Fataça com buldo, qual o melhor material?

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fataça com buldo, qual o melhor material?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por cable-man »

Bem, como nao percebia mesmo um corno desta pesca, fui a uma loja e pedi que me vendesse o material.

Pois bem, Comprei uma cana browning com acçao leve, 30g, um carreto levesito com ratio de 5.2/1 e uma linha de 0.25 de 11Kg, monofilamento.

Em vez de um buldo o homem recomendou uma coisa parecido com as boias de peso no fundo, aquilo so com 30g voa que mete respeito!!
A vantagem é poder usar-se canas com acçao mais leve para lançamentos com a mesma distancia, e consequente menor peso.

As medalhas escolhi 5 das que o homem mais vende.
Uma com medalha branca as bolinhas pretas, outra com medalha branca as bolinhas vermelhas, outra com medalha vermelha reflectiva, outra com medalha prateada reflectiva.

Fui para o local apropriado, montagem feita... 2cm de coreana em cada bico da fateixa e la vai disto...
E pa, aquilo voa mesmo bem, faz de facto lançamentos muito longos para o peso.
A primeira tentativa... la vem o bicho, mas morde e deixei fugir... como dizia o meu avo, quem nao sabe fxxer ate os tomates estorvam.

Meter isco outra vez, volta a mandar... e volta amandar... e volta a mandar... la para o 15º lançamento la agarra a gaja outra vez!!!!
Esta veio :)
Depois ainda deixei fugir mais uma, mas foi mais o menos nao minha culpa, porque a corrente estava atrazer muita lenha e a especie de boia cruzada com buldo vinha ja agarrada a um ramo de uma arvore qualquer que la vinha a boiar... nao deu para ferrar em condiçoes.

Amanha, Golega com o material!!
Nao me escapam!!!!!
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por cable-man »

ainda nao dei bem com tecnica da coisa...

Apesar de ter trazido 2 peixitos, uns 20 metros ao meu lado a senhora que la estava levou mais de 10.
Bem verdade que quando cheguei, ja la estava e nao sei quantos tinha pescado antes nem em quanto tempo, mas mesmo assim tinha o cesto cheio quando se foi embora. E so no tempo que la estive apanhou uns 5.

Ainda me escapa qualquer coisa, creio que seja a porra da medalha, ou a forma de meter as postas de coreana na fateixa...
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por Mario Fialho »

Boas companheiro,mas estás a usar buldo? Se não mostra uma foto do que usas a diferençpa pode andar por aì.

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por cable-man »

Creio que a diferença entre um buldo e outro qualquer objecto que se atire a mesma distancia e tenha as mesmas caracteristicas de flutuaçao, seja apenas estetica.

Mas nao estou a usar um buldo, como disse acima, estou a usar um dart caster. Uma especie de buldo crusado com boia :)
Um destes:

Imagem
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por Mario Fialho »

E tambem vem à superficie? e qual a distancia entre esse "foguetão" e a medalha? :hahaha: :hahaha:

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por cable-man »

Esse da foto ate é dos semi afundantes.
Mas o que estou a usar é flutuante mesmo, vem a tona da agua.

Tenho um estralho de mais o menos 120cm, mais coisa menos coisa, desde a ponta de baixo do caster ate a ponta da argola da medalha.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por krazy_dude »

Ola amigo,
Então tens-te safado? já vi que já tiraste uns peixinhos...
Quero agradecer da minha parte, pois fizeste as perguntas aqui no forum, e quando foste pescar depois comentas-te o resultado e isso é interessante, não só para quem está a começar, como para todos :fixe:
Vai contando as tuas experiencias pescatorias e ajustando as coisas conforme o pessoal que percebe dessa tecnica te ensina,
Em breve estas aqui a dizer que tiraste mais uns quantos, pelo menos é o que eu te desejo :fixe:
Abraço e boas pescarias
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Fataça com buldo, qual o melhor material?

Mensagem por cable-man »

Vamos la entao:

Cana Browning ambition de 420cm, acçao ate 30g = 75 Euro
Carreto LineaEffe Rapid 40FD = 32,50 Euro
Linha principal 0.25mm, 11Kg, (Tasima ou Massima ou uma ssima qualquer que nao me lembo o nome) = 15 Euro
Dart Caster 32g = 4,40 Euro
Medalha prateada com bolinhas vermelhas = 2 Euro
Coreano = 2,5 euro
Cadeira com suporte para garrafa de cerveja = 15 euro.

Os preços sao o que me lembro mais o menos, e nao garanto que sejam exactamente estes. Mas da sempre para ter uma ideia do valor de material envolvido.

Resultado hoje:
Imagem
Responder