assim o uso de destorcedor e fio de diâmetro diferente extra, ajudando isso tb no ganho de alguns metros no lançamento?
Tentando adivinhar:
-Em pesqueiros de areia, pode-se montar directo no chicote.
-Em pesqueiros de pedra/mistos.. poder até se pode, mas corre-se o risco de perder a montagem E o chicote.

Estou a pensar bem ou nem por isso? :hummm:

Obrigado e boas pescas!!

Cumps
Rui
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

ruiformi Escreveu:Boas!
Aproveito o tópico para tentar esclarecer a seguinte dúvida:

Tenho vindo a pescar (de há muito pouco tempo para cá) com uma linha 0,36mm no carreto onde depois adiciono um fluor de 0,40mm nas montagens. Sem chicotes.
Não tenho tido problemas de perda de material na altura do lançamento. O problema não é esse.

O que sinto é que os lançamentos saem bastante curtos. Não estou a querer culpar o material, nem pouco mais ou menos, eu sei que a grande culpada é a falta de jeito.
Mas tenho lido que o uso de chicotes cónicos / linha do carreto mais fina fazem ganhar mais uns metros.
Além disso, não há grande sensibilidade quando se ferra um peixe :no2:
É só rebocar e pronto... 'tá em terra. Não dá grande pica!
(Note-se que o maior exemplar que apanhei tinha 8,900kg. Isso menos 8,200kg. Sim, é isso, tinha 700g) :hahaha:

Pergunta 1:
Sendo que a maioria dos cónicos usados (pelo que tenho lido) têm a extremidade mais fina de 0,2x mm, é um erro ir juntar cónicos ao meu actual 0,36mm, certo? Ficaria tipo.. descontinuado: 0,36 / 0,2x / 0,5x

Pergunta 2:
Será errado fazer montagens directas no chicote cónico? Ou até faz todo o sentido, e evita-se assim o uso de destorcedor e fio de diâmetro diferente extra, ajudando isso tb no ganho de alguns metros no lançamento?
Tentando adivinhar:
-Em pesqueiros de areia, pode-se montar directo no chicote.
-Em pesqueiros de pedra/mistos.. poder até se pode, mas corre-se o risco de perder a montagem E o chicote.

Estou a pensar bem ou nem por isso? :hummm:

Obrigado e boas pescas!!

Cumps
Rui
Sim estás a pensar bem...

0,36 é um exagero. Eu pesco com 0,20 ou 0,23. Atenção só em zonas de areia, em pedra esquece.

Podes colocar os estralhos no chicote. Agora pode não trabalhar tão bem, mas aqui as coisas também dependem do estado do mar, se pescas de dia ou de noite, etc.

Resumindo, 0,36 é muito, tens de baixar, para um diâmetro que bata +- certo com o chicote. Podes juntar estralho ao chicote, eu pesco assim muitas vezes, mas junto directo, a laçada no fio do chicote, sem outros acessórios.

:fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por drpauloalmeida »

Paulo Escreveu:
Sim estás a pensar bem...

0,36 é um exagero. Eu pesco com 0,20 ou 0,23. Atenção só em zonas de areia, em pedra esquece.

Podes colocar os estralhos no chicote. Agora pode não trabalhar tão bem, mas aqui as coisas também dependem do estado do mar, se pescas de dia ou de noite, etc.

Resumindo, 0,36 é muito, tens de baixar, para um diâmetro que bata +- certo com o chicote. Podes juntar estralho ao chicote, eu pesco assim muitas vezes, mas junto directo, a laçada no fio do chicote, sem outros acessórios.

