pilado

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pilado"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: pilado

Mensagem por drpauloalmeida »

Não sei qual será a melhor maneira de os conservar mas o que faço é usar um balde com oxigenador numa zona fresca, se trocar de água de dois em dois dias eles duram duas semanas sem problema, convém é sempre que morre um tira-lo do balde, caso contrário morrem todos rapidamente.

Então e ninguém acha plausível a teoria de que as fêmeas é que sabem "boiar"?? :join:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: pilado

Mensagem por pedrolourenco79 »

drpauloalmeida Escreveu:Não sei qual será a melhor maneira de os conservar mas o que faço é usar um balde com oxigenador numa zona fresca, se trocar de água de dois em dois dias eles duram duas semanas sem problema, convém é sempre que morre um tira-lo do balde, caso contrário morrem todos rapidamente.

Então e ninguém acha plausível a teoria de que as fêmeas é que sabem "boiar"?? :join:
Oxigenaçao aos pacotes e pacotes, e agua sempre fria ( eu uso acumuladores ou garrafas de agua em gelo) é essencial para os conservar...

Quanto a essa teoria, nunca pensei no assunto mas parece-me ter alguma logica... Como disse anteriormente, ja tirei peixe com machos e com femeas, com pilados vivos e pilados mortos( o ultimo exemplar que tirei (4kg)foi com um pilado que ao 3º lançamento estava morto e morrido e mesmo assim o peixe foi la,e á 8 dias tive um peixe que me partiu o 0.40 tambem com o pilado morto morrido :122: ) inteiros e em chuchas, claros e escuros... O que é indispensavel é que eles andem la e com apetite para comer :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Preferencialmente uso femeas se as houver, e dependendo do pesqueiro (agua mais ou menos salobra)e da gramagem boia, tento adapatar o tamanho dos pilados em conformidade. OS pilados pequenos(relojinhos) sao bons para lançar longe, mas se a agua tiver pouca salobridade morrem num instante. Os maiores limitam muito o lançamento mas aguentam muito mais dentro de agua menos salobra. Os grandes tipo sapateiras só mesmo para chuchas e mesmo assim so em ultimo caso hehehehehe, isto claro falando em pesca apeada á boia :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: pilado

Mensagem por drpauloalmeida »

pedrolourenco79 Escreveu: Preferencialmente uso femeas se as houver, e dependendo do pesqueiro (agua mais ou menos salobra)e da gramagem boia, tento adapatar o tamanho dos pilados em conformidade. Os pilados pequenos(relojinhos) sao bons para lançar longe, mas se a agua tiver pouca salobridade morrem num instante. Os maiores limitam muito o lançamento mas aguentam muito mais dentro de agua menos salobra. Os grandes tipo sapateiras só mesmo para chuchas e mesmo assim so em ultimo caso hehehehehe, isto claro falando em pesca apeada á boia :fixe:
Por acaso não tenho problemas com salobridade, pois pesco essencialmente em Aveiro mas é muito interessante o que dizes. Estamos sempre a aprender :fixe: então sobre pesca à bóia....

Já agora, quando iscas com ele vivo, ou melhor, inteiro :twisted: , quando queres lançar um pouco mais longe, usas linha de silicone ou é ao natural?

Para fazer as chuchas só utilizam meia de vidro ou há alternativas?

E finalmente anzol, eu uso um muito idêntico com o apresentado abaixo, nº 2/0 por ai, quem me ensinou a pescar com pilado (bóia e embarcada) usava estes e por falta de comparação sempre usei estes... quais são as vossas escolhas, modelo e tamanho :join:
Anexos
Anzoli pó piladex
Anzoli pó piladex
Anzol_pilado.JPG (1.92 KiB) Visto 257 vezes
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: pilado

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas o anzol que uso por norma é identico a esse para os robalos... No caso de ser para douradas ou para os "tarolos" aí nao facilito e uso os chinu 2/0 da maruto... Sao grossos, matam um pouco mais o pilado, mas nao ha nada que abra ou parta aquilo e tem um bico que minha nossa...
Em relaçao á salobridade a ria é um ecossistema diferente daqui do estuario do douro , principalmente devido ás dimensoes, e no nosso caso a salobridade da agua tem sem duvida muito efeito na resistencia do caranguejo...
Amarrar pilado só mesmo em chuxa. Inteiro é iscado sempre sem qualquer amarraçao, usando até boias de 60 gr para lançar muitos, muitos metros e talvez apenas se soltem uns 5 % no maximo. Claro que o tipo de lançamento tem influencia na manutençao ou nao do caranguejo no anzol apos o lançamento. Pessoalmente com ele inteiro prefiro iscar junto ao 2º par de patas traseiro pois parece-me mais resistente, mas claro que por vezes temso que tentar iscar de outras formas como a apresentada :fixe:
Em caso da chuxa uso sim a meia ou por vezes vai mesmo amarrado apenas sem meia. Nao aguenta tanto nos lançamentos mas gosto muito dos resultados :fixe:
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: pilado

Mensagem por Humbfish »

pedrolourenco79 Escreveu: Por norma só as femeas sao "boas" para pescar, pois sa omais atrativas ao peixe, no entanto quanto peixes ja nao se tiraram com machos? Sao manias, para mim pesco com femeas pois é o que arranjo, mas se só houver machos no cabaz, de certeza que nao fico sem pescar :fixe: :fixe: :fixe:
Não tenhas dúvidas que é mesmo assim Pedro e ultimamente bem tive a prova disso, até mortos eles comem, é preciso é ter a água a trabalhar e lançar para o sítio certo ;)

Abraço,
Humberto.
edyguerrero
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 19, 2011 7:06 pm

Re: pilado

Mensagem por edyguerrero »

Boas
O Pilado não se pode cortar snão morre e não trabalha. colocas o enzol entre a 2 e a 3 pata ( a contar do lado oposto as tenazes) e a sair na carcaça. o mais curto possivel para não o matar.

Abraço
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: pilado

Mensagem por pedrolourenco79 »

edyguerrero Escreveu:Boas
O Pilado não se pode cortar snão morre e não trabalha. colocas o enzol entre a 2 e a 3 pata ( a contar do lado oposto as tenazes) e a sair na carcaça. o mais curto possivel para não o matar.

Abraço

Logicamente que quando se corta o pilado ele morre.... no entanto para fazer uma chuxa é preciso matar o pilado! :pau:
RiCaRdOcAsTrO
Mensagens: 40
Registado: quinta abr 28, 2011 11:19 pm

Re: pilado

Mensagem por RiCaRdOcAsTrO »

Boas pessoal!
O que vou relatar aconteceu-me no ano passado!
Cheguei a loja de pesca e bota a comprar uns pilados, preferência os mais pequeninos e reguilas!
Cheguei ao spot lá armo a minha energy e o seu inseparável twin power, grande fezada para aquela noite...
Isco o primeiro piladinho e bota pra água... Lá vai o pilado a voar, qd caí na água fez um som estranho... Recolho a linha e para minha admiração o pilado tava com a carapaca aberta ao meio...pois todos os que mandei a seguir aconteceu o mesmo, morriam logo e acabou-se a pesca!
Já aconteceu isto a alguém? Eram todos fêmeas mas estavam secos, nem ponta de ovas...na minha opinião foi mesmo por estarem secas que aconteceu abrirem... :huuum:

Que dizem?

Abraços e boas pescas!
Responder