Perigo Trovoada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Perigo Trovoada"
na nova versão do site.

ruipereira
Mensagens: 93
Registado: sexta mar 28, 2008 11:39 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por ruipereira »

Depois de molhadas com chuva ou simples humidade condensada, todas as canas são perigosas.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por ffgsoares »

O companheiro Rui tem toda a razão, depois de molhada, qualquer cana é condutora de electricidade.

No entanto a cana de carbono pela sua constituição (carbono) funciona como um pára-raios (antena) e pode atrair, já a cana de fibra estando molhada é condutora, mas, se observarmos (em caso de chuva) também todo o ambiente estará molhado e pode de algum modo conduzir a electricidade para o pescador.

É a minha opinião, não científica, claro ! :nono:

Boas pescarias :fixe:
sosthenes
Mensagens: 2
Registado: quarta out 03, 2007 7:09 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por sosthenes »

Graça e Paz,

Bom alerta, a maioria de minhas canas são de carbono. Agora ficarei mais esperto.

Abraço,

Sóstenes
nayvy Escreveu:Boas a todos,

Vou relatar uma situação que aconteceu comigo este fim-de-semana, não sei se já aconteceu com alguém, mas espero que nunca aconteça e talvez com este relato a malta já fica avisada, se acontecer o que fazer.

Estava eu à pesca, desde manhã com um dia bom, solinho e tudo mais.

Por volta das 17:00, começaram a surgir umas nuvens, mas nada de especial e lá no mar ao fundo via-se que estava a cair uma borranha. Eu pensei logo, agora é que vai dar peixe de quilo :lol:

Acabo eu de fazer um lançamento e só oiço o fio a fazer, trás, trás, trás

Vou a agarrar na cana, pimba com cada choque

Mas a minha cana avariou, ou apanhei algum peixe eléctrico, perguntei à malta que estava ao meu lado, e eles disseram que com eles estava tudo porreiro. Eu na minha inocência nem conseguia colher o fio com o carrete.

O que aconteceu passado 5 minutos, PIMBA UM TROVÃO

O que faço à minha vida perto do mar rodeado de pedras com 3 canas de carbono??? Arrumei logo o material e mantive-me agachado de cóqueras.

Resumindo quando a cana dá choque ou o fio estale, mesmo que não pareça é porque vai começar a trovoada. Pelo menos foi a lição que eu aprendi. Nunca tinha lido nem visto tal coisa e a malta ao meu lado tinha 60 anos, portanto espero que possa ter ajudado alguém a tomar uma decisão na hora certa. Porque por sorte não caiu ao pé da gente.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Já agora uma indicação para o melhor sitio para nos abrigar-mos da trovoada se formos apanhados ao ar livre, dentro de um automóvel (caso tenhamos), e não é por causa da borracha dos pneus, mas sim por se tratar de uma caixa de metal e mesmo que por azar um raio caia mesmo em cima do nosso carro, a electricidade é conduzida até ao solo onde se dissipa em segurança.

As pessoas vitimas da queda de raios podem ou não sobreviver, existem casos de pessoas que sobreviveram, e não se "transformam em pó", normalmente, analizando depois o corpo da pessoa, consegue-se saber onde o raio a atingiu e por onde saiu depois de ter passado pelo seu corpo.

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por tiagopacheco »

A grande maioria das nossas canas de pesca são feitas de Carbono, que é altamente condutor de electricidade. Como é lógico causa uma grande probabilidade de nos magoar, caso ande uma trovoada no ar.

E alerto para outra...
Existem casos de pessoas queimadas, que por acaso a maior parte sobrevive, com lesões em braços, pernas, mãos, etc quer por trovoadas quer por tocar em cabos electricos com as canas, por isso devemos ter o maximo de cuidado. Há casos de tromboses, etc.

Um cabo eléctrico que não esteja isolado pode passar corrente a mais de 30cm, e claro são muitos volts a bater. 220 até várias centenas de milhar...

Não se pode facilitar
Responder