Chumbadas vs Peso

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas vs Peso"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Chumbadas vs Peso

Mensagem por lostsoul »

Sinto-me roubado e de certo modo fui roubado descaradamente e mais que uma vez :evil:
Ja alguma vez se deram ao trabalho de pesar as chumbadas que compram?
Nao, entao aconselho a que o façam pois eu fiz e nao gostei do que vi.
Já basta enganarem o indegena nos fios e anzois e outro material , agora até nas chumbadas :? kum um katano :evil: ](*,)
Devido a saida de sabado passado tive repor algum do stock de chumbadas e comprar umas mais pesadas pois o estado do mar indicava-me que seria necessario 8) , vou dai e compro umas chumbadas respectivamente 150,180,210grs e mais umas de peso inferiores.
Chego a casa e vou arrumar as chumbadas no respectivo lugar e aproveito e arrumo umas que andavam por ali soltas, como o peso já nao e visivel vou buscar uma balança e toca de pesar as ditas.
Um roubo chumbadas de 75,93,44grs supreendido com tal pois as chumbadas que compro sao sempre de pesos certos tipo 20,30,50,70,80,100,120,150,180,200 grs e por morbida curiosidade vou pesar as que tinha comprado e pesavam respectivamente 142,171,190grs. :shock: Mas afinal o que é isto já nao se pode "confiar" nem nas indicações de peso das chumbadas :shock:
Acreditem que se compram muitas chumbadas faz diferença nos € e na performance da nossa pesca. :roll:
Pesem as chumbadas na loja se puderem assim podemos confrontar o vendedor. :twisted:


Mas sinto-me roubado kum um katano :lol:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Primeiro tens de ter a certeza de como pagas o chumbo, se é à peça se é ao peso.
Se for à peça, eventualmente poderás estar a ser enganado.
Se for ao peso não, já que pagas a "x" o kilo e só pagas o peso que levas. O engano aqui é só pensares que estás a pescar com 210grms e afinal a chumbada só tem 190grms.
Certo? 8)
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

tirei as mesmas conclusoes do ramiro, isso deve ser tramoia do fabricante das chumbadas, ás tantas até o vendedor está a ser enganado.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Há locais onde se vendem as chumbadas à peça, e aí é que poderá haver tramóia.
Aqui na Lourinhã, por exemplo, vendem-nas a peso. Eu simplesmente agarro num saco e ponho lá dentro as chumbadas que quero, com os pesos misturados. E quando vou pagar, é pesado o saco e pago o peso.
Julgo que o lojista também as comprará assim.
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

neste caso já paguei a chumbada e a peso.
de qualquer das formas acabamos por ser enganados de uma forma ou de outra, isso é que é chato :?
se for a peso menos mal o problema é so estarmos a ser egandos no peso da chumbada, mas quando nao é assim.
de qulquer das formas é so um alerta pra população ca do sitio :lol:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Por acaso não pesaste naquela balança do Sabado?
é que essa rouba mesmo pelo menos 455 gr :lol:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Sabem que às vezes pode nem haver maldade. Friso às vezes porque bem sabemos que há de tudo. Mas passo a explicar.
Havia aqui na zona um sujeito que fabricava chumbadas e elas eram excepcionalmente bem feitas, sem rebarbas, lisinhas, enfim... perfeitas. E outra diferença era que o olhal (argola) da chumbada era feito com fio de cobre grosso, o que prolongava a vida da chumbada, caso não a perdêssemos, já que não oxidava/apodrecia, o que acontece com a grande maioria das outras chumbadas por aí feitas, que depois acabam por partir o olhal (que até pode ser perigoso no surfcasting). Mas concluindo, este olhal em cobre grosso acabava por encher mais espaço dentro da chumbada, e como se sabe o cobre é muito mais leve que o chumbo, e apesar do molde da chumbada ser por exemplo de 160grms, no fim acabava por pesar menos 5 a 10grms, conforme a quantidade de cobre encastrado no chumbo. Mas pronto, neste caso nunca veio mal ao mundo porque era tudo pago a peso. :wink:
Responder