Perigo Trovoada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Perigo Trovoada"
na nova versão do site.

fabiomiguel
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 04, 2011 2:26 am

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por fabiomiguel »

Bons dias pescadores natos

No outro dia vi na internete, duas equipas de futebol serem apanhadas por um raio k caio no campo...ou seja o perímetro ainda é grande...talvez a diferença de solo faça a sua diferença
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas.

Na verdade há que estar atento a estes fenómenos metereológicos mas penso que mesmo estando nós a pescar e surgindo uma trovoada, se tivermos a cana na mão devemos pousá-la e afastamo-nos, se estiver no suporte, simplesmente afastamo-nos e esperamos que a coisa passe.

Não acho que devamos fazer grandes malabirismos, ... precavemo-nos afastando-nos do material, ponto final !

Boas pescarias a todos :tecla:
Avatar do Utilizador
xico16
Mensagens: 21
Registado: sábado ago 27, 2011 1:15 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por xico16 »

Desconhecia por completo este perigo...

Agora que sei, vou prestar mais atenção ao material que é feito as canas

Só de imaginar levar com uma trovoada e o pessoal roubar-me a pescaria toda,,,
Ruim :hahaha: :hahaha:


Boas :boia: :boia:
joao andre
Mensagens: 34
Registado: segunda set 12, 2011 10:11 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por joao andre »

Não fazia ideia disso ...

Obrigado pelo informação.

É melhor prevenir do que remediar :shock:
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por soutelo »

nayvy Escreveu:Boas a todos,

Vou relatar uma situação que aconteceu comigo este fim-de-semana, não sei se já aconteceu com alguém, mas espero que nunca aconteça e talvez com este relato a malta já fica avisada, se acontecer o que fazer.

Estava eu à pesca, desde manhã com um dia bom, solinho e tudo mais.

Por volta das 17:00, começaram a surgir umas nuvens, mas nada de especial e lá no mar ao fundo via-se que estava a cair uma borranha. Eu pensei logo, agora é que vai dar peixe de quilo :lol:

Acabo eu de fazer um lançamento e só oiço o fio a fazer, trás, trás, trás

Vou a agarrar na cana, pimba com cada choque

Mas a minha cana avariou, ou apanhei algum peixe eléctrico, perguntei à malta que estava ao meu lado, e eles disseram que com eles estava tudo porreiro. Eu na minha inocência nem conseguia colher o fio com o carrete.

O que aconteceu passado 5 minutos, PIMBA UM TROVÃO

O que faço à minha vida perto do mar rodeado de pedras com 3 canas de carbono??? Arrumei logo o material e mantive-me agachado de cóqueras.

Resumindo quando a cana dá choque ou o fio estale, mesmo que não pareça é porque vai começar a trovoada. Pelo menos foi a lição que eu aprendi. Nunca tinha lido nem visto tal coisa e a malta ao meu lado tinha 60 anos, portanto espero que possa ter ajudado alguém a tomar uma decisão na hora certa. Porque por sorte não caiu ao pé da gente.
Boa noite,

Pois é amigo também já aconteceu com um amigo meu, nem víamos sequer trovoada e ele bem a sentiu na mão, até a deixou ficar a cana no suporte.
Na minha opinião em dias de trovoada ou que comece a trovejar o melhor mesmo é retirarmos do pesqueiro e aguardar no nosso carro. Primeiro porque as canas de carbono são boas condutoras de energia, está elétrica, servindo de pára-raios. Depois é um perigo nós próprios sem canas estarmos juntos ao mar e trovejar, isto pelo que ouvi e sempre li.

Abraço
PatriciaLou
Mensagens: 59
Registado: segunda ago 29, 2011 3:23 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por PatriciaLou »

Vou reacender este tópico porque hoje tive a minha primeira pescaria com trovoada. Embora ja tivesse conhecimento do perigo das canas de carbono, alías a maior parte até trás um aviso, a minha duvida foi na distancia a que possa estar a trovoada. Um pescador que lá estava disse " ainda está longe", mas eu pelo sim pelo não caninha para a mala do carro.
Agora ao reler este tópico deixo 4 perguntas:

1º Deve deitar-se a cana no chão ou nós é que nos deitamos no chão?
2º É perigoso estar junto ao mar com trovoada por uma questão "electrica" ou apenas pela tempestade em si?
3º Há carretos condutores de electricidade?
4º As canas de fibra de vidro são 100% seguras?

Pergunto isto tudo pq sou daquelas pessoas que passo a vida a dar e apanhar choque em tudo (carros, pessoas, tecidos etc) e é coisa que realmente me incomoda e deixa nervosa.

Cumps.
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por rasta »

a melhor coisa mesmo e nao pescar com trovoada isto na minha opiniao.
se for canas em carbono o melhor e guarda las mesmo se estiver muito perto o melhor e deita las nos chao porque ao alto funcionam como para raios.. mesmo que esteja longe a pessoal que ja sentiu uns choques por isso o melhor e nao pescar :fixe:
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Perigo Trovoada

Mensagem por soutelo »

PatriciaLou Escreveu:Vou reacender este tópico porque hoje tive a minha primeira pescaria com trovoada. Embora ja tivesse conhecimento do perigo das canas de carbono, alías a maior parte até trás um aviso, a minha duvida foi na distancia a que possa estar a trovoada. Um pescador que lá estava disse " ainda está longe", mas eu pelo sim pelo não caninha para a mala do carro.
Agora ao reler este tópico deixo 4 perguntas:

1º Deve deitar-se a cana no chão ou nós é que nos deitamos no chão?
2º É perigoso estar junto ao mar com trovoada por uma questão "electrica" ou apenas pela tempestade em si?
3º Há carretos condutores de electricidade?
4º As canas de fibra de vidro são 100% seguras?

Pergunto isto tudo pq sou daquelas pessoas que passo a vida a dar e apanhar choque em tudo (carros, pessoas, tecidos etc) e é coisa que realmente me incomoda e deixa nervosa.

Cumps.
Boa noite Patrícia,

Bem tentando responder as tuas questões o melhor possível

1º Deve deitar-se a cana no chão ou nós é que nos deitamos no chão?
R: No caso deves deitar a cana no chão, tentando assim impedir um efeito de para raios!
2º É perigoso estar junto ao mar com trovoada por uma questão "electrica" ou apenas pela tempestade em si?
R: é perigoso para nós encontrar-mos em sítios descampados, melhor para responder só alguém mesmo que saiba da poda. Mas dentro do carro não à perigo.
3º Há carretos condutores de electricidade?
R: Boa pergunta não sei mesmo responder a pergunta!
4º As canas de fibra de vidro são 100% seguras?
R: Penso que sim mas melhor do que eu só alguém que as tenha utilizado ou que possa comprovar tal informação.

Boas pescarias.
Responder