Tainha

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tainha"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Tainha

Mensagem por carekapt »

eliok10 Escreveu:
Bombeiro666 Escreveu::olaaa: Quanto a Tainhas como pesco muitas nem dadas!!! :nono:
No Douro ou em mar aqui do Porto nao como nem comerei!!!
Seja ,em outra terra qualquer ,podem me dar que nao como tambem ,pois ganhei um pouco de nojo as Tainhas,mas tambem ouvi dizer, que do mar sao optimas,eu nao sei nem nunca saberei,pois sou incapaz de comer Tainha!!! :118:
Isso é o que tu dizes , se um dia vier a fome até o rabo lhes comes :hahaha:

Uma tainha inteira não digo...mas para o Natal comemos só metade... :2dedos:
perames
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 30, 2011 3:31 pm

Re: Tainha

Mensagem por perames »

É peixe que gosto imenso de pescar á boia com equipamentos ligeiros mas que devolvo em quase todas as situações à água pois não consumo regularmente em casa pois a esposa não gosta.
Quando apanho em mar aberto negrões, esses guardo e faço em filetes e posso assegurar que são uma delicia, não ficando nada atrás da grande maioria dos filetes que se compram.
Conheço até uns pescadores já de idade que pescam diáriamente na mesma zona e que quando apanho um negrão pedem logo para trocar por outras especies que eles tenham apanhado pois, segundo grande parte deles o negrão gastronómicamente é muito superior ao robalo.

São gostos eu prefiro uns sargos gordinhos grelhados...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tainha

Mensagem por Paulo »

perames Escreveu: segundo grande parte deles o negrão gastronómicamente é muito superior ao robalo.
Pois é... mas isso pelos vistos é para quem sabe. Prefiro um negrão no forno que um robalo. Mas pronto se calhar já estou velho também. :join:

É a tal merda, quando era puto não gostava de cadelinhas (ameijoas), perguntavam-me porque não gostava, eu dizia que não gostava porque não gostava (nunca tinha comido), depois de comer, mudei de ideias. Com as tainhas negrão deve ser a mesma coisa, não gostam de taonhas, por isso nunca comeram nenhuma tainha, nem um negrão assado no forno, por isso é que dizem que não presta. Enfim. :roll: :roll:

Já agora de todos os que falaram mal das tainhas em termos gerais, quem é que comeu um negrão assado no forno? :join:
Casalc
Mensagens: 12
Registado: quarta ago 17, 2011 3:15 pm

Re: Tainha

Mensagem por Casalc »

boas,

Ontem fui brindado com esta menina que veio terminar uma aborrecida epoca de grades.

Sacada à boia (Silstar 6grs), com uma cana de 3,2mt LERC multiposições (tem mais de 30 anos, julgo que agora não há destas canas).
Carreto marca "chinoca" comprado na Decatlon por.... 7,90 euros. (ao que nós chegamos). Foi uma surpresa este carreto. Usei ontem só para experimentar e ver quando partia todo aos bocados. Portou-se bem e trabalhou relativamente bem.
Linha madre mono 0,28 com estralho fluor 0,19. Anzol 12 ref 515N da Amstad.

Pois a grande duvida era: será que é de pinta amarela? Será que dá para comer?
Vai na duvida, foi ao forno e foi um petisco. Estava saborosa e deu para o jantar.
Anexos
t1.JPG
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Tainha

Mensagem por bladerunner »

Boas

Se for de pinta amarela terá de ter a dita cuja pinta amarela no opérculo, não tem como enganar.

Realmente as tainhas de águas limpas, doce ou salgada, dizem ser um petisco, o problema é que normalmente elas alimentam-se e deâmbulam pelos estuários, marinas, junto a saidas de esgoto #-o e por isso corre-se sempre o risco de saber a nafta e outros contaminantes.

Por via das dúvidas, quando apanho alguma devolvo-a á sua procedência... :?

Zé Manel
marco moreira
Mensagens: 23
Registado: domingo mar 04, 2012 9:48 pm

Re: Tainha

Mensagem por marco moreira »

Tive agora a ler este post e aqui fica a minha opiniao,

Tudo quanto seja tainha apanhada na costa de cascais vai directamente para a agua, agora quando as apanho no meu pesqueiro preferido em magoito ai tudo quanto tenha de meio kilo para cima vem para casa, numa boa caldeirada para mim e muito honestamente gosto muito mais que robalo, no forniniho com umas tiras de bacon na barriga sao um mimooooo mas daquelessssss!!!!!
Marshal
Mensagens: 32
Registado: segunda nov 12, 2012 11:47 pm

Re: Tainha

Mensagem por Marshal »

Boas,

Eu costumo apanhá-las à bóia no Guincho, sempre na vazante, e deixem-me dizer-vos que são bastante saborosas, e ainda dão uma boa luta quando são fisgadas.

Cumps
Herminio
Mensagens: 14
Registado: segunda out 01, 2012 1:33 am

Re: Tainha

Mensagem por Herminio »

Meus amigos, a tainha é um peixe muito bom, em esposende, caço as centenas de verão e digo-vos já que é um peixe maravilhoso, prefiro uma tainha grande do que um robalo, porque o robalo é seco, já a tinha não o é.
O mal da tainha é o trabalho que elas dão, têm que ser bem limpas, eu por acaso este ano cacei algumas grandes e fiz filetes e são uma maravilha.
Os pescadores que apanham lampreia em esposende, preferem a tainha ao robalo, nem imaginam as redes que existem no rio em esposende, sao as dezenas para apanhar tainha, muitos deles dizem-me que é um peixe muito bom, agora por ex: em viana do castelo para os lado do norte nas docas, ai não, essas nem dadas, mas aquela tainha que vem do mar é muito boa e para não falar que no intermarche a tainha é vendida a 8 euros o kilo.
Responder