Engodo

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodo"
na nova versão do site.

Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Engodo

Mensagem por Mario Fialho »

Boas, eu utilizo um pisa ou moedor em inox que comprei numa casa de pesca :moca:

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Re: Engodo

Mensagem por costaprata »

Para a moer inteira um picador 123 faz o trabalho na perfeição.

Se se quiser fazer o engodo só no local, há que tirar primeiro a espinha e cabeça para depois moer manualmente.

É assim que faço, apesar de não ter usado engodo nas últimas vezes que fui.

Agora no Verão, com as águas mais quentes, é mais fácil atrair os "indesejáveis". Apesar de ir sempre prevenido, só uso engodo caso não haja o mínimo "movimento" (refiro-me à pesca do sargo, nomeadamente, que é a que faço mais, à bóia).

Abraço
trindade.pt
Mensagens: 116
Registado: terça ago 31, 2010 9:09 pm

Re: Engodo

Mensagem por trindade.pt »

A ver se consigo ajudar até porque faço essa pesca com regularidade, o engodo é diferente se o alvo são os robalos ou bailas (mais grosso), ou os nossos amigos carapaus e sargos (mais fino).

Como pesco essencialmente a engodar aos carapaus , faço o engodo o mais fino que posso ( não uso espinhas , nem cabeças e escamo a sardinha antes de moer ) , e adiciono água para ficar ainda mais diluído , engodo aos pés num fundãozito ( essencial ver o mar na maré vazia ), e pesco com "metralha" iscando os anzóis com sardinha e camarão. A quantidade de engodo que uso normalmente para uma noite de pesca é de 5/6 kg´s, e vou engodando á medida que percebo se o peixe entra ou não.
Se o peixe não entra , carrego um pouco mais de engodo, se o peixe entra bem,......engodo só o mínimo indispensável para manter o peixe no pesqueiro.

Faço esta pesca em Santa Cruz , Porto Dinheiro, Porto de Barcas, etc,etc,.....ás vezes resulta bem ( 40/50 carapaus ou mais ) , outras vezes nem por isso,......pelo meio aparecem uns robalos, bailas ,......solhas,.......e embora raramente DOURADAS.
Agora é "ateimar" e ir aprendendo com a experiencia,........mais importante que o engodo é a escolha do pesqueiro,.....pois se mal escolhido , engodar pode ser a pior solução,.......engodo a correr é um desastre , temos de garantir que o peixe vem comer onde nós queremos.
Um boa solução é meter uma chumbada pequena e ver se o mar corre , e só depois decidir onde engodar,......espero ter ajudado, Abraço e boas pescarias.

A partir de sexta lá estarei,.......á espera dos amigos carapaus.
Responder