Caranguejo

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Caranguejo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Re: Caranguejo

Mensagem por costaprata »

Já tinha pensado nisso.

Penso que o caranguejo da Foz do Arelho seja bom para a pesca. Penso porque nunca o usei. Entretanto dou lá um salto para ver.

Entretanto, já alguém por aqui no fórum apanhou lá? E como o conserva?

Ainda hoje em duas casas me disseram que este ano estava difícil. Numa disseram-me que "estava atrasado", na outra que vinha de Aveiro e que o choco tinha entrado em força na ria e por isso havia pouco para fornecer. Sinceramente, fiquei um pouco confuso.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Caranguejo

Mensagem por ffgsoares »

Boas
Mas olha que na Foz do Arelho há um carangejo, é em quantidade, pelo menos eu já por lá o vi e até apanhei em tempos, mas é de casca rija, é verde escuro por cima e amarelo, alaranjado por baixo, penso que esse não é o da muda, ou dois cascos como queiram chamar, este é mais pequeno e a casca parece que se nota a querer separar-se, percebes? assim tipo... notamos um pequeno rebordo na casca como que a quere separar-se, não sei se me fiz entender :hahaha: só quero ajudar :122:
Um abraço ! :tecla:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Caranguejo

Mensagem por drpauloalmeida »

Posso confirmar que em Aveiro há caranguejo mas é muito escasso. É uma realidade, o choco entrou muito cedo e em grande quatidade, o caranguejo anda escondido ou anda a ser consumido :hummm:

Para conservar eu ponho-os numa caixa de madeira com areia molhada e algumas algas, no sitio mais fresco possivel mas fora do frigorífico. Eles duram 2a 4 semanas. Vou mantendo a caixa húmida com água do mar.



Alguém usa esse caranguejo amarelo/laranja, duro, na pesca? já li em algum sítio que alguém os usava e com bons resultados, pequenos e inteiros mas eram dos verdes, os de casca nova.

abr
tuga69
Mensagens: 17
Registado: segunda jun 28, 2010 2:47 pm

Re: Caranguejo

Mensagem por tuga69 »

BOAS
pela experiencia que tenho em andalucia espanha os carangueijos utilizados sao de casca dura , esses verdes com barriga amarela, e tambem em todo o mediterranio sao utilizados esses carangueijo verdes de ria, tambem no algarve só se pesca com eles, na maioria das vezes inteiro. eu creio que a unica diferença é que selecciona o peixe, quero dizer peixe de tamanho pequeno nao entra. mas neste caso da pesca desportiva o que interessa é a qualidade e nao a quantidade. tambem sei que em aveiro se está a vender os carangueijos antes da muda, carangueijos duros com bastante exito na pesca de doradas e sargos tambem estao a sair alguns robalos. TUDO COM CARANGUEIJOS DUROS"SAO OS MESMOS ANTES DA LARGA".
um abraço a todos :beer:
Responder