Nó chicote-linha

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nó chicote-linha"
na nova versão do site.

jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Nó chicote-linha

Mensagem por jsengxx »

Ola,

Ultimamente tem me rebentado muita linha ao fazer o lançamento, o nó do chicote com a linha fica preso em um dos passadores. Já tenho usado chicotes cónicos e é a mesma coisa. Uso o uni uni knot.

O que fazer com este problema?
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por drpauloalmeida »

Ou os passadores são realmente muito pequenos para os diâmetros de linha que estás a utilizar ou o nó está mal feito.

Eu uso este:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =10&t=3754

o apresentado pelo mestre Ramiro, em que o multi será a linha de menor espessura.

só me partiu uma vez pelo nó e não foi no lançamento :no:
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por jsengxx »

O problema não e do nó, este esta bem feito. O problema e mesmo o nó ficar preso em uns dos passadores.
Vou experimentar outro no que consiste em um uni knot a volta do chicote e apertar e depois em vez de dar um nó no chicote para depois puxar os dois um contra o outro vou aquecer a ponta do chicote 0.60mm com isqueiro, vai ficar com uma ponta tipo bola e depois e só puxar a linha madre e o chicote para juntar o uni knot junto a essa bola.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por drpauloalmeida »

Experimenta este que te aconselhei, a tua sugestão não sei até que ponto não irá fazer uma "bola" maior que o nó.

Olha, eu uso este nó no carreto de corrico, em que tenho multi 0,19mm e chicote 0,45mm e é de longe dos nós mais finos que conheço...

Nada como ir tentanto várias formas, os spinners usualmente usam o nó allbright (espero não estar a espalhar-me ao comprido :hahaha: ) que também é bastante suave a sair da ponteira, mas eu como uso chicote muito grosso não gosto do resultado final..
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por jsengxx »

Já fui experimentar o chicote com o ´´novo´´ nó mas foi a mesma coisa. Quando carrego mais a cana o no acaba por embater conta um dos passadores e traz adeus material. Montei um chicote conico de 0.23-0.57 e mais 2 lançamentos e tento carregar mais a cana a traz o mesmo resultado.

Acho que vou comprar uma bobine com fio cónico de 300m sem nós. Só tenho medo de depois ficar preso em alguma coisa e traz adeus fio cónico mas como só costumo pescar e fundos com areia vou arriscar.
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por luis amaral »

A prender penso que sera sempre no ultimo passador, o da ponteira. Nao sera muito mais barato e simples mudar esse passador?
A mim e a muitos amigos com quem faço surfcasting nao e nada habitual isso acontecer :hummm: :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por Ramiro »

Deve haver por aí algo mal feito, já que o nó multi-nylon indicado quando bem feito fica bastante discreto, e quanto a resistência nem se fala. Para unir nylon com nylon e quando os diâmetros não são demasiado diferentes uso o vulgar nó de sangue e funciona bastante bem.
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Nó chicote-linha

Mensagem por jsengxx »

O problema esta resolvido.
O nó do chicote ao enrolar na bobine tem de ficar sempre no topo da bobine, se ficar ao meio ao no fundo da bobine vai levar algumas voltas com ele durante o lançamento e depois traz....
Agora tenho cuidado de sempre por o nó no topo da bobine. Já fiz uns 40 lançamentos e sempre a bombar :)
Responder