Pião

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pião"
na nova versão do site.

miguelfdfrade
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 13, 2010 1:24 pm

Pião

Mensagem por miguelfdfrade »

Boa noite Pessoal ;)

Gostaria que me dessem umas dicas acerca da pesca com o pião, desde como colocam o pião, como o travam, se pescam directo, que tipo de pião aconselham etc etc
Espero que haja por aqui alguém com vontade de me dar umas dicas e tirar algumas das minhas duvidas.

Obrigado :)
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Pião

Mensagem por JoaoL »

Só uma pergunta vais pescar onde?
Abraço :fishcool:
miguelfdfrade
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 13, 2010 1:24 pm

Re: Pião

Mensagem por miguelfdfrade »

Hum...
Molho sul da Nazaré
Bouro
Salgado

Tenho mesmo algumas duvidas neste tipo de pesca...

:S
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Pião

Mensagem por JoaoL »

olha eu por norma utilizo umas borrachas que se compram para travar bóias de correr quando uso um cana pequena e não tem altura suficiente se tiver altura suficiente prendo com qualquer coisa já cheguei a por daqueles chumbos de apertar na linha dos mais pequenos que tinha só uso as borrachas mesmo quando vão passar pelos passadores visto que são muito pequenas e de borracha não estragando assim os mesmos, como peso no pião uso chumbos de correr na linha um apenas e um chumbo de apertar na linha ai a 30cm/50cm de anzol mas monto da seguinte maneira

-linha mestra do carreto passo pelo pião
-coloco o chumbo de correr na linha
-coloco uma missanga
-distorcedor
-linha de baixada (esta fica com um comprimento muito maior em relação à distancia do pião ao distorcedor)
-chumbo de apertar na linha
-izol xD (anzol)



não sei se me fiz entender esta é a maneira que uso se calhar é má mas é a que uso e até ver nade de inesperado ~

Abraço
miguelfdfrade
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 13, 2010 1:24 pm

Re: Pião

Mensagem por miguelfdfrade »

Boas...
Para ser sincero não percebi lá muito bem, mas como uso multi-filamento não é muito bom usar stopers ou de borracha porque o fio da cabe dele num estante...
Gostava mm como fazem o travamento do pião no multi e como colocavam o estranho depois do pião e onde usam o chumbo...
Agradeço a alguém que tenha paciência para me dar umas dicas
;) Gracias
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Pião

Mensagem por JoaoL »

vou recapitular, eu no pião faço a montagem normal como se fosse uma boiá normal, monto o pião no fio do carreto normal (fasso passar pelo pião o fio do carreto) depois a seguir ao pião mete o chumbo de correr ainda na linha do carreto de seguida meto a missanga, depois para trocar de fio para passar para o fio da baixada uso um distorcedor normalmente na baixada uso um fio mais fino, depois de a única coisa que faço no fio da baixada é meter um chumbo de apertar na linha e o anzol, simples nada mais que isto a maneira como travas daquelas que te disse se nenhuma dá podes ainda arranjar umas anilhas fortes como eu tenho e colocas a mesma anilha no pião na parte superior aquele "sinalizador" vermelho tipo "pau" e o fio passa por dentro da anilha e depois a anilha vai encaixar no "sinalizador" é tão simples quanto isto e não me consigo explicar muito bem mas não querendo estar a desfazer acho que uma destas maneiras de prenderes o pião tem de funcionar seja mono ou multi filamento esta das anilha deve dar sem problemas as minha nunca se cortaram são fortes até posso meter uma imagem das mesmas
miguelfdfrade
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 13, 2010 1:24 pm

Re: Pião

Mensagem por miguelfdfrade »

Hum... João obrigado pela explicação, fiquei um pouco mais elucidado...mas não querendo ser demasiado chato depois se puderes mostra me essas tais anilhas...
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Pião

Mensagem por JoaoL »

vou já sacar uma foto para ti é com pouca qualidade mas da para ver

EDIT fica a foto então, na foto deixa uma vulgar bóia e uma espécie de pião que agora uso porque é baratissimo e por tem cores bem vivas (uma coisa que noto ao fim de estar muitas horas a pescar à boia de dia é que no fim da pesca noto a vista muito cansada de forçar muito para ver bem o pião com este é mais simples) ao invés do pião de cortiça que acaba por ser bem mais caro e este faz o mesmo efeito mas este tem de se usar um gana grande porque com este já não da para usar o tipico sistema de correr em que se pode dar um altura do pião ao anzol maior que a cana puxando o stopper para cima por exemplo

Imagem
Responder