Ajuda com leitura de mar - Surfcasting

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda com leitura de mar - Surfcasting"
na nova versão do site.

madcoto
Registado: quinta mai 26, 2011 10:55 am

Ajuda com leitura de mar - Surfcasting

Mensagem por madcoto »

Boa tarde amigos.

Cá estou eu novamente a solicitar uma ajuda vossa (isto de ser novato sabem como é...daqui por uns tempos pode ser que já saiba ensinar alguma coisa).

Ultimamente e desde que voltei à pesca tenho pescado essencialmente na foz do rio Douro onde apesar de sacar com frequência algum peixe, não tem sido nada do outro mundo.

Como tenho andado com alguma "fome" de tirar uma coisa em condições (leia-se qualquer coisa com os tamanhos mínimos :) robalo, dourada...qualquer coisa) ontem a convite do Nelson cá do forum fui até à praia de Matosinhos para um surfcastingzito.

Ia-mos preparados para uma grande pescaria (o que depois se veio a tornar numa grade descomunal), mas nem fizemos preparativos nenhuns no sentido de preparar a pescaria. Isto é, chegamos lá e estava uma corrente de tamanho tal que não se conseguia quase distinguir as picadas de peixe, da força da rebentação e corrente. Eu pelo menos não distingui...os 2 cachotes que tirei vieram por acaso :hahaha:

Como fiquei desiludido com o resultado final, venho-vos por aqui duas ou três dúvidas. Peço desde já desculpa se forem demasiado básicas

- A maré estava enchente. Sobre este assunto sempre tive ideia que o período mais fértil para tirar peixe seria na vazante (1ªs horas), mas também já ouvi versões "deste e daquele" que na enchente está a dar muito.. Alguém tem alguma teoria ou me arranja algum link para eu ler sobre isto? Ou é irrelevante? Quando tem de dar tanto é na vazante como na enchente? Eu acho que é mais isso...

- A praia tem um areal extenso e quando a maré sobe ou desce é em grande extensão e conhecendo a praia sei que para termos água pela cintura temos de andar umas boas dezenas de metros. Ou seja, estava-me a dar ideia que nos lançamentos não conseguia atingir as zonas mais fundas. Por outro lado, a rebentação estava lá ao longe. Não sei os termos técnicos do que estou a tentar dizer, mas digamos que estavam uns 3 ou 4 conjuntos de rebentações e os meus lançamentos conseguiam eventualmente atingir o 3º grupo. As ultimas ondas estariam talvez a uns 200/250 metros da praia, portanto era algo inatingível, pelo menos para mim. Faz sentido pescar nestas condições? O peixe andará por estas zonas? A levar com a rebentação na cabeça? Esclareçam-se por favor.

- Por último e com o intuito de aprender mais um bocado sobre isto será que me podiam dar 3 ou 4 "pontos básicos" que possa ler de antemão por exemplo no winguru sobre as condições de pesca? Sei que não existe nenhuma combinação ideal para pescar, mas se conseguisse saber entre que parâmetros alguns factores devem variar já era bom. Sei que o FILIPEC tinha isso num tópico escrito, mas já procurei e não encontro.

E pronto..se me dessem umas luzes agradecia imenso.

Desde já o meu muito obrigado

Boas pescarias

Pedro Moreira
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ajuda com leitura de mar - Surfcasting

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Eu não conheço a praia.
Sobre o assunto, ninguem te pode dar um parecer em que te possas basear de forma fidedigna.
Existem múltiplos actores e factores a considerar quando se escolhe um dia para se ir à pesca.
Para mim, prefiro ventos fracos a moderados, em dias em que o mar esteja a cair... Mas depende das praias. É que na minha zona, quando marca 2 metros, o mar está chão a menos que a ondulação esteja de Oeste, mas em outras zonas do país, com 2 metros já dói...
Sobre as zonas, os fundões são sempre zonas propícias... Eu pefiro os intervalos, caneiros, acredito que lá se fazem melhores pescarias, mas isso é a minha experiência pessoal.

As aguagens são a meu ver fundamentais... Pescar acima de 12 aqui na zona é muito complicado.

Tens que antes de mais saber qual o melhor vento para se pescar na tua zona, a ondulação máxima em que se consegue pescar, os iscos que mais dão resultado, e as aguagens máximas em que dá para se aguentar a chumbada... Após isso, já és capaz de obter melhores resultados, mas mesmo assim, ficas longe do ideal, porque esse na pesca é dificil de atingir.
nhicas
Registado: sexta out 17, 2008 10:18 am

Mensagem por nhicas »

Boas,

As suas dúvidas são a de muita gente e de básicas não tem nada. Pela minha experiência no assunto vou tentar ajudá-lo:

Pela sua explicação estava perante um mar bem puxadinho com muita rebentação. Nestes casos o melhor a fazer, e diz que tinha uma grande extensão de areal, é andar pela praia fora até achar o melhor sítio, ou seja, algo mais fundo, onde exista cruzamento de correntes que provoca abrandamento quer da água quer da chumbada. Se existisse alguma rocha à superfície ou mesmo quebra-mar são sempre zonas a apostar com o mar bravo pois o peixe tem tendência a abrigar-se nesses sítios.

