Perigo Trovoada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Perigo Trovoada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Panca »

drpauloalmeida Escreveu:
Se não tivermos hipóteses de ir embora atempadamente, desmontar as canas e deitar-mo-nos num sitio afastado das canas, para descarregar-mos a electricidade que temos (e que também vamos adquirindo devido às condições atmosféricas em si) pelo solo. Esta é a melhor opção!

como diz o meu avô, o seguro morreu de velho :join:
Este homem é um poço de sabedoria, quanto ao zarpar já sabia que é o melhor a fazer, ver pescadores a não conseguir pegar na cana porque apanhavam choque isso já vi mas deitar no chão para descarregar electricidade que temos no corpo desconhecia :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por drpauloalmeida »

Não sou doutor mas de electricidade sou obrigado, não fosse eu electrotécnico.. :join:

Não é muito fácil para mim explicar, mas é mais ou menos da mesma forma do que acontece com a cana. Com condições atmosféricas carregadas, nós vamos acumulando electricidade, temos que tentar dissipá-la o mais rápido possivel, nada como estar "ligado à terra" :fixe: mas a melhor forma é mesmo aquela que sabia, fugir a sete pés :118:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por cable-man »

as luvas podem servir para a electroestatica e memso assim depende da carga, porque em caso da cana ser atingida por um raio nao servem para absolutamente nada.
Muito menos luvinhas de 1 euro do chines.

As luvas de trabalho em TET teem uma expessura consideravel, e por cima delas, das de borracha, usa-se mais umas de couro por causa de ter resistencia.

As contas sao faceis de fazer.
Um isqueiro piezo electrico gera uma tensao a volta dos 2 mil volt...
Vejam o tamanho da faisquita que aquilo da.

Um raio sao varias centenas de milhares de volt, dai o tamanho da faisca.

a unica manira de estarem seguros, é serem o ponto mais baixo e nao o mais alto das redondezas. O que na praia, implica poren-se a andar dali para fora.

Quanto a parte de se deitarem no chao... é muito ma pratica!!!
Nao é facil explicar em termos simples, mas é mais o menos isto:
um raio quando bate no chao provoca uma carga electrica nesse chao.
A carga é tanto menor quanto maior for a distancia ao ponto de embate
agora vem a parte complicada, se o raio caiu no chao, atravez por exemplo de uma cana espetada na praia, e nos estamos ao pe cochinho a 10 metros da cana, vamos ter determinado potencial debaixo do pe, mas é o memso que tocarmos so num dos fios da electricidade la de casa. Desde que estejaamos isolados, ou a fazer equilibrismo em cima do fio (como as pombas e restante passarada faz quando pousa so num dos fios da alta tensao) nao ha choques.
Por outro lado, se estamos de perna aberta, devido a resistencia electrica do chao, vamos ter cada pe em potencial electrico diferente, é o memso que pormos um pe em cada fio de electricidade de casa.
Como estamos a falar de centenas de milhares de volt, esta diferença de 20 ou 30cm de um pe para o outro é suficiente para nos fulminar.
Ao estar deitados, temos no meu caso uma diferença de potencial de 167cm... ficamos reduzidos a cinza.

E a pergunta logica seguinte seria:
entao se estivermos de pe, ao pe cochinho e o raio nos atingir, naao sofremos nada?
FALSO!!!! Ficam memso reduzidos a um saco de po.
Isto proque o raio atinge o nosso corpo num determinado ponto, e ao descarregar para a terra vai ter a nossa resistencia, essa resistencia cria uma queda de tensao tal, que ficamos reduzidos a po.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por drpauloalmeida »

Não quero estar a discordar do que disse, mas o estar no chão, numa praia é das opções mais válidas, pois estamos ao potencial da terra, 0V..

se fosse como diz, num raio bastante considerável do ponto de "embate" do relâmpago seria todos pulverizados, o que não é verdade.. imagine a seguinte situação, cai um relâmpago num para-raios, este está ligado à terra, logo quem estivesse perto, com os pés no chão também levava por tabela..

O que interessa é mesmo diminuir-mos ao máximo a diferença de potêncial que temos em relação à terra, numa situação utópia, o ideal seria enterrar-mo-nos :meco:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por cable-man »

situaçoes diferentes.
Na verdade exlicou no decorrer da resposta.

Os para raios teem o polo de terra bem enterrado no chao, e legalmente nao é uma vara de cobre de meio metro num bocado de areia, como deve saber.
A tensao ao vir para cima, vem quase com o mesmo potencial quando ca chega acima.
Alem disso o alcanse da descarga nao é de km, é de alguns metros. Onde estao os polos de terra dos para-raios?
Mesmo numa gaiola de faraday, os polos de terra teem de ser bem feitos.

E sim, se estiver muito perto de um polo de um para-raios, pode ter a certeza que leva um valente esticao.
nao é por acaso que as regras sao como sao, e tambem nao é por acaso que em terras mal feitas morre gente.
Grisham
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 28, 2008 10:50 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Grisham »

por volta de meados de Maio , fui à pesca à noite na minha zona (Santa Cruz - Torres Vedras)...
Tinha estado de dia em Peniche e como o mar estava vi logo que à noite seria noite de carapaus.. então fui à pesca
Mal cheguei à praia tava um mar lindo cheio de starlights loool , lá encontrei o meu cantinho, como já havia pescadores na praia eles ja tinham engodado então eu foi só por o material à pesca ... nem 15 min e já tinha o primeiro carapau , que maravilha... pouco depois vejo um clarão no horizonte, ao ínicio pensei que tivesse sido os faróis de um carro atrás de mim e não liguei muito , mas entretanto outros clarões começaram a surgir e foi com muita pena que tive que arrumar o material todo e zarpar... poderia ter sido uma noite fantástica de pesca mas enfim!!!
Segurança acima de tudo... nenhum carapau vale o risco!!!

Estava com uma cana de carbono. se fosse fibra não teria havido problema?

Aquele Abraço :fishcool:
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por Andr3_Magnata »

a electricidade do raio vai percorrer um certo perimetro em volta da zona de impacto. pode muito bem cair a 5 metros da pessoa e mesmo assim apanhar um choque. ainda ha uns dias vi uma entrevista a uma senhora que estava na praia, onde caiu um raio perto dela, que estava com os pes na areia e ficou com queimaduras graves... portanto, penso que deitar não é uma boa opção.
Avatar do Utilizador
smokeme
Mensagens: 269
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por smokeme »

uma cana de carbono só atrai raios se for o ponto mais alto na zona, o mesmo seria o caso de qualquer conductor num ponto mais alto que a redondeza.. carbono (graphite) é um excelente conductor electrico, na outra ponta fibra de carbono é um pessimo conductor tal como o corpo humano mas se for o caminho mais curto para a terra será por ai que vai :hahaha:
Responder