Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por ruibaco »

Olá,

Com o balanço da pesca de 2010 concluído, o esbanjamento de chumbo contínua. Em 2010 novamente este valor a aumentar.
O chumbo é tóxico, provoca doenças no aparelho digestivo dos humanos e animais, por envenenamento da cadeia alimentar.

Contínuo sem encontrar nas lojas de artigos de pesca solução para este problema.

Alguém quer ajudar?

Gráfico disponível em :
http://www.arcns.no.sapo.pt
Pesca

Boas pescarias
Anexos
Chumbo perdido na pesca 2010.jpg
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Já existe em muitas lojas de pesca, as chumbadas revestidas por um produto plástico, fabricadas por algumas marcas como a "Vega", "Hiro", sendo destas as que possuo, ainda não vi doutras marcas, mas devem existir.

Existe também quem compre um pó que depois se coloca sobre o chumbo, dando-se calor, ficam também protegidas.

Estas são as duas formas que conheço, que podem reduzir algum impacto ambiental.

Seria muito importante descobrir algo não poluente, que substitui-se o chumbo e que não aumenta-se o tamanho das chumbadas.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por Humbfish »

Em alternativa ao chumbo também existem "chumbeiras" feitas de pedra polida, nunca testei nem sei até que gramagens existem, mas se funcionarem parece-me uma boa alternativa ao chumbo ;)

Abraço,
Humberto.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por krazy_dude »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Já existe em muitas lojas de pesca, as chumbadas revestidas por um produto plástico, fabricadas por algumas marcas como a "Vega", "Hiro", sendo destas as que possuo, ainda não vi doutras marcas, mas devem existir.

Existe também quem compre um pó que depois se coloca sobre o chumbo, dando-se calor, ficam também protegidas.

Estas são as duas formas que conheço, que podem reduzir algum impacto ambiental.

Seria muito importante descobrir algo não poluente, que substitui-se o chumbo e que não aumenta-se o tamanho das chumbadas.

Abraço.

Braga.
Braga e quanto custam essas chumbadas? eu comprava a 4€ o kg nas lojas de pesca e é o preço que continuam... essas sao +- ao mesmo preço?

Cumprimentos.

Nelson
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
krazy_dude Escreveu: Braga e quanto custam essas chumbadas? eu comprava a 4€ o kg nas lojas de pesca e é o preço que continuam... essas sao +- ao mesmo preço?

Cumprimentos.

Nelson
O tipo de chumbadas que falo são mais caras, dependendo do peso, penso que rondam entre os 2 e 3,5 Euros/cada, posso só adiantar que as da "vega" são mais baratas do que as da "hiro", muito embora com formatos diferentes.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por joaosousa »

Braga, permita-me que discorde, mas não me parece que uma simples camada de pó ou um revestimento de plástico faça com que o impacte ambiental seja reduzido no caso de se perderem chumbadas!
O chumbo continua lá, no fundo do mar, por muitos e longos anos! Se as marcas lhe chamam chumbadas ecológicas, então é porque certamente não serão 100% chumbo, mas talvez outra mistura qualquer de componentes, não sei...
Eu próprio utilizo chumbadas revestidas, mais concretamente no carpfishing, e aí a sua função é a de ficarem camufladas, penso que não terá nada a ver com o impacte ambiental que causam, até porque grande parte delas, são constituídas em chumbo na sua totalidade!
Abraço
João
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ruibaco_Chumbo esbanjado 2010

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Humbfish Escreveu:Em alternativa ao chumbo também existem "chumbeiras" feitas de pedra polida, nunca testei nem sei até que gramagens existem, mas se funcionarem parece-me uma boa alternativa ao chumbo ;)

Abraço,
Humberto.
Boas Humberto.

Já vi algures na "net", as "chumbeiras" que referes, mas as gramagens, se bem me lembro eram pequenas e o volume delas era superior às de chumbo no mesmo peso.
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Já existe em muitas lojas de pesca, as chumbadas revestidas por um produto plástico, fabricadas por algumas marcas como a "Vega", "Hiro", sendo destas as que possuo, ainda não vi doutras marcas, mas devem existir.

Existe também quem compre um pó que depois se coloca sobre o chumbo, dando-se calor, ficam também protegidas.

Estas são as duas formas que conheço, que podem reduzir algum impacto ambiental.

Seria muito importante descobrir algo não poluente, que substitui-se o chumbo e que não aumenta-se o tamanho das chumbadas.

Abraço.

Braga.
Tenho de dar a mão à palmatória, sobre a citação seguinte do "JoãoSousa", concordando plenamente com o que ele diz, pois tem razão, pois escrevi reduzir (mas devia ter escrito retardar) o impacto ambiental, apesar de se entender no que escrevo, que o chumbo está debaixo do revestido e do pó, logo era de subentender com o passar dos anos poluição iria existir sempre.
joaosousa Escreveu:Braga, permita-me que discorde, mas não me parece que uma simples camada de pó ou um revestimento de plástico faça com que o impacte ambiental seja reduzido no caso de se perderem chumbadas!
O chumbo continua lá, no fundo do mar, por muitos e longos anos! Se as marcas lhe chamam chumbadas ecológicas, então é porque certamente não serão 100% chumbo, mas talvez outra mistura qualquer de componentes, não sei...
Eu próprio utilizo chumbadas revestidas, mais concretamente no carpfishing, e aí a sua função é a de ficarem camufladas, penso que não terá nada a ver com o impacte ambiental que causam, até porque grande parte delas, são constituídas em chumbo na sua totalidade!
Abraço
João
Também menciono na minha última frase:
TALIBAN Escreveu:Seria muito importante descobrir algo não poluente, que substitui-se o chumbo e que não aumenta-se o tamanho das chumbadas.

para não contribuirmos mais para a poluição dos mares.

Abraço.

Braga.
Responder