:fixe:
É mesmo isso :fixe: :fixe: :fixe:

Se queres sentir bem o peixe tens que reduzir a espessura, a não ser que tires outro de 9Kg :hahaha: :hahaha:

Pessoalmente, a partir de Dezembro não uso linha do carreto tão fina mas é porque já sei o que me espera nos meus quintais, onde a distância não é um factor chave :join:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

drpauloalmeida Escreveu: Pessoalmente, a partir de Dezembro não uso linha do carreto tão fina mas é porque já sei o que me espera nos meus quintais, onde a distância não é um factor chave :join:
Idem idem... Tenho ali bobines para verão praia 0,22, verão zona mista / inverno 0,35 e 0,40 :fixe:
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por ruiformi »

Obrigado pelas respostas de "ambos os dois"! :D

Parece que aos poucos e poucos vou apanhando a lógica da 'coisa'!
Sendo que de momento só tenho uma bobine e, segundo os vosso conselhos, se calhar não é então a melhor altura para trocar de linha, visto que o Outubro já aí vem.
Por outro lado, os sítios onde mais pesco são a Praia do Norte, Praia do Sul e a Légua (o boss Paulo talvez conheça as praias visto que é daqui de perto), praias conhecidas pelas ondas fraquinhas (ou não :hahaha: ). Apesar de serem praias onde as correntes fortes e a rebentação longínqua 'obriga' a lançamentos longos, as linhas mais finas se calhar borram-se todas no Inverno. :hummm:

O mais certo é acabar por mudar o actual 0,36 para um 0,26 ou 0,28. É o meio termo. Que vos parece?
De qualquer forma não faço questão de ir pescar no meio das tempestades :nono:

Obrigado de novo e, já agora.. Parabéns pelo fórum/site Paulo!
Em nome de todos os iniciantes cheios de vontade de aprender, este sítio é uma fonte de conhecimento que não se encontra ao virar da esquina.

Acho que estamos todos de Parabéns:
O Paulo por ter tido a genial ideia;
Os novatos que colocam questões sem vergonha;
Os mais experientes e muito humildes membros que partilham os conhecimentos sem qualquer problema, e estão sempre prontos a ajudar!

Obrigado e boas pescas a todos!

(outro testamento :tecla: )
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

ruiformi Escreveu:Obrigado pelas respostas de "ambos os dois"! :D

Parece que aos poucos e poucos vou apanhando a lógica da 'coisa'!
Sendo que de momento só tenho uma bobine e, segundo os vosso conselhos, se calhar não é então a melhor altura para trocar de linha, visto que o Outubro já aí vem.
Por outro lado, os sítios onde mais pesco são a Praia do Norte, Praia do Sul e a Légua (o boss Paulo talvez conheça as praias visto que é daqui de perto), praias conhecidas pelas ondas fraquinhas (ou não :hahaha: ). Apesar de serem praias onde as correntes fortes e a rebentação longínqua 'obriga' a lançamentos longos, as linhas mais finas se calhar borram-se todas no Inverno. :hummm:

O mais certo é acabar por mudar o actual 0,36 para um 0,26 ou 0,28. É o meio termo. Que vos parece?
De qualquer forma não faço questão de ir pescar no meio das tempestades :nono:

Obrigado de novo e, já agora.. Parabéns pelo fórum/site Paulo!
Em nome de todos os iniciantes cheios de vontade de aprender, este sítio é uma fonte de conhecimento que não se encontra ao virar da esquina.

Acho que estamos todos de Parabéns:
O Paulo por ter tido a genial ideia;
Os novatos que colocam questões sem vergonha;
Os mais experientes e muito humildes membros que partilham os conhecimentos sem qualquer problema, e estão sempre prontos a ajudar!

Obrigado e boas pescas a todos!

(outro testamento :tecla: )
Obrigado Rui. Fico feliz por gostares do ambiente. :fixe:

Olha acerca da linha fina, por vezes também é um engano acharmos que não aguenta, isto claro se usarmos chicote, tivermos calma e falando de praias sem pedra.

Se pensarmos um pouco, quando o peixe está fora, digamos mais de 10/15 metros, quem trabalha mais é a cana (tipo mola), o fio nesta altura se for de boa qualidade, aguenta bem, mesmo um 0,20. Quando estamos com o peixe mais perto e apesar da cana continuar a trabalhar, a exigência no fio aumenta, principalmente quando se tem de puxar o peixe, mas nesta altura estamos a trabalhar com o chicote (um 0,40 ou 0,50). :fixe:

Eu quando mudo para mais grosso é para "trabalhar" mais à vontade, mas não tenho problemas no inverno se souber que o peixe está longe de meter as bobines com o fio fino. :fishcool:
Responder