Ganso Nacional

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ganso Nacional"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cherokee69
Mensagens: 16
Registado: domingo mar 28, 2010 7:55 pm

Ganso Nacional

Mensagem por cherokee69 »

viva.

penso que este seja o topico certo para a minha questão, mas caso não seja peço então para o colocarem na respectiva gaveta.

a minha questão é se existe alguma forma de congelar o ganso e como???

cumps.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ganso

Mensagem por FILIPEPC »

Vou aproveitar então o que abriu e...
Quanto à sua questão para mim, não se congela o ganso.

Ganso Nacional

Imagem

Mais um anelídeo de origem nacional, o ganso encontra-se um pouco por todo o país, essencialmente nas zonas de estuário e com particular abundância nos do Tejo e do Sado.
Versátil, bastante resistente nos lançamentos e até aos ataques dos peixes de menor porte, o ganso é sempre uma aposta segura em caso de dúvida de qual isco levar para a jornada de pesca, já que se revela muito eficaz nas zonas de estuário e ao longo da costa.


Imagem

Captura: A captura deste isco não é muito fácil, mas pode ser encontrado à venda nas lojas de pesca acondicionado em caixas ou em limos.
A sua captura faz-se normalmente nos estuários, habitando em abundância, nas zonas de “Ostral”, misturado com lama. É necessário cuidado na sua apanha, pois facilmente nos cortamos, durante a sua captura.

Conservação: Usualmente de 3 a 7 dias -entre os 12º e 14º Cº.

A sua conservação é fácil, na já habitual zona dos legumes do frigorífico, onde facilmente dura até uma semana, excepto na altura da desova que ocorre durante o Inverno e que deixa este anelídeo bastante fragilizado.

Caso seja apanhado pelo próprio pescador, este deve lavá-lo muito bem, de forma a retirar-lhe toda a lama e impurezas, e de seguida colocá-lo ou em limo de bago, ou em caixas próprias, ou então num viveiro com água salgada sempre oxigenada, onde aguentam muitos dias.


Técnica de pesca mais frequente: Pesca ao fundo. Surfcasting, e rockfishing. Também se adapta à pesca embarcada.


Espécies Alvo: Dourada, Sargo, Safia, Besugo, Robalo, Linguado, Pregado.


Dificuldade de captura: Média/ Elevada


Venda ao público: Vendem-se em caixas ou papel de jornal. O seu preço varia entre 1,80 e 2,50 euros.


O que mais aprecio: A sua resistência que nos permite efetuar lançamentos mais longos sem “rodeios”, e o facto de aguentar as investidas do peixe muito miúdo.

O que menos aprecio: O preço por caixa vs a quantidade de isco que cada caixa traz, torna-o num isco caro. Na época das chuvas fica mole e magro, tornando-se um desperdício de dinheiro a sua compra.


Iscagem: Se tiver tamanho um ganso chega para um anzol. Deve-se iscar junto à cabeça. Para melhor apresentação usar uma agulha e fazer o isco passar até à linha.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Ganso Nacional

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas
Parece um pouco com o casulo Parchal aqui do Algarve....é a mesma coisa?
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ganso Nacional

Mensagem por FILIPEPC »

É similar. Aí chama-se casulo de cheiro certo?
Nada tem que ver com o casulo daqui, nem daí. Não percebo o porquê do nome.
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Ganso Nacional

Mensagem por Zurc »

Ora aqui está um isco que quase nunca uso porque das poucas vezes que comprei passado um dia no frigorifico ficou muito mole ou então já vinha assim. Então agora quase sempre dou preferência ao coreano mas também não me dá grandes resultados.

Abraço
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Ganso Nacional

Mensagem por Tainhaalgarve »

FILIPEPC Escreveu:É similar. Aí chama-se casulo de cheiro certo?
Nada tem que ver com o casulo daqui, nem daí. Não percebo o porquê do nome.
por acaso não conheço por esse nome...mas isto sou...e também não sei porque lhe chamam casulo....
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ganso Nacional

Mensagem por FILIPEPC »

Julgo que em Olhão, é esse o nome. Nunca percebi o porquê, mas em Julho estarei por aí e vou perguntar.
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Ganso Nacional

Mensagem por levi simao »

ora vamos lá ver.....
o ganso nacional nada tem a ver com o casulo parchal é mais semelhante snão o mesmo ao ganso coreano pois eu pelo que sei de usar e capturar acho é o mesmo mas os vendedores dizem que o nacional é o grande o coreano o pequeno mas isto acho que é uma maneira de dizer que o nacional é bom mas na realidade trata-se da mesma coisa mas em calibre diferente(se estiver errado corrijam)
quanto á conservacao este dura mais de uma (12 dias bom) semana sem problema numa caixa de cartao com bolinhas de jormal humidas em agua do mar convem ver todos os dias pois os que apresentarem estar a morrer é tirar fora.
oo que acontece é que nas casas com pouca saida quando se adquire ja vem no limite de vida.... logo já só duram 3 dias...

filipe o que aqui chamamos casulo de cheiro é a minhoca de sangue(mas para quem nao conhece por vezes leva ganso por minhoca de sangue) agora poquê não te sei dizer...
das duas uma é porque essa minhoca liberta o sangue na agua e pelo odor atrai os peixes... ou por ser apanhada nos sapais lodos (maioria perto da etar) e não se pode com o cheiro......

más só por aviso....(ria formosa)
amigos não se esquecam de consultar o edital pois os locais melhores para capturar este isco estao interditos...poucos sabem mas há locais onde a presenca humana foi proibida :pay: :pay:
Responder