Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lançamentos (das perguntas mais parvas)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Joao Rodrigues »

Bom dia a todos.

Ésta é das perguntas mais parvas, mas como ninguem nasce ensinado..........pergunto a vossa opinião:

Na figura A) aquando do lançamento o dedo indicador está a pressionar o fio contra a cana.

Na figura B) aquando do lançamento, o dedo indicador está solto estando o fio preso à parte debaixo do dedo.

Eu sempre lançei igual à figura A) e como este fim de semana estive 3 dias seguidos à pesca, hoje estou a trabalhar com 2 pensos no indicador direito pois está em carne viva! :grrr:

Como sempre lançei como está na figura A) acho que estou a fazer algo mal pois quando vou a lançar, na altura do balanço, o fio já está a escorregar pelo dedo e nunca vou para alem dos 60/70mts (quando não é bem menos)

Agradeço a vossa opinião

JMR
Anexos
Image (170).pdf
(6.17 KiB) Transferido 232 vezes
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por joaonumberone »

boa pergunta,
eu por acaso não fico com o dedo em sangue, mas de resto é igual ou ainda pior :join:
Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Muzzyboo »

Boas,

Eu lanço como a figura A. Como a figura B nunca vi ninguem lançar.

Em termos de alcance do lançamento tem a ver com a altura que largas o fio. Se largares muito cedo, numa altura que a cana está mais paralela ao corpo o lançamento é todo lançado para o "espaço sideral" e acaba por cair bem perto de nós com o carreto todo desbobinado. se for demasiado tarde sai-te um "laberco", ou seja com aquela chumbada não pescas mais na vida :hahaha:

Tem que ser no ponto e segundo segundo "calculos matematicos" a projecção da chumbada é mais forte na zona em que a cana está, em relação ao nosso corpo, entre os 20º e 25º de inclinação. depois vai tambem da acção da ponteira, etc, etc.

Espero ter ajudado ou teres ficado na mesma :moca:


Cpts.
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por zezinho »

Também uso o lançamento A.
Pois deves estar a deixar o dedo tempo de mais, ou estar a por mal o dedo mas também pode-se dever a não ter pratica com a cana, quando deixo o dedo tempo a mais é que o fio saltam de la e pode aleijar ( já me aconteceu algumas vezes que agora tenho falta de pratica). :grrr:
O lançamento B não acho uma coisa que se use mas pode acontecer já lancei assim mas nem dava por isso estava distraído. :hahaha:
Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade
boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por pfzeca »

Boas

Eu utilizo a opção B . e não fico com o dedo cortado, excepto claro de for com multifilamento, ai já corta que se farta


Abraço
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por zezinho »

Já encontramos 1. :mrgreen:
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Mario Fialho »

Boas amigo João,eu normalmente lanço como a figura A mas já lancei como a B e nunca tive grandes problemas. E no corrico faço muitos lançamentos seguidos,devo ter os dedos calejados deve ser da horta ao fim de semana. Eu nunca utilizei mas já vi umas dedeiras próprias para o indicador para os lançamentos penso que eram da NBS(publicidade à parte) mas não sei se não retiram sensibilidade na altura de lançar.
Abraço

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por krazy_dude »

Ola João e a todos os love fishermans :P
Olha eu costumo usar a A e a B
Nunca tive esse tipo de problemas, mas tambem digo, nunca pesquei com multifilamento! senão já tinha tido concerteza :mrgreen:
Olha o que as vezes me acontece quando lanço como o B é que não tenho tanta sensibilidade no momento em que se deve largar o dedo do fio, e as vezes sai um super rocket a entrar agua dentro a 20 metros afunda logo :mrgreen: ou as vezes lanço cedo de mais e parece um lançamento que vai bater recordes... e até bate recordes mas é mais na vertical :join:
Abraço
Responder