ler o mar

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ler o mar"
na nova versão do site.

ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

ler o mar

Mensagem por ruiromeu »

boa tarde companheiros...
pode ser uma dakelas questões muito vagas para responder.fazer um leitura correta do mar pode ser essencial numa jornada de pesca.
se alguem me podesse dar umas dicas como fazer a leitura do mar para descobrir onde estao os fundões correntes.etc
é que eu nesta materia sou mesmo um zero á esq.
e na paesca a boia qual é a melhor maneira para descobrir a fundura deve estar o estralho?
desde já muito obrigado
abr
Rui Romeu
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Panca »

Boas Rui, se deres uma vista de olhos pelo forum vais encontrar alguns tópicos com esses temas e poderás tirar as tua conclusões :wink:
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: ler o mar

Mensagem por pedrodasilva »

ruiromeu Escreveu:boa tarde companheiros...
pode ser uma dakelas questões muito vagas para responder.fazer um leitura correta do mar pode ser essencial numa jornada de pesca.
se alguem me podesse dar umas dicas como fazer a leitura do mar para descobrir onde estao os fundões correntes.etc
é que eu nesta materia sou mesmo um zero á esq.
e na paesca a boia qual é a melhor maneira para descobrir a fundura deve estar o estralho?
desde já muito obrigado
abr
Rui Romeu




Caro amigo, confesso que partilhamos as mesmas duvidas, confesso que já fiz uma pesquisa pelo forum e não consegui resposta para essas perguntas,(provavelmente por azelhice minha...lol)...
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Ramiro »

pedrodasilva Escreveu:
ruiromeu Escreveu:boa tarde companheiros...
pode ser uma dakelas questões muito vagas para responder.fazer um leitura correta do mar pode ser essencial numa jornada de pesca.
se alguem me podesse dar umas dicas como fazer a leitura do mar para descobrir onde estao os fundões correntes.etc
é que eu nesta materia sou mesmo um zero á esq.
e na paesca a boia qual é a melhor maneira para descobrir a fundura deve estar o estralho?
desde já muito obrigado
abr
Rui Romeu

Caro amigo, confesso que partilhamos as mesmas duvidas, confesso que já fiz uma pesquisa pelo forum e não consegui resposta para essas perguntas,(provavelmente por azelhice minha...lol)...
Se forem a esta secção do fórum e lerem o dois primeiros tópicos, já dá uma ajuda:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=2
Mas nada como praticar e/ou ter alguém que dê umas luzes ao vivo e a cores. :pay:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Panca »

Ramiro Escreveu:Se forem a esta secção do fórum e lerem o dois primeiros tópicos, já dá uma ajuda:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=2
Mas nada como praticar e/ou ter alguém que dê umas luzes ao vivo e a cores. :pay:
Ramiro da maneira que está explicado é como se estivesse-mos na praia com um grande pescador :fixe:
ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

Re: ler o mar

Mensagem por ruiromeu »

eu já tinha visto esse post
a minha maior duvida :moca: é identificar os fundoes bancos de areia etc olhando para a movimentação do mar
o que eu pedia era algumas dicas sobre a movimentação do mar que identifique que a li está um fundão ao banco de areia
obr
abraço
Rui Romeu
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Andr3_Magnata »

ruiromeu Escreveu:eu já tinha visto esse post
a minha maior duvida :moca: é identificar os fundoes bancos de areia etc olhando para a movimentação do mar
o que eu pedia era algumas dicas sobre a movimentação do mar que identifique que a li está um fundão ao banco de areia
obr
abraço
Rui Romeu
Ora nem mais.
Aí está uma duvida que tambem eu gostaria de ver esclarecida. Tenho-me fartado de olhar para o mar, mas sem as devidas indicaçoes sobre o seu comportamente, nao chego la. Apesar do post do Sr Ramiro estar muito bom. :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: ler o mar

Mensagem por drpauloalmeida »

Pois mas melhor explicado só a vivo e a cores...

Os fundões normalmente caracterizam-se por terem águas mais escuras (=mais fundas) e onde (caso tenha vaga a formar-se antes) a vaga perde força ou até desaparece.

Coroas de areia é onde normalmente faz rebentação e espuma.

Uma leitura cuidada dos tópicos referidos, atento aos pormenores e no intuito de tirar dúvidas e não de procurar uma teoria sobre ler o mar...
Responder