Pesca com barco de recreio AVEIRO

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca com barco de recreio AVEIRO"
na nova versão do site.

w0f
Mensagens: 110
Registado: sexta jul 20, 2007 12:08 am

Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por w0f »

Boas tardes
Após 999999 tentativas de telefonema com a capitania de Aveiro, sem a possibilidade de me deslocar lá de momento, aproveito para perguntar aqui no forum.
Tenho visto na zona da Torreira, Murtosa, 2 ou 3 barcos perto de 3 metros, com 2 pessoas, a pescar com barcos de borracha.
Há uns 2 / 3 anos comprei um barco desses de borracha de recreio na decathlon, modelo fish hunter, é necessário algum tipo de registo ou licença sem ser a de pesca embarcada para poder pescar?
Seguro / Palamentaé necessário? Já reparei que eles nao usam nada disso, nem coletes, e nas zonas em que pescam tem muito pouca corrente, a uns 25 metros da margem.
Obrigado
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por drpauloalmeida »

Decreto-lei nº124/2004 de 25 de Maio, tens lá toda a informação que necessitas.

Seja qual for a embarcação, denomina-se embarcação de recreio, todo o engenho ou aparelho, de qualquer natureza, utilizado ou susceptivel de ser utilizado como meio de deslocação de superfície na água em desportos naúticos ou em simples lazer.

Dito isto, esses barcos pneumáticos também têm que estar de acordo com a lei, será uma embarcação da classe 5 a princípio, onde é necessário seguro, palamenta e carta de marinheiro. Há quem diga que para motores abaixo de 6Cv ou se for de comprimento fora a fora inferior a 2,5m que não necessita de carta. Mas na lei, nada disso é referido...

Finalizando, se esta a pescar numa embarcação, terá que ter obrigatóriamente a licença de pesca embarcada, mesmo que esteja atracado ao cais :join: :join:

Corrijam-me se estiver enganado, mas esta é a minha avaliação da lei.
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por carekapt »

drpauloalmeida Escreveu: Finalizando, se esta a pescar numa embarcação, terá que ter obrigatóriamente a licença de pesca embarcada, mesmo que esteja atracado ao cais :join: :join:

Corrijam-me se estiver enganado, mas esta é a minha avaliação da lei.

Da maneira que 'eles' andam, até se tivermos em cima de um bidon de plástico de 200L a flutuar com uma cana de molho, vêem logo implicar...
E é escusado dizer que estávamos sentados em cima do bidon na praia e que adormecemos com a enchente...não vão em cantigas :join:


cumps,
carekaPT
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por drpauloalmeida »

carekapt Escreveu:
Da maneira que 'eles' andam, até se tivermos em cima de um bidon de plástico de 200L a flutuar com uma cana de molho, vêem logo implicar...
E é escusado dizer que estávamos sentados em cima do bidon na praia e que adormecemos com a enchente...não vão em cantigas :join:



:hahaha: :hahaha: :hahaha: :122: :122: acredita, eles andem ai que nem cães
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por pfzeca »

Boas

Não andam que nem cães, mas sim a fazer o trabalho deles que na minha opinião ate deveria haver mais fiscalização.

Se não houver fiscalização apertada ( para todos, inclusive os profissionais), nunca mais saimos desta miseria e não se mudam mentalidades.

Desde que saiu as licenças nunca fui abordado, nem na pesca apeada nem na pesca embarcada, e olhem que pesco muitos dias.

Os profissionais tb já começam a sentir na pele a fiscalização, ainda esta semana um barco aqui na berlenga tinha redes em plena reserva , foi apanhado, pagou multa e ficou sem as redes.


Por isso quere-se mais fiscalização , mais multas e mais pesadas !

Abraço
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por pfzeca »

Continuando,

Até eu não cumpro a lei, não tenho problemas em assumir, pois total de 10 kgs por pescador eu não cumpro até ao dia que for apanhado, depois claro vou começar a cumprir, e como eu muitos outros.

Em relação por exemplo as medidas do peixe ai as coimas até deviam ser 5x maiores, não tem qualquer tipo de perdão apanhar peixe que nem sequer ainda se reproduziu uma unica vez.

Esta é a minha maneira de ver a pesca, espero que não me julguem por estas palavras .

Abraço
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por drpauloalmeida »

caro colega, andem ai que nem cães é uma força de expressão....

eu sou da mesma politica, apenas com uma diferença, eu cumpro a lei em todas as situações!

Em relação ao aumento da fiscalização, claramente que sim, eu acho que deveria haver muito muito mais fiscalização.

Mas temos que ver uma coisa, ser abordado pela PM, como já fui várias vezes, estando apeado numa zona onde é proibido pesca embarcada e estarem 5 barcos em "faina" acha que não devo critica-los, quando andam à caça à multa fácil??

Fiscalizar é fácil, agora fiscalizar em condições e equalitativamente já não é para todos..
Última edição por drpauloalmeida em terça jun 28, 2011 9:54 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Pesca com barco de recreio AVEIRO

Mensagem por drpauloalmeida »

Só uma correcção ao que escrevi relativo ao que precisa ter para pescar com essa embarcação. Não necessita de seguro, tudo o resto (palamenta) é necessário, assim como carta de principiante ou de marinheiro.

Em relação ao resto, pfzeca espero que não me tenha mal interpretado. Todos os pescadores tivessem o seu espirito de conservação e respeito pelo ambiente.

Agora quando me diz que não respeita os 10kg máx por dia/jornada (também dá uma bela discussão) isso é que já me deixa triste. Se apanha assim tantas vezes mais de 10kg de peixe, porque não solta o excesso? pode continuar a pescar mas a soltar... vai ver que a sensação também é boa :fixe:

Abr
Responder