Escolha Cana/Carreto

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha Cana/Carreto"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bre
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 02, 2005 2:47 pm

Escolha Cana/Carreto

Mensagem por bre »

Boa Tarde,

Penso comprar um conjunto de cana/carreto para poder corricar e que dê para pesca ao fundo. A cana poderá andar entre os 4,5 / 5m, de acção ±100 a 200 gr.
Quanto ao carreto desconheço marcas e modelos para estes dois tipos de pesca.
Penso gastar entre 150 a 200€.

Gostaria que alguém do forum me pudesse ajudar, se possível.

Muito Obrigado
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Qual o tipo de corrico que está a pensar em fazer?

Por acaso não é com amostra directa (spinning) ? É que se for, uma cana e um carreto de pesca ao fundo não são indicados para esse tipo de corrico.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Isso é querer "Sol na eira e chuva no nabal". :wink:

Qualquer conjunto de surfcasting permite corricar com buldo, bóia de água, etc. O mal é o peso do conjunto, que para desenvolver este tipo de pesca se torna muito cansativo. No entanto, podes procurar uma cana que seja leve até 4,5mts e um carreto nos tamanhos 6.000 a 8.000, que te poderão desenrascar.
Avatar do Utilizador
bre
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 02, 2005 2:47 pm

Mensagem por bre »

Muito obrigado pelas vossas respostas.

É para bóia de água.
Gosto destes dois tipos de pesca, mas estar a comprar material para o surfcasting e outro para o corrico, sai caro.
Estive a ver uma DAIWA CARBON de 4,5m, três partes e pareceu-me bastante leve, mas foi sem o carreto montado.
Não sei é se é versátil, tanto para o surfcasting como para corricar.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Se é para corricar com bóia de água o material de pesca ao fundo pode servir.

A desvantagem principal é o peso do conjunto. Não no podemos esqueçer que vamos estar sempre com a cana e o carreto na mão (a lançar e a recuperar).

Pode optar por um carreto mais ligeiro, mas depois pode sentir a falta de uma máquina mais robusta na pesca ao fundo.
Liliana
Mensagens: 178
Registado: terça ago 22, 2006 10:27 am

Mensagem por Liliana »

Dentro desses valores, vi há pouco tempo uns carretos da Vega,
http://www.vega.com.pt/catalogo/.
Como disse o Ramiro, o tamanho ideal, para o corrico e para o fundo está entre os 6000 e os 8000. Tenho um de 7500 e também o uso para as duas coisas e não tenho razão de queixa. A prova de esforço foi a pesca ao polvo e portou-se muito bem! O peso depende do material de que são feitos, aluminio, grafite e outros mais sofisticados, é uma questão de experimentar no conjunto cana/carreto e fazer as contas ao peso e às horas que vai passar de pé com a cana na mão...
Avatar do Utilizador
bre
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 02, 2005 2:47 pm

Mensagem por bre »

Boas tardes,

Vi numa loja ao pé de mim uma cana BANAX de 4,50m, telescópica, de surfcasting, salvo erro acho que é uma "banax gtm tournament" e pediram-me 118€.
Para acompanhar um carreto "Alpine", de 15 rolamentos, com três bobines e estão a pedir 68€.

Será uma boa compra?
A relação preço/qualidade é boa?

Se me puderem ajudar, desde já agradeço.

Muito Obrigado
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Não conheço a cana.
O carreto tem uma muito boa relação qualidade/preço, embora eu o ache mais apropriado para surfcasting e pesca embarcada. Para corricar também safa, tendo como contra o seu peso que rapidamente te cansará os braços. Não esqueças que estarás permanentemente a lançar e a recuperar. :wink:
A escolha do carreto vai depender da pesca que faças mais vezes. Se fizeres surfcasting mais assiduamente e corricares só de vez em quando "na brincadeira" não exites e avança para o Alpine, que até traz 3 bobines.
Responder