Chumbadas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

paulo talves postar o ficheiro em novo topico pois este já vai longo...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por Paulo »

levi simao Escreveu:paulo talves postar o ficheiro em novo topico pois este já vai longo...
Se calhar.

Mas olha, lança tu o tópico já que foste tu que fizeste o ficheiro. Utiliza o endereço que coloquei aqui.

Ab :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

soares uma questao a resina que usas é resina epoxy de vasamento ??? esta semana tenho de comprar um litrinho para ver se faco os moldes ja tenho preparado a caixa com os modelos encaichados até meio preparei um para 3 esferas outro para 3 amendoas e o da toneira suspeito que nao poderei encher as 3 chumbadas de seguida ao devido a causar dilatacoes ou quebrar mas assim fico logo com um molde com 3 tamanhos de cada ainda pensei em fazer com 3 iguais mas depois tive medo não sei a reaccao da resina ao calor...que achas se fizer varias ao mesmo tempo que distancia de intrevalo devo ter entre elas??
e o mais importante o das toneiras ja tenho preparado para construcao dos corpos... este sim é o meu preferido pois chumbadas já á muito que faço mas em moldes de chumbo ou madeira ai só posso fazer uma e esperar que arrefeca depois outra snão o molde e a chumbada funden-se..

aventurei-me nas toneiras devido mesmo ao custo 3€ cada não é bricadeira mas agora percebo pois sao feitas em fases e depois soldadas a estanho... muito trabalhinho.. mas eu perco tantas que até doi cada vez que vou ás compras :pay: :pay:


achas que um molde como este mas em resina resistia ao anchimento de todas ... :hummm: :hummm: http://images04.olx.pt/ui/13/70/57/1299 ... -Pesca.jpg
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Pois é companheiro, assim é muito calor e como tem pouco corpo não se dissipa e vai ficar mole e deforma.

Tem de ter mais espessura para absorver o calor, cerca de 30 mm e a distância entre chumbadas aí 20 mm, se forem todas iguais não vais tirar dividendos, porque vasar todas de uma vez penso que deforma, se forem diferentes, fazes umas e depois outras.

Quando fechas podes colocar uma barra por detrás de cada metade e apertas com um grampo, vasas, retiras a chumbada e voltas a apertar, no final deixa-a apertada para ficar sempre desempenada.

Para a toneira, penso que devias fazer só uma, é o corpo e a cabeça separados não é ? faz o molde grossinho é sempre melhor, aguenta mais o calor e deforma menos.

Vais fazer esferas e olivas, são todas do mesmo tamanho ?

Manda sempre :fixe:

Abraço :tecla:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

eu as esferas e amendoas tinha previsto 3 tamanhos diferentes cada molde esferas -30g-50g-70g e as amendoas de 40g-60g-90g

mas com os dados que me deste agora terei de mudar planos pois apesar poder encher uma de cada vez não nao sei se nas zonas mais proximas entre as chumbadas aguenta pois tenho cerca de 2cm espessura entre elas... quanto á toneira sim sré en duas partes uma para o corpo e o outro é para estanho pois os picos sao soldados a estanho... mas a toneira devido a ser fina não devo ter problemas as esferas é que é mais complicado nao sei se aposte na resina ou no betume....

mas aquele molde que meteste no video fica mole??
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

mas a resina epoxy fica mole com a teperatura??? pois sempre pensei que fossem termofixas logo nao ficavam moles mas sim degradavan-se...
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

É verdade companheiro, esta resina preta que tenho nas fotos e que é a melhor (quanto a mim) para fazer esta bricolage, com a temperatura fica mole,... mole no sentido que, quando aquecida a podes dobrar, depois de fria fica rigida outra vez.

Daí eu dizer para fazeres o molde grossinho, 30 mm cada metade, mais ou menos.

Quando vasas o chumbo ela degrada muito pouco, queima pouco ou nada, a não ser que vases muitas veses seguidas, aí a resina nessa superfície de contacto com o chumbo vai perdendo qualidade mas muito lentamente, é durável !

Agora outra coisa, eu estou a vasar chumbadas de 140/150 g, a massa de chumbo é grande e demora mais tempo a solidificar, se vais fazer pesos menores isso é melhor, porque a transmissão de calor é menor, assim que vasas podes tirar logo as chumbadas o que facilita,... uma pequena chumbada emite menos calor ao molde, tás a ver :fixe:

Eu por acaso também vou fazer esferas e olivas furadas de alto a baixo, aí de 100 g, para pescar na pedra.

Abraço :tecla:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

e quanto á branca epoxy como se comporta ? existem dois tipos as termoplasticas e termofixas as plasticas com calor ficam moles e as fixas com calor degrada-se pois para gramagens pequenas isto não aquece tanto ... mas como já tens expriencia perguntei... a resina epoxy termofixa deve ser ideal pois a plastica devera comecar a deformar... tenho de me informar na loja e compro pouca quantidade se resultar logo faco os outros...
Responder