surfcasting praia....

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"surfcasting praia...."
na nova versão do site.

SkyloDiabolic
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 08, 2008 10:16 pm

surfcasting praia....

Mensagem por SkyloDiabolic »

Ola a todos eu encontro-me em Londres no qual vou fazendo por aqui umas pescarias sempre da praia visto que é uma das modalidades mais usadas aqui eu dediquei-me mais a este tipo de pesca em Portugal usava mais pesca à boia e pesca nos molhes ao fundo,a minha dúvida e durante a época balnear é permitido pescar da praia?já me disseram que da 19h às 7h é permitido tb já me disseram que do por do sol ao nascer pode-se pescar,e também já me disseram que se estivesse a uma boa distancia do último banhista se podia pescar a qualquer altura do dia eu para ser sincero tou confuso nao sei em quem acreditar hehehe agradecia que alguém que me podesse ajudar visto que em agosto vou de férias e quero fazer umas pescarias da praia :) se for numa praia deserta tb se aplica a mesma legislação?obrigado a todos ;)
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas

Nao poderá pescar em praias concessionadas. Assim só informando-se na praia qual o horario da concessao, ou seja, na maioria dos casos a praia esta concessionada das 8 da manha ás 20h logo fora deste periodo poderá pescar. No entanto existem excessoes ou seja concessoes de 24h onde logicamente nao poderá pescar dentro da epoca balnear... :fixe:
SkyloDiabolic
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 08, 2008 10:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por SkyloDiabolic »

Ok obrigado vou deixar aqui mais detalhes para um melhor esclarecimento eu vou pescar na zona da barra,Costa nova e praias por aí fora em último recurso vou à capitania de Aveiro ou informo-me em lojas de pesca simplesmente para,poder pescar com segurança e descansado :)
Avatar do Utilizador
cherokee69
Mensagens: 16
Registado: domingo mar 28, 2010 7:55 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por cherokee69 »

o limite não é 300 metros da zonas vigiadas?????
savelha
Mensagens: 47
Registado: domingo set 03, 2006 4:53 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por savelha »

Boas
pedrolourenco79 Escreveu:
Não poderá pescar em praias concessionadas. Assim só informando-se na praia qual o horario da concessao, ou seja, na maioria dos casos a praia esta concessionada das 8 da manha ás 20h logo fora deste periodo poderá pescar. No entanto existem excessoes ou seja concessoes de 24h onde logicamente nao poderá pescar dentro da epoca balnear... :fixe:
Amigo Pedro, muita atenção que a legislação não faz menção aos horários das concessões e como tal, pode com esta informação, inadvertidamente originar problemas a quem a ler e a puser em prática.

O que diz na legislação (portaria 144) e passo a transcrever:

Artigo 7.º

Restrições à pesca lúdica

1 — É proibido o exercício da pesca lúdica:

a) A menos de 100 m do acesso a embarcadouros, docas e portos, bem como de áreas delimitadas de estaleiros de construção naval e estabelecimentos de aquicultura;
b) A menos de 100 m da desembocadura de qualquer esgoto desde que este esteja devidamente assinalado;
c) Dentro das áreas delimitadas dos portos e marinas de recreio;
d) Nas praias concessionadas, durante a época balnear, e também até ao limite de 300 m da linha da costa em frente a essas mesmas praias.

O que "diz" a lei, é que nesses espaços pura e simplesmente não se pode pescar durante a época balnear. O que acontece em alguns locais é que a PM fecha os olhos à lei e após os banhistas abandonarem a praia, permite que se pesque. Ainda que sabendo que é proibido, nada como perguntar à PM, mas mesmo autorizado (não fica escrito), deve estar consciente de que pode haver troca de turno e ser fiscalizado por outro agente ou por outra entidade que não a PM.
cherokee69 Escreveu:o limite não é 300 metros da zonas vigiadas?????
Os 300 metros são da linha de costa e são referentes à pesca embarcada.

Abraço
João Borges
SkyloDiabolic
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 08, 2008 10:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por SkyloDiabolic »

Muito obrigado savelha tou esclarecidissimo melhor impossível :) ou seja esta lei nao beneficia em nada OS pescadores que pescam por lazer digamos que o mar nem sempre é de todos....com um mar imenso podiam ter arranjado uma lei que desse para todos usufruirem da natureza....obrigado pelo esclarecimento boas pescarias
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por pedrolourenco79 »

savelha Escreveu:) Nas praias concessionadas, durante a época balnear, e também até ao limite de 300 m da linha da costa em frente a essas mesmas praias.
João mas os concessionarios das praias não são obrigados a ter afixados os horarios da concessão? Entao se a praia for concessionada das 8 da manha até ás 20h, em termos legais nao estará em regime publico fora desse horario, permitindo assim a pesca pergunto eu?

Obrigado desde ja´pela resposta... :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por Joao Rodrigues »

pedrolourenco79 Escreveu:
savelha Escreveu:) Nas praias concessionadas, durante a época balnear, e também até ao limite de 300 m da linha da costa em frente a essas mesmas praias.
João mas os concessionarios das praias não são obrigados a ter afixados os horarios da concessão? Entao se a praia for concessionada das 8 da manha até ás 20h, em termos legais nao estará em regime publico fora desse horario, permitindo assim a pesca pergunto eu?

Obrigado desde ja´pela resposta... :fixe:

Sempre me disseram que após as 20h e desde que não haja informação em contrário, podes pescar em qualquer praia, seja ela concessionada ou não.
O horário de concessão funciona como sendo +/- um horário laboral, dai que é obrigatório ter "nadador salvador".
Após as 20h uma praia concessionada só funciona com bares/esplanadas e ai, se houver algo afixado, tudo bem, não podes pescar.
Se não houer informação em contrário, podes pescar.
Atenção que os bares/esplanadas pagam (e não é pouco) taxas camarárias pela ocupação de um espaço previamente defenido e pelo qual informam as respectivas entidades.
O espaço fisico existente em frente desses bares/esplanadas e até à linha de agua, a partir das 20h é publico.
Isto, claro, se não houver informação em contrário.

Penso eu de que.........
JMR
Responder