A maré é um assunto muito trivial os enchentes, as vazantes, só na vazante, há de tudo e apanha-se peixe em todas as situações. O que depende é aliar o sítio onde se pesca com as marés. Eu gosto de pescar na maré vazia porque permite (onde costumo pescar) entrar pelas pedras a dentro e lançar mais fora. Na cheia pesco para onde tinha os pés na vazante.lol Ainda pode fazer um truque de esmagar uns mexilhões na maré vazia para depois na maré cheia ter mais sorte com aquele peixe que está difícil de encostar, os teimosos.

No Windguru, apenas olho para a direcção do vento, a sua velocidade e a ondulação, mas é falível, não me regulo a 100% por aqui. Gosto mais de ver in loco e escolher as opções apresentadas.

Espero ter elucidado sobre as suas dúvidas.
madcoto
Registado: quinta mai 26, 2011 10:55 am

Mensagem por madcoto »

Obrigado Filipe e nhicas pelas prontas resposta.

Entendo perfeitamente as vossas respostas e já sabia de antemão que iriam ser perguntas difíceis de responder.

Eu conheço minimamente a praia, mas apenas como banhista. Quando era mais novo fiz bastante surfcasting com o meu pai, mas era noutra zona. Ao lado de Viana na praia da amorosa pois ia lá sempre aos fins de semana e férias.

Mas a experiência que eu tinha de lá (ainda que pouca) não me serve de muito pois a praia era completamente diferente. Bastantes afloramentos rochosos, muitos fundos, correntes diferentes..

Esta praia é de grande dimensão e está limitada por um pontão no seu lado direito (barra do porto de Leixões). Efectivamente confesso que não percorri a praia à procura de uma rebentação menos forte, mas como a praia é muito aberta e na zona de pesca quase não tem rocha pareceu-me que as condições estavam iguais em toda a praia.

Talvez seja de tentar pescar mais encostado ao paredão da próxima vez que as condições estiverem iguais.

E quando à direcção do vento? Existe alguma direcção mais ou menos propícia para a actividade do peixe? Velocidade? Acima dos 10 nós deve ser para esquecer não?

Obrigado
pfzeca
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Mensagem por pfzeca »

Boas

Nessas condiçoes o que fazia era lançar uma chumbada de 150gr por exemplo sem qualquer anzol e ir atraz da corrente pela praia fora até ela parar, se parar pescava ai senão arrumava as coisas e ia para casa.

O mal desses sitio muitas vezes é que o limo / sujidade fica acumulado nos ditos fundões e não deixa pescar.

Abraço
pfzeca
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Mensagem por pfzeca »

Boas

Dizes que conheces a praia como banhista, nunca se afogou ai ninguem nessa praia ( Era bom que não )? Se por acaso se afogou alguem ou mesmo varias pessoas no mesmo sitio é memso ai que tens que pescar, pois é ai que estara um caneiro onde as correntes provinientes das coroas de areias se encontram com todo o tipo de comedia existente nas coroas, e claro é mesmo ai que os nossos amigos estão a espera nadando contra a corrente sem o minimo de esforço.

Claro que as coroas estão constantemente em alteração, mas existem sitios que raramente mudam muito ao longo dos anos, por exmplo junto a umas pedras altas tem sempre fundos, se não for do lado norte é do lado sul.

Abraço
paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Mensagem por paulo robalo »

Boas Pedro Moreira,

Deixa ver se consigo ajudar, muito e bem dito, aqui te foi explicado em relação a técnicas e leituras do Mar, agora em relação á praia em questão. A praia de Matosinhos não difere muitos das outras praias, tens lá 2 a 3 sitios que são os melhores nesses dias de mais mar, mas falta saber que tipo de linha, chumbada e cana estavas a usar, pois isso é o mais importante. O melhor para lá com as condições que descreveste é cana de 5m, linha mono 0,23 com chicote 0,45 e chumbada entre 120 a 150 gr.

Espero ter ajudado em alguma coisa e pode ser que um dia nos encontremos aqui pela Foz do Douro.

Um Abraço
luis amaral
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Mensagem por luis amaral »

So mais uma pequena ajuda a juntar a todas as que muito bem aqui foram ditas. O mar vem e vai, mas quando vai, quando faz a escoa, fa-lo pem alguns pontos da praia por alguns caneiros mais fundos. Sao estes caneiros que o amigo tem de procurar, sao mais faceis de perceber na baixa mar, e sao sempre zonas quentes pois o peixe tem tendencia a esperar ai pela comedia.
Responder