Chumbadas

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

zedasdoradas
Mensagens: 23
Registado: quarta fev 02, 2011 1:34 am

Chumbadas

Mensagem por zedasdoradas »

:moca: Olá;
Vamos ver se alguem por aqui saberá o porquê e pode-me dar ou não uma explicação para que tal não aconteça.
Tenho vários moldes de chumbadas e de várias gramagens mas como não tinha nenhum de 60 gramas resolvi fazer um diferente dos que vieram dos EUA e fiz em gesso tudo bem mas qual é o meu espanto e poderão ver na foto que um dos lados da chumbada fica esburacado pois o chumbo ferve e causa isto,haverá alguem que poderá dizer o motivo e a solução,posso dizer que como as chumbadas são para uso próprio pouco importa aquele defeito mas por uma questão de perfeição gostaria que tal não acontecesse.
Grato pelas respostas
zedasdoradas
Anexos
IMG_0167.JPG
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por Rider »

zedasdoradas Escreveu::moca: Olá;
Vamos ver se alguem por aqui saberá o porquê e pode-me dar ou não uma explicação para que tal não aconteça.
Tenho vários moldes de chumbadas e de várias gramagens mas como não tinha nenhum de 60 gramas resolvi fazer um diferente dos que vieram dos EUA e fiz em gesso tudo bem mas qual é o meu espanto e poderão ver na foto que um dos lados da chumbada fica esburacado pois o chumbo ferve e causa isto,haverá alguem que poderá dizer o motivo e a solução,posso dizer que como as chumbadas são para uso próprio pouco importa aquele defeito mas por uma questão de perfeição gostaria que tal não acontecesse.
Grato pelas respostas
zedasdoradas
Eu também fiz um em gesso e acontece precisamente o mesmo. O amigo Soares já aparece por aqui é já te explica melhor.
O gesso necessita de ser cozido, isso deve-se á água que ainda tem. É preciso ter muito cuidado.
zedasdoradas
Mensagens: 23
Registado: quarta fev 02, 2011 1:34 am

Re: Chumbadas

Mensagem por zedasdoradas »

Eu também fiz um em gesso e acontece precisamente o mesmo. O amigo Soares já aparece por aqui é já te explica melhor.
O gesso necessita de ser cozido, isso deve-se á água que ainda tem. É preciso ter muito cuidado.[/quote]

Obrigado amigo vou esperar pela explicação já agora estou curioso pois sempre gostei de aprender para não errar novamente e mesmo com a minha idade todos os dias se aprende ainda
Um abraço
ruipereira
Mensagens: 93
Registado: sexta mar 28, 2008 11:39 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ruipereira »

Aquecer o gesso para que este perca a humidade é uma boa ideia e pode resolver o problema. No entanto o problema também pode ser causado pelo facto de o molde estar frio ou então não ter orificios para que o ar saia.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Chumbadas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Tópico movido, por se tratar de material.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Chumbadas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eu acho que o orifício por entra o chumbo deve ser pequeno, pois por esse mesmo local vai ter de sair o ar que está lá dentro e como ele é pequeno fica ar no interior da forma.

Faz uma experiência, quando estiveres a colocar o chumbo derretido no interior da forma, coloca com fio pequeno de forma que o ar consiga sair e depois diz o resultado.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
smokeme
Mensagens: 269
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por smokeme »

no meu molde isso só acontece na primeira fornada por o molde estar frio, como já sei as primeiras vão directas para a panela outra vez...
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Boas Zedasdoradas.

Bem companheiro, eu já expliquei isso num outro tópico relacionado com chumbadas, mas posso voltar a dizer, o molde de gesso tem de ser bem seco, até devia cozer um pouco ( deixa-se secar ao sol, um dia ou dois) e depois pode-se colocar num forno, ou em cima duma chapa com lume por baixo.

Se não se tiver este cuidado, ao vasar-mos o chumbo ele até pode referver e saltar tornando-se perigoso pois estamos ali em contacto com ele,o chumbo a centenas de graus ao entrar no molde provoca uma reacção que vai transformar a umidade do gesso em vapôr e isso é perigoso, é claro que referve sempre, mas ... se insistirmos vasando varias veses, (tendo cuidado em desviar-se ou proteger-se) o próprio chumbo vai cozendo o molde até que a certa altura já não fará esse referver.

Uns bons dias ao sol, serão no mínimo indispensáveis, repara que fazemos o gesso com uma boa parte de água, e ela não pode estar presente no vasamento.

Quanto ao furo que alimenta o molde, deverá ter 6/7 mm de diâmetro e um cone em cima, normalmente não será preciso um respirador mas, se não houver outra solução !

Isto para chumbadas de cerca de 100/150g

Boas pescarias :tecla:
Responder