Cá estou eu novamente a solicitar uma ajuda vossa (isto de ser novato sabem como é...daqui por uns tempos pode ser que já saiba ensinar alguma coisa).
Ultimamente e desde que voltei à pesca tenho pescado essencialmente na foz do rio Douro onde apesar de sacar com frequência algum peixe, não tem sido nada do outro mundo.
Como tenho andado com alguma "fome" de tirar uma coisa em condições (leia-se qualquer coisa com os tamanhos mínimos

Ia-mos preparados para uma grande pescaria (o que depois se veio a tornar numa grade descomunal), mas nem fizemos preparativos nenhuns no sentido de preparar a pescaria. Isto é, chegamos lá e estava uma corrente de tamanho tal que não se conseguia quase distinguir as picadas de peixe, da força da rebentação e corrente. Eu pelo menos não distingui...os 2 cachotes que tirei vieram por acaso

Como fiquei desiludido com o resultado final, venho-vos por aqui duas ou três dúvidas. Peço desde já desculpa se forem demasiado básicas
- A maré estava enchente. Sobre este assunto sempre tive ideia que o período mais fértil para tirar peixe seria na vazante (1ªs horas), mas também já ouvi versões "deste e daquele" que na enchente está a dar muito.. Alguém tem alguma teoria ou me arranja algum link para eu ler sobre isto? Ou é irrelevante? Quando tem de dar tanto é na vazante como na enchente? Eu acho que é mais isso...
- A praia tem um areal extenso e quando a maré sobe ou desce é em grande extensão e conhecendo a praia sei que para termos água pela cintura temos de andar umas boas dezenas de metros. Ou seja, estava-me a dar ideia que nos lançamentos não conseguia atingir as zonas mais fundas. Por outro lado, a rebentação estava lá ao longe. Não sei os termos técnicos do que estou a tentar dizer, mas digamos que estavam uns 3 ou 4 conjuntos de rebentações e os meus lançamentos conseguiam eventualmente atingir o 3º grupo. As ultimas ondas estariam talvez a uns 200/250 metros da praia, portanto era algo inatingível, pelo menos para mim. Faz sentido pescar nestas condições? O peixe andará por estas zonas? A levar com a rebentação na cabeça? Esclareçam-se por favor.
- Por último e com o intuito de aprender mais um bocado sobre isto será que me podiam dar 3 ou 4 "pontos básicos" que possa ler de antemão por exemplo no winguru sobre as condições de pesca? Sei que não existe nenhuma combinação ideal para pescar, mas se conseguisse saber entre que parâmetros alguns factores devem variar já era bom. Sei que o FILIPEC tinha isso num tópico escrito, mas já procurei e não encontro.
E pronto..se me dessem umas luzes agradecia imenso.
Desde já o meu muito obrigado
Boas pescarias
Pedro Moreira