Engodo

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodo"
na nova versão do site.

Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Engodo

Mensagem por Andr3_Magnata »

Boas pessoasl!
Este topico nasce no seguimento de algumas questoes que me têm surgido apos ler o forum.
Andei ai a moer o pessoal para que me explicassem como funcionava o sistema de engodagem na costa. Ja me mostraram! :fixe:
O que, depois de ler, me trouxe outra pergunta:
Um utilizador disse "depois depende do peixe alvo. um engodo para robalo é diferente para sargo ou para peixes planos". Portanto, será que alguem me poderia dizer as diferenças e quem sabe, algumas bases para receitas de engodo? :join:

Estou ansioso por perceber esta tecnica para poder colocar em pratica ja na proxima ida á noite. :music:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Engodo

Mensagem por Panca »

Andr3_Magnata Escreveu:Boas pessoasl!
Este topico nasce no seguimento de algumas questoes que me têm surgido apos ler o forum.
Andei ai a moer o pessoal para que me explicassem como funcionava o sistema de engodagem na costa. Ja me mostraram! :fixe:
O que, depois de ler, me trouxe outra pergunta:
Um utilizador disse "depois depende do peixe alvo. um engodo para robalo é diferente para sargo ou para peixes planos". Portanto, será que alguem me poderia dizer as diferenças e quem sabe, algumas bases para receitas de engodo? :join:

Estou ansioso por perceber esta tecnica para poder colocar em pratica ja na proxima ida á noite. :music:
Receitas de engodo não é comigo nunca fiz nenhum por isso aguarda que alguém te dará as melhores receitas para os vários peixe alvo :boia:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Engodo

Mensagem por FILIPEPC »

Não te posso ajudar, pois nunca gostei nada de engodar. Abraço.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Engodo

Mensagem por ffgsoares »

Engraçado porque me convidaram para uma pescaria aqui em Santa Cruz agora para um destes dias e também me falaram em engodar na praia. :hummm:
Eu nunca usei essa técnica de engodar, a não ser para a bóia, e esse engodo era só de sardinha bem triturada umas veses com mistura de areia, outras só mesmo a sardinha e água.
Abraço e boas pescas :tecla:
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Engodo

Mensagem por zezinho »

Boas
Não percebo muito do assunto mas aqui http://www.pescador.com.pt/pesqueiro.php?id=19 tem algumas receitas e não sei se todas mas algumas tem o peixe alvo.
Boas pescarias :fixe:
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Engodo

Mensagem por Andr3_Magnata »

Boas!
Obrigado pelo feedback. Vou ver essas receitas. :fixe:
Avatar do Utilizador
cesar luis
Mensagens: 182
Registado: sábado set 18, 2010 5:47 pm

Re: Engodo

Mensagem por cesar luis »

boas amigo,o que lhe quiseram transmitir, e que para o robalo,nao precisa de moer tanto a sardinha,para o sargo ja tem que ser bem moida,visto que e um peixe mais desconfiado a comer :fixe:
Andr3_Magnata Escreveu:Boas pessoasl!
Este topico nasce no seguimento de algumas questoes que me têm surgido apos ler o forum.
Andei ai a moer o pessoal para que me explicassem como funcionava o sistema de engodagem na costa. Ja me mostraram! :fixe:
O que, depois de ler, me trouxe outra pergunta:
Um utilizador disse "depois depende do peixe alvo. um engodo para robalo é diferente para sargo ou para peixes planos". Portanto, será que alguem me poderia dizer as diferenças e quem sabe, algumas bases para receitas de engodo? :join:

Estou ansioso por perceber esta tecnica para poder colocar em pratica ja na proxima ida á noite. :music:
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Engodo

Mensagem por Mario Fialho »

Boas camarada,a meu ver a principal diferença para mim no engodo para sargos e robalos é a seguinte: Eu utilizo engodo de sardinha para os dois,só que no engodo para os sargos não ponho as cabeças e as espinhas e trituro muito bem até ficar tudo desfeito,enquanto para os robalos não desfaço tanto de modo a aparecerem alguns bocados com 1 a 2cm.
quanto à questão de mais água ou menos água vai depender do mar, mar calmo mais água e menos engodo de cada vez com mares mais mexidos pode ser mais espesso e levar areia da praia para que afunde melhor e fique na zona em que estamos a pescar, atenção a areia deve ser adicionada seca para que absorva melhor a gordura da sardinha.
Isto é para a bóia, na pesca ao fundo na praia tambem podes engodar aos robalos moendo a sardinha juntamente com areia seca e fazendo umas bolas com a mistura para atirares para o mar, esta é uma pesca para engodares dois dias e ires pescar ao terceiro, mas cuidado se alguem te vê aproveita-se do teu trabalho.
Todos os tipos de engodagem requerem prática porque hà vários factores a ter em conta.
Abraço

Mario Fialho
Responder