Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Muzzyboo »

Boas a todos,
Há uns tempos atrás comecei a usar leds nas boias nas minhas pescarias de noite. mas ficava maluco quando perdia os led's que comprava da Cormoura que me custavam cerca de 3 euros cada.
Inventei e consegui arranjar uma forma de fazer os meus próprios led's caseiros para pesca á bóia nocturna com um preço de baixo custo que não me faz perder a cabeça se perder um no mar. Existem varias cores dependendo do tipo de led. existe vermelho, verde, laranja, azul ambulância, branco mas eu prefiro os verdes, vermelhos e amarelos pois não cansam tanto a vista á noite

Aqui vai uma breve explicação de como faço o led.

Material: Led's de alto brilho de 3mm de diâmetro com 1.5V (eu compro-os numa casa de electrónica: http://www.sonigate.com/pt/product/show ... m-Vermelho)
Starlights de dia. 6mm (em vez de os comprar procuro em zonas de pesca habituais pois encontram-se usados pelo chão. É 2 em 1, dão-me jeito e faço uma boa acção ao ambiente).
Cabo de antena

Imagem

Imagem

Primeiro corto o starlight ao meio, e retiro todo o liquido e tubo de vidro que tem o material luminescente. com a ajuda de um cotonete limpo todo o interior.
O led tem 2 pernos de alimentação sendo o mais curto o positivo (+).
corto um pedaço +/- com 5mm de comprimento da espuma que envolve o cobre do cabo de antena e coloco-o no perno + do led e o restante do perno corto.
Será nesta parte que o perno da pilha ref.TKF 435/2B encaixa.

Imagem


Depois é só montar dentro do tubo do starlight . E pronto está feito o led.

Imagem

Imagem


Custo total do led é de €0.35 (Considerando os led que custam +/- 10 cêntimos cada, e um starlight de 6mm custa 0.50 cêntimos que dá para 2 led's)
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por FILIPEPC »

Espectáculo. Muito bom. A bricolage caseira é do melhor que se pode fazer. Torna ainda mais preciosa a nossa pesca. Abraço.
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por 007kil »

Bom dia
Uma muito interessante.
E as pilhas para ligar os led's onde as compra e quanto custam? Penso que faltou referir isso não?
Mas está simplesmente genial penso que vai ter mais um adepto desta bricolage.
Obrigado pela patilha
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Zurc »

Muito bom.
Parabéns!
Isso é que é poupar, o ambiente e a carteira. E como já disseram aqui tudo o que é feito por nós tem um valor especial. E para mim também vejo como uma maneira de pescar mesmo não estando à pesca.

Abraços e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Muzzyboo »

Boas a todos.

As pilhas compro-as em casas de pesca aqui na Marinha Grande. 1 embalagem com 2 pilhas ronda os 3 euros. Também já as vi nos amigos chinocas que as vendem bem mais baratas, prai 1 euro. mas nem sempre têm e quando tem desaparecem logo.
Tambem se encontram na net: http://maia-porto.olx.pt/pilhas-pin-cr4 ... -124770256
As pilhas tem uma duração superior a 200 horas.


Até mais.
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Rider »

Boa tarde,

Nada como algo feito por nós. Acho a ideia muito boa, no entanto tenho 2 questões a colocar:
1 - Pela foto, uma parte da pilha fica exposta, apesar de depois ser colocada na boia. Ora com o cair da boia na agua, ou usado na ponteira da cana ( surfcasting ), existe grande probabilidade de apanhar agua, e infiltrações pelo tubo acima até ao led. Originando corrosão. Como ultrapassa esta questão?
2 - Gostaria de saber se a intensidade da luz emitida e superior/igual/inferior ao starlight.
Obrigado
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas
eu uso algo semelhante para as ponteiras das canas...só que as pilhas que uso são das tipo moeda.

Até agora estou bastante satisfeito com os resultados...devo de estar a metade da capacidade ainda das pilhas e já tenho quase 60 horas de pesca 13 jornadas.
Para além do conforto visual na assinalação das picadas, uma pilha nos chineses é 1 euro...enquanto um star light com as mesmas características deve rondar pelo menos uns 50cêntimos....e é para uma única jornada (ou talvez mais outra)....como diazia o outro agora é uma questão de fazerem as contas.... :D
Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Re: Led's Caseiros para pesca á boia Nocturna

Mensagem por Muzzyboo »

Rider Escreveu:Boa tarde,

Nada como algo feito por nós. Acho a ideia muito boa, no entanto tenho 2 questões a colocar:
1 - Pela foto, uma parte da pilha fica exposta, apesar de depois ser colocada na boia. Ora com o cair da boia na agua, ou usado na ponteira da cana ( surfcasting ), existe grande probabilidade de apanhar agua, e infiltrações pelo tubo acima até ao led. Originando corrosão. Como ultrapassa esta questão?
2 - Gostaria de saber se a intensidade da luz emitida e superior/igual/inferior ao starlight.
Obrigado
Boas,

Esqueci-me de referenciar uma coisa. Eu altero as bóias para garantir que a pilha não fica em contacto com a agua. Deste modo, a parte onde se encaixa o starlight, eu elimino-o e faço um furo com a ajuda de uma chave de estrela ou um broca com dia. 5.5 - 6mm e colo com super-cola um tubinho de plástico sem ser rígido (ex.tipo o que vem junto com os starlights) para poder colocar o led e ficar justo á boia, e para evitar a corrosão das pilhas e led.

2- Quanto á intensidade de luz é melhor que um starlight. O starlight em contacto com a agua fria, tem tendência a diminuir a sua intensidade e durabilidade. Se se afastar demasiado da costa deixa de ser perceptível e com o led é garantido que consegue ver ate bem longe. Os led's que eu compro são de alto brilho, ou seja, o plastico que cobre a lampada é cristal, transparente. Pois existem led's que tem plástico fosco, tipo um aspecto mate.

Resumindo, acho que os led's são muito mais vantajosos que um starlight, preço e qualidade. se estiver num espaço que exista uma luz circundante (tipo o molhe da Nazaré) lhe garanto que o led não cansa a vista.

Ate mais.
Responder