Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Como preparar ameijoas para pesca de alto mar"
na nova versão do site.

npratas
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 29, 2011 7:46 pm

Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por npratas »

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém me sabe ensinar como preparar ameijoas para pesca de alto mar.

Obrigado
:help:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por Paulo »

Eu costumo juntar bastante sal para ficarem mais duras, nada mais. Agora há ameijoas e ameijoas, eu gosto daquelas brancas não muito grandes, nacionais, nada de vietnamitas e afins.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eu por norma faço o seguinte em relação às ameijoas, no dia anterior à pesca e já perto da noite, coloco a quantidade que penso ser a necessária para a pesca no lava-louça, durante uns minutos a descongelar ligeiramente, assim que começarem a dar para abrir, vou retirando-as da casca, colocando-as em pequenos recepientes plásticos, tendo o mesmo uma pequena qauntidade de sal no fundo. Quando esse recipiente está quase cheio, coloco mais uma quantidade de sal por cima, fecho a taça e congelador de novo, até à partida para a pesca.

Retiro taça a taça, consoante a necessidade, mantendo as outras sempre congeladas ou semi-congeladas.

Levo ainda uma reserva de ameijoas com casca, devidamente embrulhada em plástico, jornal e saco térmico e este dentro da mala-térmica, senão forem necessárias, a maior parte das vezes nem descongelam.

Em acção de pesca, tiro as ameijoas da taça, coloco-as num escorredor e por norma ainda necessitam de mais sal.

O sal só utilizo o das salinas, para além de mais barato, é mia grosso.

Ameijoa é como o Paulo diz, vietnamitas nem vê-las para pescar e comer, utilizo as Nacionais das brancas, ou umas penso que de oribem Holandesas, também brancas, com bons resultados.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por Ramiro »

Eu, se as descascar em casa, levo as cascas para "engodar" o pesqueiro. Ou isso ou para enxotar as bogas para longe! :hahaha:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Ramiro Escreveu:Eu, se as descascar em casa, levo as cascas para "engodar" o pesqueiro. Ou isso ou para enxotar as bogas para longe! :hahaha:

Ó Ramiro com a quantidade de cascas que mandas para baixo, nunca viste peixes a vir a tona da água azamboados, nem nenhum com ferimentos na cabeça... :hahaha: :hahaha: :fixe: .

Conheço muito pessoal que faz isso, mas como já levo tanta tralha, isso fica logo no contentor do lixo, mas quando as descasco no local, também as junto e o arremesso, faço-o em conjunto, são teorias.

Abraço.

Braga.

P.S. - Quando mando as cascas da ameijoa, nunca vi nenhum peixe azamboado, ih...ih...ih...
Avatar do Utilizador
zedomorto
Mensagens: 194
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por zedomorto »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Eu por norma faço o seguinte em relação às ameijoas, no dia anterior à pesca e já perto da noite, coloco a quantidade que penso ser a necessária para a pesca no lava-louça, durante uns minutos a descongelar ligeiramente, assim que começarem a dar para abrir, vou retirando-as da casca, colocando-as em pequenos recepientes plásticos, tendo o mesmo uma pequena qauntidade de sal no fundo. Quando esse recipiente está quase cheio, coloco mais uma quantidade de sal por cima, fecho a taça e congelador de novo, até à partida para a pesca.

Retiro taça a taça, consoante a necessidade, mantendo as outras sempre congeladas ou semi-congeladas.

Levo ainda uma reserva de ameijoas com casca, devidamente embrulhada em plástico, jornal e saco térmico e este dentro da mala-térmica, senão forem necessárias, a maior parte das vezes nem descongelam.

Em acção de pesca, tiro as ameijoas da taça, coloco-as num escorredor e por norma ainda necessitam de mais sal.

O sal só utilizo o das salinas, para além de mais barato, é mia grosso.

Ameijoa é como o Paulo diz, vietnamitas nem vê-las para pescar e comer, utilizo as Nacionais das brancas, ou umas penso que de oribem Holandesas, também brancas, com bons resultados.

Abraço.

Braga.

Também costumo levar ameijoa a mais para o que der e vier (por vezes o peixe quer ameijoa descascada na hora, alguem fica sem ameijoa, acaba-se a que levamos descongelada,..) e claro que se for bem embrulhada em jornal e no saco térmico quase não chegam a abrir e voltam de novo ao congelador para outra pesca.

Ameijoa vietnamina nunca quando muito vaia alguma branca que se vende no Intermarché com origem no Chile ou uma Castanha/Preta do Pacifico que é carnuda enche e segura-se bem nos anzois (mesmo tamanho 2 e até maior) e tem resultado razoavel a bom mas é cara e só compro mesmo à falta da branca de França/Holanda que compro nos armazens de congelados de Matosinhos.
zucabulazaca
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 23, 2012 5:42 pm

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por zucabulazaca »

Ola
gostaria de saber quais os armazens onde ficam e os precos praticados pois eu so consigo arranjar a 30 euros 10kg.
Obrigado
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Como preparar ameijoas para pesca de alto mar

Mensagem por TALIBAN »

Antes de mais bem-vindo e boas pescarias.
Caro companheiro como podes ver já existem regras e o ponto 2 diz o seguinte: Todos os utilizadores devem apresentar-se, basta seguir este endereço http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 . , o que ainda não aconteceu da tua parte, mas desde já agradeço que o faças.
Participa activamente, partilha, diverte-te e faz umas pescas por aqui.
Sobre a citação seguinte:
zucabulazaca Escreveu:Ola
gostaria de saber quais os armazens onde ficam e os precos praticados pois eu so consigo arranjar a 30 euros 10kg.
Obrigado
Penso que nos armazéns em frente da lota de Matosinhos, consegues arranjar mais barato, cerca de 10 Euros, que nos tempos que correm é dinheiro.
Boa continuação por cá.
Braga
Responder