Pesca à Chumbadinha

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca à Chumbadinha"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nayvy
Mensagens: 107
Registado: sábado set 08, 2007 7:21 pm

Pesca à Chumbadinha

Mensagem por nayvy »

Boas a todos,

Coloco aqui a minha montagem para a pesca à chumbadinha http://imageshack.us/photo/my-images/64 ... dinha.jpg/

O desenho não está grande barra, mas acho que dá para ter a ideia.

A chumbada que uso é:
- Na costa Vicentina: 50 a 80 gramas dependendo do mar e fundo, mas se tiver em zonas perto do mar até uso 30 gramas.
- Na Ria Formosa: 80 gramas, geralmente pesco sempre onde haja corrente. E não coloco o chumbo de 4 gramas.

Estralhos:
- Vão do 0,18 ao 0,30 fluorcarbono, comprimento 1 a 5 metros

Esta montagem tem dado bons resultados e fica poucas vezes presa nas pedras.

Não sei se está tudo correcto ou se retiravam o nó de azelha?
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Não sou daí para te dizer se está bem ou mal, mas parece-me bem, pois é uma montagem simples, e se não te está a prender então, dá resultado.
Claro que as capturas também costumam dizer se está a dar resultado ou não. Abraço.
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por Joao Gordo »

Boas!!
Vou usar está técnica e depois direi de sua justiça!! :tecla:

Mas só resultará se apanhar Algo bem grande eheheheheh :nubone: :nubone:
Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por Muzzyboo »

Boas.

Eu há chumbadinha costumo pescar em fundos rochosos. Utilizo um esquema como o apresentado mas em vez do no de azelha, utilizo Halfblood 2 (EDIT - LINK EXTERNO) a fixar num destorcedor.

Utilizo estralhos de 1.5 a 2 metros de fluorcarbono ou fio normal no máximo 0.28mm. A chumbada que utilizo será esférica de 50-80gr.

Pesco desta forma normalmente aos sargos em fundos mistos de areia e rocha. tem resultados bastante bons.
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por Joao Gordo »

Boas!!
Obrigado pelo link assim já posso aprender a dar nós como deve de ser :fixe:
Avatar do Utilizador
nayvy
Mensagens: 107
Registado: sábado set 08, 2007 7:21 pm

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por nayvy »

Obrigado Muzzyboo, também pensei usar um destorçedor depois da chumbada esférica. A razão pela qual faço o nó de azelha e depois coloco destorçedor de alfinete é porque assim posso mudar rapidamente o estralho com o anzol. Isto é, quando vejo que o estralho já está assim para o gasto por roçar nas pedras, faço logo um novo enquanto ainda tenho a cana na água e quando retiro é só engatar e lá vai ela.
Não se pode perder tempo. :lol:
Avatar do Utilizador
Muzzyboo
Mensagens: 43
Registado: sexta out 09, 2009 7:44 am

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por Muzzyboo »

nayvy Escreveu:Obrigado Muzzyboo, também pensei usar um destorçedor depois da chumbada esférica. A razão pela qual faço o nó de azelha e depois coloco destorçedor de alfinete é porque assim posso mudar rapidamente o estralho com o anzol. Isto é, quando vejo que o estralho já está assim para o gasto por roçar nas pedras, faço logo um novo enquanto ainda tenho a cana na água e quando retiro é só engatar e lá vai ela.
Não se pode perder tempo. :lol:
Esqueci-me de uma coisa :moca: entre a chumbada e o destorcedor coloco um batente caseiro (plástico, tubo dos fios eléctricos). isto porque se o fio roçar na chumbada junto ao nó do destorcedor tem tendência a desgastar e partir.

Relativamente ao que falou sobre a troca de estralho ser mais rapido, digamos que é uma questão de habituação. eu faço o nó, descrito no link, tanto no fio que vem do carreto e agarra ao destorcedor como no estralho. é rápido e seguro. consegue rebocar um bom peixe. com resultados até um kilo. mais do que isso ainda não tive a sorte mas vou ter... :boia:


Até mais
Avatar do Utilizador
Nunx
Mensagens: 74
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: Pesca à Chumbadinha

Mensagem por Nunx »

Boa montagem, sem dúvida eficaz. É claro que dependerá dos locais mas se prende pouco, é de considerar.
Só não gosto desse nó de azelha. No passado deu-me desgostos, principalmente com linhas mais escorregadias.
Uso normalmente o chamado Improved Clinch ou o Palomar dependendo do lado do destorcedor que estou a ligar.
Também uso uma borrachinha para evitar as pancadas no destorcedor e consequente desgaste do nó.
Por vezes também uso destorcedores com clip para facilitar a substituição do estralho mas não é essencial.
Boas pescas!
Responder