Perigo Trovoada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Perigo Trovoada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nayvy
Mensagens: 107
Registado: sábado set 08, 2007 7:21 pm

Perigo Trovoada

Mensagem por nayvy »

Boas a todos,

Vou relatar uma situação que aconteceu comigo este fim-de-semana, não sei se já aconteceu com alguém, mas espero que nunca aconteça e talvez com este relato a malta já fica avisada, se acontecer o que fazer.

Estava eu à pesca, desde manhã com um dia bom, solinho e tudo mais.

Por volta das 17:00, começaram a surgir umas nuvens, mas nada de especial e lá no mar ao fundo via-se que estava a cair uma borranha. Eu pensei logo, agora é que vai dar peixe de quilo :lol:

Acabo eu de fazer um lançamento e só oiço o fio a fazer, trás, trás, trás

Vou a agarrar na cana, pimba com cada choque

Mas a minha cana avariou, ou apanhei algum peixe eléctrico, perguntei à malta que estava ao meu lado, e eles disseram que com eles estava tudo porreiro. Eu na minha inocência nem conseguia colher o fio com o carrete.

O que aconteceu passado 5 minutos, PIMBA UM TROVÃO

O que faço à minha vida perto do mar rodeado de pedras com 3 canas de carbono??? Arrumei logo o material e mantive-me agachado de cóqueras.

Resumindo quando a cana dá choque ou o fio estale, mesmo que não pareça é porque vai começar a trovoada. Pelo menos foi a lição que eu aprendi. Nunca tinha lido nem visto tal coisa e a malta ao meu lado tinha 60 anos, portanto espero que possa ter ajudado alguém a tomar uma decisão na hora certa. Porque por sorte não caiu ao pé da gente.
Avatar do Utilizador
Leo Jesus
Mensagens: 72
Registado: terça mar 22, 2011 8:36 am

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Leo Jesus »

Pelo que sei em dias de trovoada , canas em carbono é para esquecer.
A própria cana é um sério risco, pois é atrita a puxar o raio. MUITO CUIDADO MESMO.

EDIT:
Em caso de não se ter tempo de arrumar, a primeira coisa a fazer é tombar a cana no chão de imediato.
Foi o que sempre me explicaram.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por FILIPEPC »

Este é um excelente tema. Talvez alguem saiba explicar mais cientificamente. O carbono atrai os raios, e relamente é um perigo. O conselho que dou é sempre de sairem de ao pé das canas que tiverem levado com voces. Simplesmente saiam. Não arrisquem. Por vezes aparece de repente e torna-se dificil saber como proceder. baixem-nas se der tempo( virem que está longe) e esperem loge delas que a trovoada passe. Já falei com pessoas que tiveram más sensações com dias assim.
Avatar do Utilizador
Kabetula
Mensagens: 116
Registado: quarta dez 22, 2010 9:39 am

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Kabetula »

Cá em Angola nos chamamos a estas canas de para raios é preciso ter muito cuidado com canas de carbono ou levar sempre uma de fibra. para trocar se começarem as trovoadas.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Paulo »

A electricidade em termos simples procura sempre o caminho com menor resistência.

Numa praia esse caminho por acaso são as canas de carbono. Por isso e em termos simples, não pesquem se o tempo estiver instável.

Para "rematar" ou "avisar", até pode estar instável a 200km de distância e por cima de vocês estar sol, mas mesmo assim podem levar com um raio. Vejam o tempo (para Portugal). :pay:

A lei: http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3% ... C3%A9trica
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Paulo »

São aquelas coisas. :hummm: :hummm:

Só para esclarecer quando disse para Portugal, não tinha nada a ver com o post antes do meu estar a falar de Angola (pais que aprecio muito), foi apenas uma expressão.

Por isso refaço: Vejam sempre o tempo (trovoadas) em relação a várias centenas de Km à vossa volta.
Avatar do Utilizador
reguinha
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 25, 2011 9:40 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por reguinha »

Efectivamente este é um excelente tema na medida em que a segurança é um valor primordial em todas actividades, apesar de perceber muito pouco de electricidade na minha opinião quando se prepara uma trovoada a melhor coisa é ter na malinha da pesca umas luvas de borracha ou pano, tipo aquelas que se vendem no chinês por 1€, e desmontar os materiais.
Pelo que apreendi na escola as luvas são um excelente isolante.

Excelente tópico
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por drpauloalmeida »

reguinha Escreveu:Efectivamente este é um excelente tema na medida em que a segurança é um valor primordial em todas actividades, apesar de perceber muito pouco de electricidade na minha opinião quando se prepara uma trovoada a melhor coisa é ter na malinha da pesca umas luvas de borracha ou pano, tipo aquelas que se vendem no chinês por 1€, e desmontar os materiais.
Pelo que apreendi na escola as luvas são um excelente isolante.

Excelente tópico

Isso tem a sua verdade se não estiver a chover, pois se tiver as luvas molhadas é o mesmo que não ter nada. Além disso, as canas de carbono atraem os relâmpagos mas não quer dizer que se cair um relâmpago que será na cana, pode muito bem ser em si, sem estar sequer muito perto da cana.

A electricidade, basicamente segue o caminho de menor resistência, se por acaso tem electricidade estática em si, o caminho de menor resistência pode ser muito bem você :119: :119:

Quando houver ralâmpagos o melhor é arrumar tudo à pressa e zarpar a todo o gás [-o< , podemos estar a ver relâmpagos só no horizonte e no entanto o perigo estar mesmo em cima de nós!!

Se não tivermos hipóteses de ir embora atempadamente, desmontar as canas e deitar-mo-nos num sitio afastado das canas, para descarregar-mos a electricidade que temos (e que também vamos adquirindo devido às condições atmosféricas em si) pelo solo. Esta é a melhor opção!

como diz o meu avô, o seguro morreu de velho :join:
Responder