Lingueirão

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lingueirão"
na nova versão do site.

reflex
Mensagens: 35
Registado: sábado jul 16, 2011 11:27 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por reflex »

afinal a duvida mantem se. Tem k existir uma base de partida para uma conclusão. Não tem logica dois iscos tão distintos serem chamados de maneira igual ou de maneira diferente conforma o ponto do país...
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Lingueirão

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !
Navalhas,Lingueirão(devido a assemelhar-se a uma lingua),até já ouvi quem lhe chamasse Canivetes !
Lembro-me de o comprar a 25 tostões,e,quando a pesca não estava a dar,acendia uma fogueirita,e era sempre a «abrir» !
A malta que alinhava na altura perguntava : Mas tu vais comer isso ? Pois é claro que sim !
Naquela altura não havia (ou pelo menos não se falava) na questão das toxinas,e ainda não morri !!
Agora vejo à venda nos hipermercados (depurado,para consumo humano) a 10 Euros o molho,por esse preço vai direito à chapa
sem passar pela praia,mudam-se os tempos,mudam-se as vontades !
Aquilo que dantes ninguém queria,agora é artigo de «luxo»,e,tenho que reconhecer que é um excelente isco !!
Mas quanto a mim não tem nenhuma vantagem em ser iscado fresco (exceptuando quando iscado com casca),porque quando o retiras
da casca,já o mataste,pelo que não é o movimento dentro de água que atrai o peixe,mas sim a iscada generosa !
Como diz o Paulo (BOSS) congelado não perde as suas propriedades !!
E se for retirado do frio umas horas antes,começa a ganhar cheiro,o que pode ser benéfico !!
Quanto aos peixitos referidos pelo camarada REFLEX já ouvi falar de «LIGUEIRÃO»,não devemos estar a falar da mesma coisa !
Abraços,pesquem sempre !
reflex
Mensagens: 35
Registado: sábado jul 16, 2011 11:27 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por reflex »

O que me disseram é que o pessoal do centro (lisboa, por ex) por norma da o mesmo nome, mas que são coisas distintas...

ou seja mantem-se tudo na mesma, cada local com o seu nome... :join:
pcamposm
Mensagens: 20
Registado: quarta ago 31, 2011 10:50 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por pcamposm »

Isto é mais conhecido como navalha. Ao pescar em Aveiro, com casca, é uma pesca malandra. Lança-se e se for preciso estamos horas antes de receber o primeiro toque... mas sabemos que quando for lá é Dourada de quilo. Dourada mais pequena não tem tanta tendência devido à casca, só os grandes. Para os exemplares mais pequenos 300-500 gr deve-se pescar sem casca, mas obviamente estamos sempre sujeitos às sarguetas que andam na lambuje.

Neste momento, pelo menos em Aveiro está proibida a apanha pois os bivalves estão contaminados ;), mas para a pesca "arranja-se" sempre.
reflex
Mensagens: 35
Registado: sábado jul 16, 2011 11:27 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por reflex »

pcamposm Escreveu:Isto é mais conhecido como navalha. Ao pescar em Aveiro, com casca, é uma pesca malandra. Lança-se e se for preciso estamos horas antes de receber o primeiro toque... mas sabemos que quando for lá é Dourada de quilo. Dourada mais pequena não tem tanta tendência devido à casca, só os grandes. Para os exemplares mais pequenos 300-500 gr deve-se pescar sem casca, mas obviamente estamos sempre sujeitos às sarguetas que andam na lambuje.

Neste momento, pelo menos em Aveiro está proibida a apanha pois os bivalves estão contaminados ;), mas para a pesca "arranja-se" sempre.
Basta ires ao isco, que bivalves não te faltam, agora ve la se não aparece a PM e levas uma ripada...
Atenção que eles andam em cima disso com toda a força... :fixe:
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por Abade »

O que vale é que tenho um jardim meio escondido para as ir buscar, :fixe:
Eu sei que é proibido apanhá-las em certas alturas por causa das toxinas, mas como é para pescar vou na mesma buscar claro que corro um bocado de risco mas acho que não estou a fazer mal a ninguém, excepto aos peixes que mordem o anzol claro, :hahaha:
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por Rider »

O que fala este topico sempre conheci por este nome e tb navalhas e canivetes.
Os tais peixinho pequenos que falas não será Biqueirão????

Não sabia, nem nunca vi lojas que os tivessem á venda, pelo menos vivos.
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Lingueirão

Mensagem por carekapt »

Rider Escreveu:O que fala este topico sempre conheci por este nome e tb navalhas e canivetes.
Os tais peixinho pequenos que falas não será Biqueirão????

Não sabia, nem nunca vi lojas que os tivessem á venda, pelo menos vivos.

Ui...biqueirâo de conserva...bem bom! Só um senão, uma filete de biqueirão obriga a beber 3 imperiais! (salgaaado)
Responder